Utilização de sensores no 1º ciclo do ensino básico : aprendizagem de alunos e desenvolvimento profissional de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/924 |
Resumo: | A presente dissertação insere-se no grupo de estudos realizados na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino experimental das ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Pretendeu-se avaliar se uma metodologia que envolva os professores num processo de reflexão acerca das suas necessidades de formação, para melhorar as suas práticas pedagógicas, pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores e para a aprendizagem e motivação dos alunos. A utilização de sensores de temperatura e Sistemas de Aquisição e Tratamento de Dados (SATD) no ensino experimental do tema “equilíbrio térmico e isoladores térmicos” foi o contexto escolhido. Este estudo realizou-se na da escola eb1 de Fijós, concelho de Valongo, envolvendo 16 alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade e dois professores. Este estudo dividiu-se em duas partes intimamente ligadas: uma que diz respeito à aprendizagem dos alunos e a outra ao desenvolvimento profissional dos professores. Em relação aos alunos a metodologia utilizada consistiu em: aplicação de um questionário para identificar as ideias prévias dos alunos, realização das actividades experimentais com elaboração de fichas de trabalho, entrevista individual para avaliar a aprendizagem dos alunos. Em relação aos professores a metodologia utilizada consistiu em: identificação pelos professores das suas necessidades de formação, aquisição da formação identificada como necessária, preparação de actividades experimentais através do trabalho cooperativo, relacionadas com o tema para aplicar na sala de aula e reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Pode concluir-se do estudo que a procura de formação adequada e a colaboração que se estabeleceu entre os professores da escola envolvidos neste processo motivou-os para o desenvolvimento de novas metodologias nas suas práticas pedagógicas, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. Por outro lado os alunos familiarizaram-se com computadores, termómetros, sensores e Sistemas de Aquisição e Tratamento de Dados (SATD), aprenderam a interpretar gráficos, identificaram situações de equilíbrio térmico e evolução para o equilíbrio térmico, usaram materiais isoladores térmicos em diversas situações, foram capazes de planear experiências e demonstraram grande entusiasmo e motivação pelas actividades em que se envolveram, melhorando o seu desempenho global na escola. Promoveu-se o desenvolvimento profissional dos professores e a aprendizagem e motivação dos alunos tendo as actividades experimentais contribuído para o seu desenvolvimento conceptual. |
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Este estudo dividiu-se em duas partes intimamente ligadas: uma que diz respeito à aprendizagem dos alunos e a outra ao desenvolvimento profissional dos professores. Em relação aos alunos a metodologia utilizada consistiu em: aplicação de um questionário para identificar as ideias prévias dos alunos, realização das actividades experimentais com elaboração de fichas de trabalho, entrevista individual para avaliar a aprendizagem dos alunos. Em relação aos professores a metodologia utilizada consistiu em: identificação pelos professores das suas necessidades de formação, aquisição da formação identificada como necessária, preparação de actividades experimentais através do trabalho cooperativo, relacionadas com o tema para aplicar na sala de aula e reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Pode concluir-se do estudo que a procura de formação adequada e a colaboração que se estabeleceu entre os professores da escola envolvidos neste processo motivou-os para o desenvolvimento de novas metodologias nas suas práticas pedagógicas, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. Por outro lado os alunos familiarizaram-se com computadores, termómetros, sensores e Sistemas de Aquisição e Tratamento de Dados (SATD), aprenderam a interpretar gráficos, identificaram situações de equilíbrio térmico e evolução para o equilíbrio térmico, usaram materiais isoladores térmicos em diversas situações, foram capazes de planear experiências e demonstraram grande entusiasmo e motivação pelas actividades em que se envolveram, melhorando o seu desempenho global na escola. Promoveu-se o desenvolvimento profissional dos professores e a aprendizagem e motivação dos alunos tendo as actividades experimentais contribuído para o seu desenvolvimento conceptual.The following dissertation is part of a group of studies performed in the area of Information and Communication technologies (ICT), of the experimental science teaching in the primary school. The intention was to evaluate if a determined methodology involving teachers on a reflection process concerning their formation needs, to improve their pedagogic practice, could contribute for the teachers professional development and for the students learning and motivation. The utilization of temperature sensors and data-logging at the experimental teaching about the theme “thermic balance and thermic isolation” was the elected theme. This study was made at the Fijós eb1 school, Valongo, involving 14 students from the 3rd and 4th grades and two teachers. The study was divided in two closely connected parts: the first one concerning the students learning process and the second regarding the teachers professional development. The methodology used for the students was: the delivery of a questionnaire to identify the students initial ideas, experimental activities with the elaboration of working sheets, and an individual interview to evaluate the students learning process. For the teachers the used methodology was: teachers’ identification of their formation needs, acquisition of the formation identified as necessary, development of experimental activities trough cooperative work, related with the theme to apply at the classroom and reflection of the developed work. One can conclude from the study that the search for proper formation and cooperation that was established between the school teachers involved at this process motivated them for the development of new methodologies in their pedagogic practices, contributing for their professional development. On the other hand the students were acquainted with computers, thermometers, sensors and data-logging, learned to interpret graphics, identified thermic balance situations and the evolution to thermic balance, used thermal isolation materials in a variety of situations, were able to plan experiments and showed great enthusiasm and motivation for the activities they were involved, improving this way their global school performance. Teachers professional development was promoted, so as students learning and motivation, having the experimental activities contributed largely for their conceptual development.Universidade do MinhoSilva, António Miguel Borges da20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:05.549125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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