Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Espadeiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: L., J., G., R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18147
Resumo: Nos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura, os autores sublinham a importância de desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio. O conhecimento das práticas de avaliação predominantes bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem.
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