Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18147 |
Resumo: | Nos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura, os autores sublinham a importância de desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio. O conhecimento das práticas de avaliação predominantes bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem. |
id |
RCAP_abaf8e31c64e9c236e29571f3e644a5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18147 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literaturapensamento computacionalavaliação da aprendizagemambientes computacionaisNos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura, os autores sublinham a importância de desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio. O conhecimento das práticas de avaliação predominantes bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem.Universidade do Minho2016-03-16T12:51:13Z2016-03-162015-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18147http://hdl.handle.net/10174/18147porRamos, J. L., and R. G. Espadeiro. (2015)"Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura." Atas do Challenges 2015. Universidade do Minho).ndndnd670Ramos, Espadeiro,L., J.G., R.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:03.492797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura |
title |
Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura |
spellingShingle |
Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura Ramos, Espadeiro, pensamento computacional avaliação da aprendizagem ambientes computacionais |
title_short |
Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura |
title_full |
Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura |
title_sort |
Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura |
author |
Ramos, Espadeiro, |
author_facet |
Ramos, Espadeiro, L., J. G., R. |
author_role |
author |
author2 |
L., J. G., R. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Espadeiro, L., J. G., R. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pensamento computacional avaliação da aprendizagem ambientes computacionais |
topic |
pensamento computacional avaliação da aprendizagem ambientes computacionais |
description |
Nos últimos anos assistimos à multiplicação de iniciativas e programas de introdução do pensamento computacional na escola em diversos países, através do recurso a diferentes tecnologias, linguagens e ambientes computacionais. Com recurso a uma revisão sistemática da literatura, os autores sublinham a importância de desenvolver estratégias de avaliação das aprendizagens, apropriados a este tipo de ambientes computacionais, no quadro do conteúdo das propostas de trabalho educativo neste domínio. O conhecimento das práticas de avaliação predominantes bem como a identificação de instrumentos de avaliação adequados à avaliação do pensamento computacional pode ser um contributo importante para o desenho das propostas de avaliação por parte dos professores para que estes possam acompanhar as iniciativas de promoção do pensamento computacional na escola, em diferentes formatos e percursos, contribuindo para uma avaliação clara e compreensiva dos seus impactos na aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-27T00:00:00Z 2016-03-16T12:51:13Z 2016-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18147 http://hdl.handle.net/10174/18147 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ramos, J. L., and R. G. Espadeiro. (2015)"Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura." Atas do Challenges 2015. Universidade do Minho). nd nd nd 670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136582797623296 |