Como pode a prática da leitura desenvolver a competência leitora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16908 |
Resumo: | A importância da compreensão leitora é algo inquestionável, pois dependemos dela para as mais diversas tarefas do quotidiano. O ensino da compreensão leitora assume-se como fundamental no âmbito da educação dado ser transversal a todas as áreas disciplinares. É essencial que as crianças compreendam a importância da leitura, bem como as regras que lhe estão inerentes. É necessário ter em atenção que a leitura é um processo complexo, sendo por isso essencial que o professor assuma o papel de orientador e disponibilize às crianças estratégias e materiais que as auxiliem. O presente relatório tem como objetivo expor os resultados do projeto, assente num paradigma qualitativo e recorrendo à metodologia próxima da investigaçãoação. O projeto desenvolveu-se numa turma de 2º ano de escolaridade do Ensino Básico, no ano letivo 2015/2016, num período de quatro semanas, tendo como objetivos compreender em que tipo de questões, em que competências avaliadas pelas questões e em que níveis de compreensão das questões do literal ao inferencial os alunos mostram mais sucesso. Simultaneamente, foi construído um glossário tendo em vista estimular os alunos a pesquisarem as palavras que não conhecem. Assim sendo, a questão-problema definida foi “Como se pode desenvolver explicitamente a compreensão da leitura no 2º ano de escolaridade?”. Os dispositivos e procedimentos de recolha de dados foram a observação participante, o inquérito por questionário, os testes de avaliação e a análise documental. A intervenção decorreu em contexto de estágio numa turma composta por vinte e seis alunos, tendo sido analisadas as produções de cinco alunos de nível médio no que diz respeito à área do português. A análise dos dados permitiu compreender no texto narrativo, em que tipo de questões, em que competências avaliadas pelas questões e em que que níveis de compreensão das questões, do literal ao inferencial, os alunos têm mais sucesso. |
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Como pode a prática da leitura desenvolver a competência leitoraLeituraCompreensão leitoraAvaliação formativaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioReadingComprehensive readingFormative evaluationA importância da compreensão leitora é algo inquestionável, pois dependemos dela para as mais diversas tarefas do quotidiano. O ensino da compreensão leitora assume-se como fundamental no âmbito da educação dado ser transversal a todas as áreas disciplinares. É essencial que as crianças compreendam a importância da leitura, bem como as regras que lhe estão inerentes. É necessário ter em atenção que a leitura é um processo complexo, sendo por isso essencial que o professor assuma o papel de orientador e disponibilize às crianças estratégias e materiais que as auxiliem. O presente relatório tem como objetivo expor os resultados do projeto, assente num paradigma qualitativo e recorrendo à metodologia próxima da investigaçãoação. O projeto desenvolveu-se numa turma de 2º ano de escolaridade do Ensino Básico, no ano letivo 2015/2016, num período de quatro semanas, tendo como objetivos compreender em que tipo de questões, em que competências avaliadas pelas questões e em que níveis de compreensão das questões do literal ao inferencial os alunos mostram mais sucesso. Simultaneamente, foi construído um glossário tendo em vista estimular os alunos a pesquisarem as palavras que não conhecem. Assim sendo, a questão-problema definida foi “Como se pode desenvolver explicitamente a compreensão da leitura no 2º ano de escolaridade?”. Os dispositivos e procedimentos de recolha de dados foram a observação participante, o inquérito por questionário, os testes de avaliação e a análise documental. A intervenção decorreu em contexto de estágio numa turma composta por vinte e seis alunos, tendo sido analisadas as produções de cinco alunos de nível médio no que diz respeito à área do português. A análise dos dados permitiu compreender no texto narrativo, em que tipo de questões, em que competências avaliadas pelas questões e em que que níveis de compreensão das questões, do literal ao inferencial, os alunos têm mais sucesso.There is no question about the attention that should be given, in the learning/teaching environment, for the reading comprehension since we depend on it for the most diverse requirements and it crosses all education subjects. It is essential that children understand the importance of comprehensive reading and the procedures which are inherent to it. Since it is a complex procedure it is crucial that the teacher lead on orientation and strategies and provide study materials to the students. The purpose of this project is to expose the result of an investigation that took place on a second grade class of Basic Education, in 2015/2016, during four weeks, rooted on a qualitative paradigm and supported by action research methodology. An analysis was carried out built on the following concepts: types of questions, competences of the questions and comprehension of the questions. At the same time a glossary of terms was constructed to stimulate the children to research the words that they didn’t understand the meaning of. Therefore, the defined problem-question was, “How is the comprehension of reading explicitly developed on the second graders?”. The methods and procedures of data collection were present and active observation, survey by questionnaire, evaluation tests and document analysis. The investigation took place on an internship context, in a class composed by twenty-six students and the analysed sample corresponded of five students considered average level in the Portuguese language course. The data analysis allowed to understand in the field of narrative text which type of questions, which competences of questions and the level of comprehension of questions from the literal perspective to the inferential, the students could more easily apprehend.Pinto, Paulo FeytorRepositório ComumTrigo, Inês Soares2016-12-19T13:06:04Z2017-012017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16908TID:201604370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.193740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A importância da compreensão leitora é algo inquestionável, pois dependemos dela para as mais diversas tarefas do quotidiano. O ensino da compreensão leitora assume-se como fundamental no âmbito da educação dado ser transversal a todas as áreas disciplinares. É essencial que as crianças compreendam a importância da leitura, bem como as regras que lhe estão inerentes. É necessário ter em atenção que a leitura é um processo complexo, sendo por isso essencial que o professor assuma o papel de orientador e disponibilize às crianças estratégias e materiais que as auxiliem. O presente relatório tem como objetivo expor os resultados do projeto, assente num paradigma qualitativo e recorrendo à metodologia próxima da investigaçãoação. O projeto desenvolveu-se numa turma de 2º ano de escolaridade do Ensino Básico, no ano letivo 2015/2016, num período de quatro semanas, tendo como objetivos compreender em que tipo de questões, em que competências avaliadas pelas questões e em que níveis de compreensão das questões do literal ao inferencial os alunos mostram mais sucesso. Simultaneamente, foi construído um glossário tendo em vista estimular os alunos a pesquisarem as palavras que não conhecem. Assim sendo, a questão-problema definida foi “Como se pode desenvolver explicitamente a compreensão da leitura no 2º ano de escolaridade?”. Os dispositivos e procedimentos de recolha de dados foram a observação participante, o inquérito por questionário, os testes de avaliação e a análise documental. A intervenção decorreu em contexto de estágio numa turma composta por vinte e seis alunos, tendo sido analisadas as produções de cinco alunos de nível médio no que diz respeito à área do português. A análise dos dados permitiu compreender no texto narrativo, em que tipo de questões, em que competências avaliadas pelas questões e em que que níveis de compreensão das questões, do literal ao inferencial, os alunos têm mais sucesso. |
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