Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14799 |
Resumo: | Vários factores concorrem para que o processo de ensino aprendizagem se realize plenamente: um aluno predisposto a aprender, um professor conhecedor e informado acerca dos documentos orientadores da prática lectiva, capaz de pôr em prática metodologias de trabalho, estratégias de actuação pedagógica que vão ao encontro desse fim e condições materiais e físicas propícias à efectivação desse mesmo processo. Neste relatório, procurar-se-á espelhar criticamente todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo de 2010/2011, mediante a descrição e reflexão em torno a cinco âmbitos: enquadramento teórico; planificação, condução e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e desenvolvimento profissional. Todas estas áreas se conjugam e interligam para que seja possível a aquisição de competências linguísticas e socioculturais do educando, ou seja, para que se potencie o desenvolvimento pleno do aluno; ABSTRACT:Several aspects are necessary to make possible the learning and teaching process: a student who is determined to learn, a teacher who is informed and aware of the documents that guide the learning activity, capable of mastering teaching methods and pedagogical strategies, as well as physical and material conditions. In this report, we intend to show critically the work done throughout the school year of 2010/2011, describing and reflecting on five main issues: a theoretical approach on education; the planning, conduction and evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; participation in school life and activities; and professional development. All this areas are gathered together to enable the acquisition of linguistic, social and cultural skills by the students enhancing their full development. |
id |
RCAP_ac8f09730b26ff41fedf963f8455a622 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14799 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundárioAlunoProfessorEnsino-aprendizagemCompetênciasFormaçãoStudentTeacherTeaching and learningSkillsTrainingVários factores concorrem para que o processo de ensino aprendizagem se realize plenamente: um aluno predisposto a aprender, um professor conhecedor e informado acerca dos documentos orientadores da prática lectiva, capaz de pôr em prática metodologias de trabalho, estratégias de actuação pedagógica que vão ao encontro desse fim e condições materiais e físicas propícias à efectivação desse mesmo processo. Neste relatório, procurar-se-á espelhar criticamente todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo de 2010/2011, mediante a descrição e reflexão em torno a cinco âmbitos: enquadramento teórico; planificação, condução e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e desenvolvimento profissional. Todas estas áreas se conjugam e interligam para que seja possível a aquisição de competências linguísticas e socioculturais do educando, ou seja, para que se potencie o desenvolvimento pleno do aluno; ABSTRACT:Several aspects are necessary to make possible the learning and teaching process: a student who is determined to learn, a teacher who is informed and aware of the documents that guide the learning activity, capable of mastering teaching methods and pedagogical strategies, as well as physical and material conditions. In this report, we intend to show critically the work done throughout the school year of 2010/2011, describing and reflecting on five main issues: a theoretical approach on education; the planning, conduction and evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; participation in school life and activities; and professional development. All this areas are gathered together to enable the acquisition of linguistic, social and cultural skills by the students enhancing their full development.Universidade de Évora2015-06-23T16:23:28Z2015-06-232012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14799http://hdl.handle.net/10174/14799porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Caçador, Regina Maria Bosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:57.428941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário |
title |
Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário |
spellingShingle |
Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário Caçador, Regina Maria Bosa Aluno Professor Ensino-aprendizagem Competências Formação Student Teacher Teaching and learning Skills Training |
title_short |
Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário |
title_full |
Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário |
title_fullStr |
Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário |
title_sort |
Relatório no âmbito da unidade curricular da prática de ensino supervisionada: habilitação para a docência: professor de português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol no ensino básico e secundário |
author |
Caçador, Regina Maria Bosa |
author_facet |
Caçador, Regina Maria Bosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caçador, Regina Maria Bosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Professor Ensino-aprendizagem Competências Formação Student Teacher Teaching and learning Skills Training |
topic |
Aluno Professor Ensino-aprendizagem Competências Formação Student Teacher Teaching and learning Skills Training |
description |
Vários factores concorrem para que o processo de ensino aprendizagem se realize plenamente: um aluno predisposto a aprender, um professor conhecedor e informado acerca dos documentos orientadores da prática lectiva, capaz de pôr em prática metodologias de trabalho, estratégias de actuação pedagógica que vão ao encontro desse fim e condições materiais e físicas propícias à efectivação desse mesmo processo. Neste relatório, procurar-se-á espelhar criticamente todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo de 2010/2011, mediante a descrição e reflexão em torno a cinco âmbitos: enquadramento teórico; planificação, condução e avaliação de aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola; e desenvolvimento profissional. Todas estas áreas se conjugam e interligam para que seja possível a aquisição de competências linguísticas e socioculturais do educando, ou seja, para que se potencie o desenvolvimento pleno do aluno; ABSTRACT:Several aspects are necessary to make possible the learning and teaching process: a student who is determined to learn, a teacher who is informed and aware of the documents that guide the learning activity, capable of mastering teaching methods and pedagogical strategies, as well as physical and material conditions. In this report, we intend to show critically the work done throughout the school year of 2010/2011, describing and reflecting on five main issues: a theoretical approach on education; the planning, conduction and evaluation of the learning process; the analysis of the teaching practice; participation in school life and activities; and professional development. All this areas are gathered together to enable the acquisition of linguistic, social and cultural skills by the students enhancing their full development. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-23T16:23:28Z 2015-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14799 http://hdl.handle.net/10174/14799 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563681034240 |