O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tânia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1471
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_acd806ba303ee6c69c2d12207f8b225a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e socialexpressão motoraformação pessoal e socialatividade físicaregras e valores sociaismotor expressionpersonal and social developmentsphysical activitysocial rules and valuesRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoO presente relatório de estágio, inserido na Prática Supervisiona no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como finalidade a execução de um estudo de modo a dar resposta a uma problemática – Qual O Papel da Expressão Motora na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Desenvolvimento da Formação Pessoal e Social. Com a realização deste documento, pretendi não só realizar uma descrição reflexiva e fundamentada sobre todo o processo de estágio (observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão), bem como realizar um estudo de forma a conhecer e compreender quais são os contributos da Expressão Motora no desenvolvimento da criança em idade Pré-Escolar e idade Escolar (1.º Ciclo). Foi também minha intenção saber como é que esta área pode desenvolver competências essenciais e transversais, nomeadamente na área da Formação Pessoal e Social. A prática baseou-se numa metodologia de investigação-ação, ao qual esteve presente a ação educativa, tendo em vista o desenvolvimento de competências ao nível da Expressão Motora, de forma a serem significativas para a aprendizagem de regras e valores sociais, assim como, para encontrar respostas às questões do estudo. Em síntese, este estudo realça a importância da Expressão Motora no desenvolvimento de competências na área da Formação Pessoal e Social, sendo que o educador/professor tem um papel fundamental, fomentado a prática de atividade física nas crianças e, simultaneamente, desenvolvendo competências transversais a partir da mesma.The present traineeship report was developed in the ambit of the Master’s Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. This is a study about the Importance of Motor Expression in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Teaching in the Personal and Social Development. By doing this document, I intended not only to do a reflexive and founded description about all the stage process (observation, planning, intervention, evaluation and reflection), but also to do a study to know and understand which are the benefits of Motor Expression for the child development in Pre-school age and in school age (1st Cycle). It was also my intention to find out how this field can develop the essential and transversal competences in the field of Personal and Social Development. This practice was based in a methodology of investigation-action, in which was present the educative action, with the aim to understand the development of competences in Motor Expression level, in a way to be significant to the rules and social values learning, such as to find answers to the investigation questions. In synthesis, this study brings up the importance of Motor Expression in the competences development in Personal and Social Development area. The importance of the teacher in this field is crucial, fomenting the practice of physical activity with children and, at the same time, developing transversal competences from the same.Guimarães, António MesquitaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRibeiro, Tânia2016-05-21T16:30:48Z2015-07-232015-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1471TID:201150590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:45.485631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e social
title O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e social
spellingShingle O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e social
Ribeiro, Tânia
expressão motora
formação pessoal e social
atividade física
regras e valores sociais
motor expression
personal and social developments
physical activity
social rules and values
title_short O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e social
title_full O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e social
title_fullStr O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e social
title_full_unstemmed O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e social
title_sort O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e social
author Ribeiro, Tânia
author_facet Ribeiro, Tânia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, António Mesquita
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv expressão motora
formação pessoal e social
atividade física
regras e valores sociais
motor expression
personal and social developments
physical activity
social rules and values
topic expressão motora
formação pessoal e social
atividade física
regras e valores sociais
motor expression
personal and social developments
physical activity
social rules and values
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
2015-07-23T00:00:00Z
2016-05-21T16:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1471
TID:201150590
url http://hdl.handle.net/10400.15/1471
identifier_str_mv TID:201150590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027805937664