Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?ncia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/770 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral aprofundar o conhecimento acerca da compaix?o na popula??o adolescente. Em particular, procura avaliar as diferentes dire??es da compaix?o (dirigida ao pr?prio, aos outros e alvo de compaix?o por parte dos outros), explorar o poss?vel efeito da idade e do g?nero na manifesta??o de atitudes e a??es compassivas, bem como analisar a sua associa??o com os estados afetivos, a compara??o social e a vincula??o aos pares. Participaram neste estudo 338 adolescentes (170 rapazes e 168 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos a frequentar o 3? ciclo do ensino b?sico e ensino secund?rio (7? ao 12?ano). Os participantes completaram um conjunto de question?rios de autorresposta para avalia??o das atitudes e a??es compassivas (EAAC), qualidade da vincula??o aos pares (AQ-C), estados afetivos (PANAS), e compara??o social com os pares (SCS-A). Os resultados mostraram que a idade n?o evidenciou qualquer associa??o significativa com a autocompaix?o, compaix?o pelos outros e compaix?o recebida dos outros. Em rela??o ao g?nero, verificou-se que as raparigas disp?em de mais atributos autocompassivos e manifestam mais atributos e a??es compassivas pelos outros, do que os rapazes. J? em rela??o ? situa??o de ser alvo de compaix?o por parte dos outros, n?o se verificaram diferen?as significativas entre rapazes raparigas no que respeita aos atributos e a??es compassivas. Verificaram-se correla??es significativas e no sentido esperado entre a autocompaix?o, a compaix?o dirigida aos outros e recebida dos outros e as vari?veis em estudo (tipo de afeto, compara??o social e o estilo de vincula??o). Especificamente, o afeto positivo, a compara??o positiva com os pares e o estilo de vincula??o segura revelaram uma associa??o positiva com as a??es e atributos compassivos nas suas diversas dire??es. Por sua vez, o afeto negativo exibiu uma correla??o negativa com as a??es compassivas nas tr?s dire??es analisadas, e com os atributos compassivos apenas na avalia??o de receber compaix?o por parte dos outros. O estilo de vincula??o inseguro evitante mostrou uma associa??o negativa com as a??es e os atributos compassivos nas diferentes dire??es avaliadas. Por ?ltimo o estilo de vincula??o inseguro ambivalente revelou uma correla??o negativa significativa com as a??es compassivas dirigidas ao pr?prio e enquanto alvo de compaix?o por parte dos outros, bem como com os atributos compassivos relativos ? escala de receber compaix?o dos outros. Em conclus?o, a presente investiga??o contribui para explorar padr?es de associa??o entre as diversas formas de compaix?o e vari?veis relacionadas com o afeto, compara??o social e qualidade da liga??o com os pares, controlando ainda o poss?vel efeito da idade e g?nero na popula??o de adolescentes da comunidade. Partindo destes resultados, ? poss?vel inferir a import?ncia de estimular uma mente compassiva nos adolescentes j? que a presente investiga??o apontou uma associa??o positiva entre a compaix?o e vari?veis indicadoras de um bom funcionamento emocional e psicol?gico. / The main purpose of the present study is to expand knowledge about compassion in the adolescent population. In particular, it seeks to evaluate the different directions of compassion (self-compassion, compassion towards and from others), to explore the possible effect of age and gender on the expression of compassionate attitudes and actions, as well as to analyze their association with affective states, social comparison and attachment to peers. A total of 338 adolescents (170 boys and 168 girls), aged between 12 and 18 years, attending the 3rd cycle of basic education and secondary education (7th to 12th) participated in the study. Participants completed a set of self-response questionnaires to assess compassionate attitudes and actions (EAAC), quality of attachment to peers (AQC), affective states (PANAS), and social comparison with peers (SCS-A). The results showed that age did not reveal any significant association with selfcompassion, compassion for others, and compassion received from others. Regarding gender, it has been found that girls have more self-compassion attributes and express more compassionate attributes and actions towards others than boys. As for receiving compassion from others, there were no significant differences between boys and girls, in regard to compassionate attributes and actions. Significant correlations, in the expected direction, were found between selfcompassion, compassion towards and received from others, and the variables being studied (type of affection, social comparison and type of attachment). Specifically, positive affect, positive comparison with peers, and the safe attachment type revealed a positive association with compassionate actions and attributes in their various directions. Negative affection, in turn, exhibited a negative correlation with compassionate actions in the three directions analyzed, and with compassionate attributes only in the evaluation of receiving compassion from others. The insecure/avoidant attachment style displayed a negative association with compassionate actions and attributes in the different directions evaluated. Ultimately, the unsafe/ambivalent attachment type revealed a significant negative correlation with self-directed compassionate actions and as a target of compassion, as well as with the compassionate attributes regarding the scale of receiving compassion from others. In conclusion, the present research contributes to explore patterns of association between the various forms of compassion and variables related to affection, social comparison and quality of attachment to peers, also controlling the possible effect of age and gender on adolescents in the community. Based on these results, it is possible to infer the importance of stimulating a compassionate mind in adolescents, as the present investigation pointed towards a positive association between compassion and variables suggestive of good emotional and psychological functioning. |
id |
RCAP_acdc04b03a4ea3f1764b14aa4e1290b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/770 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?nciaCompet?ncias compassivas - Compassionate competencesEstados afetivos - Affective statesCompara??o social - Social comparisonQualidade de vincula??o aos pares - Quality of peer attachmentAdolesc?ncia - AdolescenceO presente estudo tem como objetivo geral aprofundar o conhecimento acerca da compaix?o na popula??o adolescente. Em particular, procura avaliar as diferentes dire??es da compaix?o (dirigida ao pr?prio, aos outros e alvo de compaix?o por parte dos outros), explorar o poss?vel efeito da idade e do g?nero na manifesta??o de atitudes e a??es compassivas, bem como analisar a sua associa??o com os estados afetivos, a compara??o social e a vincula??o aos pares. Participaram neste estudo 338 adolescentes (170 rapazes e 168 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos a frequentar o 3? ciclo do ensino b?sico e ensino secund?rio (7? ao 12?ano). Os participantes completaram um conjunto de question?rios de autorresposta para avalia??o das atitudes e a??es compassivas (EAAC), qualidade da vincula??o aos pares (AQ-C), estados afetivos (PANAS), e compara??o social com os pares (SCS-A). Os resultados mostraram que a idade n?o evidenciou qualquer associa??o significativa com a autocompaix?o, compaix?o pelos outros e compaix?o recebida dos outros. Em rela??o ao g?nero, verificou-se que as raparigas disp?em de mais atributos autocompassivos e manifestam mais atributos e a??es compassivas pelos outros, do que os rapazes. J? em rela??o ? situa??o de ser alvo de compaix?o por parte dos outros, n?o se verificaram diferen?as significativas entre rapazes raparigas no que respeita aos atributos e a??es compassivas. Verificaram-se correla??es significativas e no sentido esperado entre a autocompaix?o, a compaix?o dirigida aos outros e recebida dos outros e as vari?veis em estudo (tipo de afeto, compara??o social e o estilo de vincula??o). Especificamente, o afeto positivo, a compara??o positiva com os pares e o estilo de vincula??o segura revelaram uma associa??o positiva com as a??es e atributos compassivos nas suas diversas dire??es. Por sua vez, o afeto negativo exibiu uma correla??o negativa com as a??es compassivas nas tr?s dire??es analisadas, e com os atributos compassivos apenas na avalia??o de receber compaix?o por parte dos outros. O estilo de vincula??o inseguro evitante mostrou uma associa??o negativa com as a??es e os atributos compassivos nas diferentes dire??es avaliadas. Por ?ltimo o estilo de vincula??o inseguro ambivalente revelou uma correla??o negativa significativa com as a??es compassivas dirigidas ao pr?prio e enquanto alvo de compaix?o por parte dos outros, bem como com os atributos compassivos relativos ? escala de receber compaix?o dos outros. Em conclus?o, a presente investiga??o contribui para explorar padr?es de associa??o entre as diversas formas de compaix?o e vari?veis relacionadas com o afeto, compara??o social e qualidade da liga??o com os pares, controlando ainda o poss?vel efeito da idade e g?nero na popula??o de adolescentes da comunidade. Partindo destes resultados, ? poss?vel inferir a import?ncia de estimular uma mente compassiva nos adolescentes j? que a presente investiga??o apontou uma associa??o positiva entre a compaix?o e vari?veis indicadoras de um bom funcionamento emocional e psicol?gico. / The main purpose of the present study is to expand knowledge about compassion in the adolescent population. In particular, it seeks to evaluate the different directions of compassion (self-compassion, compassion towards and from others), to explore the possible effect of age and gender on the expression of compassionate attitudes and actions, as well as to analyze their association with affective states, social comparison and attachment to peers. A total of 338 adolescents (170 boys and 168 girls), aged between 12 and 18 years, attending the 3rd cycle of basic education and secondary education (7th to 12th) participated in the study. Participants completed a set of self-response questionnaires to assess compassionate attitudes and actions (EAAC), quality of attachment to peers (AQC), affective states (PANAS), and social comparison with peers (SCS-A). The results showed that age did not reveal any significant association with selfcompassion, compassion for others, and compassion received from others. Regarding gender, it has been found that girls have more self-compassion attributes and express more compassionate attributes and actions towards others than boys. As for receiving compassion from others, there were no significant differences between boys and girls, in regard to compassionate attributes and actions. Significant correlations, in the expected direction, were found between selfcompassion, compassion towards and received from others, and the variables being studied (type of affection, social comparison and type of attachment). Specifically, positive affect, positive comparison with peers, and the safe attachment type revealed a positive association with compassionate actions and attributes in their various directions. Negative affection, in turn, exhibited a negative correlation with compassionate actions in the three directions analyzed, and with compassionate attributes only in the evaluation of receiving compassion from others. The insecure/avoidant attachment style displayed a negative association with compassionate actions and attributes in the different directions evaluated. Ultimately, the unsafe/ambivalent attachment type revealed a significant negative correlation with self-directed compassionate actions and as a target of compassion, as well as with the compassionate attributes regarding the scale of receiving compassion from others. In conclusion, the present research contributes to explore patterns of association between the various forms of compassion and variables related to affection, social comparison and quality of attachment to peers, also controlling the possible effect of age and gender on adolescents in the community. Based on these results, it is possible to infer the importance of stimulating a compassionate mind in adolescents, as the present investigation pointed towards a positive association between compassion and variables suggestive of good emotional and psychological functioning.ISMT2018-01-25T12:21:13Z2018-01-252017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/770TID:201724405porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/770Figueiredo, C?tia Alexandra SilvaCunha, Marina (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:06Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:51.136732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?ncia |
title |
Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?ncia |
spellingShingle |
Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?ncia Figueiredo, C?tia Alexandra Silva Compet?ncias compassivas - Compassionate competences Estados afetivos - Affective states Compara??o social - Social comparison Qualidade de vincula??o aos pares - Quality of peer attachment Adolesc?ncia - Adolescence |
title_short |
Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?ncia |
title_full |
Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?ncia |
title_fullStr |
Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?ncia |
title_full_unstemmed |
Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?ncia |
title_sort |
Atributos e A??es Compassivas: qual o seu papel nos estados afetivos, compara??o e rela??o entre pares na adolesc?ncia |
author |
Figueiredo, C?tia Alexandra Silva |
author_facet |
Figueiredo, C?tia Alexandra Silva Cunha, Marina (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Marina (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, C?tia Alexandra Silva Cunha, Marina (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compet?ncias compassivas - Compassionate competences Estados afetivos - Affective states Compara??o social - Social comparison Qualidade de vincula??o aos pares - Quality of peer attachment Adolesc?ncia - Adolescence |
topic |
Compet?ncias compassivas - Compassionate competences Estados afetivos - Affective states Compara??o social - Social comparison Qualidade de vincula??o aos pares - Quality of peer attachment Adolesc?ncia - Adolescence |
description |
O presente estudo tem como objetivo geral aprofundar o conhecimento acerca da compaix?o na popula??o adolescente. Em particular, procura avaliar as diferentes dire??es da compaix?o (dirigida ao pr?prio, aos outros e alvo de compaix?o por parte dos outros), explorar o poss?vel efeito da idade e do g?nero na manifesta??o de atitudes e a??es compassivas, bem como analisar a sua associa??o com os estados afetivos, a compara??o social e a vincula??o aos pares. Participaram neste estudo 338 adolescentes (170 rapazes e 168 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos a frequentar o 3? ciclo do ensino b?sico e ensino secund?rio (7? ao 12?ano). Os participantes completaram um conjunto de question?rios de autorresposta para avalia??o das atitudes e a??es compassivas (EAAC), qualidade da vincula??o aos pares (AQ-C), estados afetivos (PANAS), e compara??o social com os pares (SCS-A). Os resultados mostraram que a idade n?o evidenciou qualquer associa??o significativa com a autocompaix?o, compaix?o pelos outros e compaix?o recebida dos outros. Em rela??o ao g?nero, verificou-se que as raparigas disp?em de mais atributos autocompassivos e manifestam mais atributos e a??es compassivas pelos outros, do que os rapazes. J? em rela??o ? situa??o de ser alvo de compaix?o por parte dos outros, n?o se verificaram diferen?as significativas entre rapazes raparigas no que respeita aos atributos e a??es compassivas. Verificaram-se correla??es significativas e no sentido esperado entre a autocompaix?o, a compaix?o dirigida aos outros e recebida dos outros e as vari?veis em estudo (tipo de afeto, compara??o social e o estilo de vincula??o). Especificamente, o afeto positivo, a compara??o positiva com os pares e o estilo de vincula??o segura revelaram uma associa??o positiva com as a??es e atributos compassivos nas suas diversas dire??es. Por sua vez, o afeto negativo exibiu uma correla??o negativa com as a??es compassivas nas tr?s dire??es analisadas, e com os atributos compassivos apenas na avalia??o de receber compaix?o por parte dos outros. O estilo de vincula??o inseguro evitante mostrou uma associa??o negativa com as a??es e os atributos compassivos nas diferentes dire??es avaliadas. Por ?ltimo o estilo de vincula??o inseguro ambivalente revelou uma correla??o negativa significativa com as a??es compassivas dirigidas ao pr?prio e enquanto alvo de compaix?o por parte dos outros, bem como com os atributos compassivos relativos ? escala de receber compaix?o dos outros. Em conclus?o, a presente investiga??o contribui para explorar padr?es de associa??o entre as diversas formas de compaix?o e vari?veis relacionadas com o afeto, compara??o social e qualidade da liga??o com os pares, controlando ainda o poss?vel efeito da idade e g?nero na popula??o de adolescentes da comunidade. Partindo destes resultados, ? poss?vel inferir a import?ncia de estimular uma mente compassiva nos adolescentes j? que a presente investiga??o apontou uma associa??o positiva entre a compaix?o e vari?veis indicadoras de um bom funcionamento emocional e psicol?gico. / The main purpose of the present study is to expand knowledge about compassion in the adolescent population. In particular, it seeks to evaluate the different directions of compassion (self-compassion, compassion towards and from others), to explore the possible effect of age and gender on the expression of compassionate attitudes and actions, as well as to analyze their association with affective states, social comparison and attachment to peers. A total of 338 adolescents (170 boys and 168 girls), aged between 12 and 18 years, attending the 3rd cycle of basic education and secondary education (7th to 12th) participated in the study. Participants completed a set of self-response questionnaires to assess compassionate attitudes and actions (EAAC), quality of attachment to peers (AQC), affective states (PANAS), and social comparison with peers (SCS-A). The results showed that age did not reveal any significant association with selfcompassion, compassion for others, and compassion received from others. Regarding gender, it has been found that girls have more self-compassion attributes and express more compassionate attributes and actions towards others than boys. As for receiving compassion from others, there were no significant differences between boys and girls, in regard to compassionate attributes and actions. Significant correlations, in the expected direction, were found between selfcompassion, compassion towards and received from others, and the variables being studied (type of affection, social comparison and type of attachment). Specifically, positive affect, positive comparison with peers, and the safe attachment type revealed a positive association with compassionate actions and attributes in their various directions. Negative affection, in turn, exhibited a negative correlation with compassionate actions in the three directions analyzed, and with compassionate attributes only in the evaluation of receiving compassion from others. The insecure/avoidant attachment style displayed a negative association with compassionate actions and attributes in the different directions evaluated. Ultimately, the unsafe/ambivalent attachment type revealed a significant negative correlation with self-directed compassionate actions and as a target of compassion, as well as with the compassionate attributes regarding the scale of receiving compassion from others. In conclusion, the present research contributes to explore patterns of association between the various forms of compassion and variables related to affection, social comparison and quality of attachment to peers, also controlling the possible effect of age and gender on adolescents in the community. Based on these results, it is possible to infer the importance of stimulating a compassionate mind in adolescents, as the present investigation pointed towards a positive association between compassion and variables suggestive of good emotional and psychological functioning. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-25T12:21:13Z 2018-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/770 TID:201724405 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/770 |
identifier_str_mv |
TID:201724405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136426322821120 |