A comunicação digital das PME com o aparecimento da pandemia de COVID-19, em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38781 |
Resumo: | O aparecimento da pandemia de COVID-19 veio fazer com que as empresas em Portugal, tivessem de alterar a sua forma de trabalhar e de comunicar perante o público-alvo. Com os confinamentos impostos durante esta fase, esta crise pandémica veio condicionar as vendas das PME e a sua comunicação, embora este período levou a que houvesse uma maior inovação em termos estratégicos. Este estudo procura perceber se a pandemia de COVID-19 veio trazer alterações na comunicação das PME, em Portugal, nomeadamente online, e o tipo de ferramentas digitais que estas empresas recorreram. Para conseguir compreender se esta fase pandémica veio trazer efetivamente uma inovação ou reformulação estratégica às empresas, a metodologia adotada teve dois tipos de pesquisa, a qualitativa e a quantitativa. A abordagem quantitativa materializou-se num questionário online distribuído a empresários gerentes de PME em Portugal, e a pesquisa qualitativa teve como base a realização de entrevistas com alguns destes empresários. Os resultados obtidos no estudo vieram confirmar que o marketing digital passou a estar mais presente nas estratégias de comunicação das PME, nomeadamente as redes sociais e os websites, com o aparecimento da pandemia. Com o estudo, foi possível perceber igualmente que os efeitos sentidos da pandemia na comunicação digital fizeram com que os empresários pretendam continuar a usar estes canais de comunicação pós-pandemia. Com isto, seria bastante interessante perceber como é que as PME irão agir futuramente com o marketing digital. |
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A comunicação digital das PME com o aparecimento da pandemia de COVID-19, em PortugalMarketing DigitalPMEPandemiaComunicaçãoCOVID-19O aparecimento da pandemia de COVID-19 veio fazer com que as empresas em Portugal, tivessem de alterar a sua forma de trabalhar e de comunicar perante o público-alvo. Com os confinamentos impostos durante esta fase, esta crise pandémica veio condicionar as vendas das PME e a sua comunicação, embora este período levou a que houvesse uma maior inovação em termos estratégicos. Este estudo procura perceber se a pandemia de COVID-19 veio trazer alterações na comunicação das PME, em Portugal, nomeadamente online, e o tipo de ferramentas digitais que estas empresas recorreram. Para conseguir compreender se esta fase pandémica veio trazer efetivamente uma inovação ou reformulação estratégica às empresas, a metodologia adotada teve dois tipos de pesquisa, a qualitativa e a quantitativa. A abordagem quantitativa materializou-se num questionário online distribuído a empresários gerentes de PME em Portugal, e a pesquisa qualitativa teve como base a realização de entrevistas com alguns destes empresários. Os resultados obtidos no estudo vieram confirmar que o marketing digital passou a estar mais presente nas estratégias de comunicação das PME, nomeadamente as redes sociais e os websites, com o aparecimento da pandemia. Com o estudo, foi possível perceber igualmente que os efeitos sentidos da pandemia na comunicação digital fizeram com que os empresários pretendam continuar a usar estes canais de comunicação pós-pandemia. Com isto, seria bastante interessante perceber como é que as PME irão agir futuramente com o marketing digital.The emergence of the COVID-19 pandemic meant that companies in Portugal had to change their way of working and communicating with their target audience. With the constraints imposed during this phase, this pandemic crisis conditioned SME sales and communication, although this period led to greater innovation in strategic terms. This study seeks to understand if the pandemic of COVID-19 brought about changes in the communication of SMEs in Portugal, namely online, and the type of digital tools that these companies used. In order to understand if this pandemic phase effectively brought an innovation or strategic reformulation to the companies, the methodology adopted had two types of research, qualitative and quantitative. The quantitative approach was materialized in an online questionnaire distributed to entrepreneurs managing SMEs in Portugal, and the qualitative research was based on interviews with some of these entrepreneurs. The results obtained in the study confirmed that digital marketing has become more present in the communication strategies of SMEs, namely social networks and websites, with the emergence of the pandemic. With the study, it was also possible to realize that the effects of the pandemic on digital communication made entrepreneurs intend to continue using these communication channels post-pandemic. With this, it would be very interesting to understand how SMEs will act in the future with digital marketing.Dias, Joana do CarmoRepositório ComumRibeiro, Sérgio Almeida2022-01-11T14:43:27Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38781202855651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:36.727963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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