A comunicação digital das PME com o aparecimento da pandemia de COVID-19, em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sérgio Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38781
Resumo: O aparecimento da pandemia de COVID-19 veio fazer com que as empresas em Portugal, tivessem de alterar a sua forma de trabalhar e de comunicar perante o público-alvo. Com os confinamentos impostos durante esta fase, esta crise pandémica veio condicionar as vendas das PME e a sua comunicação, embora este período levou a que houvesse uma maior inovação em termos estratégicos. Este estudo procura perceber se a pandemia de COVID-19 veio trazer alterações na comunicação das PME, em Portugal, nomeadamente online, e o tipo de ferramentas digitais que estas empresas recorreram. Para conseguir compreender se esta fase pandémica veio trazer efetivamente uma inovação ou reformulação estratégica às empresas, a metodologia adotada teve dois tipos de pesquisa, a qualitativa e a quantitativa. A abordagem quantitativa materializou-se num questionário online distribuído a empresários gerentes de PME em Portugal, e a pesquisa qualitativa teve como base a realização de entrevistas com alguns destes empresários. Os resultados obtidos no estudo vieram confirmar que o marketing digital passou a estar mais presente nas estratégias de comunicação das PME, nomeadamente as redes sociais e os websites, com o aparecimento da pandemia. Com o estudo, foi possível perceber igualmente que os efeitos sentidos da pandemia na comunicação digital fizeram com que os empresários pretendam continuar a usar estes canais de comunicação pós-pandemia. Com isto, seria bastante interessante perceber como é que as PME irão agir futuramente com o marketing digital.
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