Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Susana Cristina Freitas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/455
Resumo: O interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes.
id RCAP_ad8bb9c89b32bb93e9fdc57b2ffd76a8
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?InteligênciaLinguagemLeituraAprendizagem.Centro de Artes e HumanidadesO interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes.Universidade da MadeiraPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasDigitUMaGonçalves, Susana Cristina Freitas2013-09-03T14:35:40Z2013-09-03T00:00:00Z2013-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:07Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:10.258806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
title Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
spellingShingle Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
Gonçalves, Susana Cristina Freitas
Inteligência
Linguagem
Leitura
Aprendizagem
.
Centro de Artes e Humanidades
title_short Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
title_full Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
title_fullStr Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
title_full_unstemmed Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
title_sort Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
author Gonçalves, Susana Cristina Freitas
author_facet Gonçalves, Susana Cristina Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Susana Cristina Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
Linguagem
Leitura
Aprendizagem
.
Centro de Artes e Humanidades
topic Inteligência
Linguagem
Leitura
Aprendizagem
.
Centro de Artes e Humanidades
description O interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-03T14:35:40Z
2013-09-03T00:00:00Z
2013-09-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/455
url http://hdl.handle.net/10400.13/455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129901729579008