Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/455 |
Resumo: | O interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes. |
id |
RCAP_ad8bb9c89b32bb93e9fdc57b2ffd76a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/455 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?InteligênciaLinguagemLeituraAprendizagem.Centro de Artes e HumanidadesO interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes.Universidade da MadeiraPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasDigitUMaGonçalves, Susana Cristina Freitas2013-09-03T14:35:40Z2013-09-03T00:00:00Z2013-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:07Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:10.258806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência? |
title |
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência? |
spellingShingle |
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência? Gonçalves, Susana Cristina Freitas Inteligência Linguagem Leitura Aprendizagem . Centro de Artes e Humanidades |
title_short |
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência? |
title_full |
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência? |
title_fullStr |
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência? |
title_full_unstemmed |
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência? |
title_sort |
Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência? |
author |
Gonçalves, Susana Cristina Freitas |
author_facet |
Gonçalves, Susana Cristina Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Susana Cristina Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Linguagem Leitura Aprendizagem . Centro de Artes e Humanidades |
topic |
Inteligência Linguagem Leitura Aprendizagem . Centro de Artes e Humanidades |
description |
O interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-03T14:35:40Z 2013-09-03T00:00:00Z 2013-09-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/455 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129901729579008 |