O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7875 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 |
id |
RCAP_ae3861f26a83d633e064984ce2b2a66d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7875 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didáticoEducação pré-escolarCriançasFonologiaMétodos pedagógicosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015O Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático» e foi realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2014/2015. A investigação foi realizada num jardim de infância privado, em Faro, em que nos foi percetível a necessidade que as crianças tinham de ser estimuladas ao nível da consciência fonológica. A consciência fonológica é a capacidade de conseguirmos identificar, gerar e manipular as unidades do oral. As crianças têm a capacidade de isolar a palavra e têm a capacidade de identificar as suas unidades fonológicas, ou seja, é a «expressão da sua consciência fonológica» (Freitas, Alves e Costa, 2007, p. 9). Face à realidade por nós analisada, colocaram-se-nos as seguintes questões de pesquisa: «Qual o nível de consciência fonológica das crianças em estudo, testado através da aplicação de subtestes (adaptados de Sim-Sim, 2006)?» e «Será que através da utilização de um instrumento didático específico poderemos contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica das crianças de 3 e 4 anos?». A partir das questões de pesquisa definimos como objetivos do estudo: avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos com base em subtestes adaptados à população portuguesa (Sim-Sim, 2006) e, após a sua avaliação, estimular o desenvolvimento da consciência fonológica através de um instrumento didático construído para o efeito. Este estudo assume um carácter descritivo e experimental, em que se privilegia uma metodologia quantitativa pela pontuação atribuída às respostas verbais das crianças. Os principais resultados obtidos evidenciam que todas as crianças evoluíram nos resultados desde a 1ª à 3.ª aplicação do subteste de definição verbal. Através da utilização do instrumento didático, podemos concluir que as crianças melhoraram a sua pontuação relativa ao desenvolvimento da consciência fonológica.Horta, Maria Helena Martins da CruzSapientiaCavaco, Beatriz da Silva2016-03-17T17:10:53Z2016-01-1920152016-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7875TID:201374188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:03Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:08.537192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático |
title |
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático |
spellingShingle |
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático Cavaco, Beatriz da Silva Educação pré-escolar Crianças Fonologia Métodos pedagógicos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático |
title_full |
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático |
title_fullStr |
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático |
title_sort |
O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático |
author |
Cavaco, Beatriz da Silva |
author_facet |
Cavaco, Beatriz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Horta, Maria Helena Martins da Cruz Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavaco, Beatriz da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Crianças Fonologia Métodos pedagógicos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Crianças Fonologia Métodos pedagógicos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-03-17T17:10:53Z 2016-01-19 2016-01-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/7875 TID:201374188 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/7875 |
identifier_str_mv |
TID:201374188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133226079354880 |