O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaco, Beatriz da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7875
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
id RCAP_ae3861f26a83d633e064984ce2b2a66d
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didáticoEducação pré-escolarCriançasFonologiaMétodos pedagógicosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015O Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático» e foi realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2014/2015. A investigação foi realizada num jardim de infância privado, em Faro, em que nos foi percetível a necessidade que as crianças tinham de ser estimuladas ao nível da consciência fonológica. A consciência fonológica é a capacidade de conseguirmos identificar, gerar e manipular as unidades do oral. As crianças têm a capacidade de isolar a palavra e têm a capacidade de identificar as suas unidades fonológicas, ou seja, é a «expressão da sua consciência fonológica» (Freitas, Alves e Costa, 2007, p. 9). Face à realidade por nós analisada, colocaram-se-nos as seguintes questões de pesquisa: «Qual o nível de consciência fonológica das crianças em estudo, testado através da aplicação de subtestes (adaptados de Sim-Sim, 2006)?» e «Será que através da utilização de um instrumento didático específico poderemos contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica das crianças de 3 e 4 anos?». A partir das questões de pesquisa definimos como objetivos do estudo: avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos com base em subtestes adaptados à população portuguesa (Sim-Sim, 2006) e, após a sua avaliação, estimular o desenvolvimento da consciência fonológica através de um instrumento didático construído para o efeito. Este estudo assume um carácter descritivo e experimental, em que se privilegia uma metodologia quantitativa pela pontuação atribuída às respostas verbais das crianças. Os principais resultados obtidos evidenciam que todas as crianças evoluíram nos resultados desde a 1ª à 3.ª aplicação do subteste de definição verbal. Através da utilização do instrumento didático, podemos concluir que as crianças melhoraram a sua pontuação relativa ao desenvolvimento da consciência fonológica.Horta, Maria Helena Martins da CruzSapientiaCavaco, Beatriz da Silva2016-03-17T17:10:53Z2016-01-1920152016-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7875TID:201374188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:03Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:08.537192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático
title O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático
spellingShingle O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático
Cavaco, Beatriz da Silva
Educação pré-escolar
Crianças
Fonologia
Métodos pedagógicos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático
title_full O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático
title_fullStr O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático
title_full_unstemmed O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático
title_sort O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de 3 e 4 anos: a utilização de um instrumento didático
author Cavaco, Beatriz da Silva
author_facet Cavaco, Beatriz da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Horta, Maria Helena Martins da Cruz
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaco, Beatriz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Crianças
Fonologia
Métodos pedagógicos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Crianças
Fonologia
Métodos pedagógicos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-03-17T17:10:53Z
2016-01-19
2016-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/7875
TID:201374188
url http://hdl.handle.net/10400.1/7875
identifier_str_mv TID:201374188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133226079354880