Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Ana Luísa Silva Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4726
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da Saúde
id RCAP_ae4468f1ed1534e15ff7b94e8c25c654
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexosMotivaçãoAutoconceitoGrupo de paresRendimento académicoQualidade de vidaMotivationSelfPeer groupAcademic achievementQuality of lifeDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da SaúdeO presente trabalho tem como objetivo principal verificar a existência de relação entre a Motivação, o Autoconceito e o Suporte Social e Grupo de Pares, considerando o sexo, a idade e o rendimento escolar (notas do 3º Período, a Português e Matemática), em alunos do 7º Ano de Escolaridade. A amostra é constituída por 170 participantes com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos (M = 12,48; DP = 0,740). Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Variáveis Intervenientes na Aprendizagem (VIA), KIDSCREEN – 27, consideramos também as notas escolares do 3º Período, a Português e a Matemática. Os principais resultados alcançados são: Existe relação positiva e significativa entre a motivação e o autoconceito, não apresentando estes dois construtos uma relação positiva com o grupo de pares. Verificamos que existem diferenças na motivação em função do sexo, no entanto, o autoconceito e o grupo de pares não apresentam diferenças entre rapazes e raparigas. A análise das diferenças na motivação, no autoconceito e no grupo de pares em função da idade não revelam diferenças estatisticamente significativas. Para a motivação e para o autoconceito verificamos que existe relação positiva com o rendimento académico, sendo significativa a Português. No entanto, verificamos que não existe relação entre o grupo de pares e o rendimento académico.The present work has as its main objective verify the existence of relationship between Motivation, the Self-Concept and Social Support and Peer Group, whereas the sex, age and school performance (notes of the third period, the Portuguese and Mathematics), students in the seventh grade of schooling. The sample consists of 170 participants aged between 12 and 15 years (M = 12.48; DP = 0.740). The instruments used were the Inventory of Variables Involved in Learning (VIA), KIDSCREEN-27, we also feel school grades of the third Period, the Portuguese and Mathematics. The main achievements are: Positive and significant relationship exists between the motivation and self-concept, not presenting these two constructs a positive relationship with the peer group. We note that there are differences in motivation as a function of gender, however, the self-concept and the peer group not present differences between boys and girls. The analysis of differences in motivation, in the self-concept and in the peer group on the basis of age does not reveal statistically significant differences. For motivation and self-concept that exist positive relationship with academic performance, being significant to Portuguese. However, we note that there is no relationship between the peer group and academic performance.[s.n.]Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaBarradas, Ana Luísa Silva Rocha2015-04-16T07:36:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4726202161269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:04Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:33.625266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos
title Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos
spellingShingle Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos
Barradas, Ana Luísa Silva Rocha
Motivação
Autoconceito
Grupo de pares
Rendimento académico
Qualidade de vida
Motivation
Self
Peer group
Academic achievement
Quality of life
title_short Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos
title_full Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos
title_fullStr Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos
title_full_unstemmed Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos
title_sort Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos
author Barradas, Ana Luísa Silva Rocha
author_facet Barradas, Ana Luísa Silva Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Ana Luísa Silva Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Autoconceito
Grupo de pares
Rendimento académico
Qualidade de vida
Motivation
Self
Peer group
Academic achievement
Quality of life
topic Motivação
Autoconceito
Grupo de pares
Rendimento académico
Qualidade de vida
Motivation
Self
Peer group
Academic achievement
Quality of life
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da Saúde
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-16T07:36:12Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4726
202161269
url http://hdl.handle.net/10284/4726
identifier_str_mv 202161269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130282015588352