O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do Cetelem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/142362
Resumo: Atualmente vivemos num mundo em constante mudança, onde a evolução tecnológica e a economia digital vieram impactar diversos setores, incluindo o setor da banca. A tecnologia aplicada aos serviços financeiros proporcionou uma mudança disruptiva no setor, trazendo novos desafios e novos players de mercado, com soluções mais flexíveis e digitais. Em resultado da evolução tecnológica e da transformação digital, assistimos agora a uma transformação no setor bancário tradicional que está a impulsionar a aposta no digital e na inovação como ferramentas essenciais para acompanhar as novas tendências de mercado. Através da marca comercial Cetelem, o BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal, é um exemplo de entidade a apostar na inovação e na transformação digital para dar resposta aos novos desafios do seu setor, recorrendo a equipas especializadas para o desenvolvimento de novas ideias e projetos digitais que fomentem a transformação digital dos processos internos e dos serviços oferecidos pela entidade, procurando manter uma posição competitiva. Pertencente ao Grupo BNP Paribas, líder europeu em crédito pessoal, o Cetelem foi premiado em 2020 com o Prémio 5 Estrelas no Crédito ao Consumo, sendo distinguido pelos consumidores nas categorias “confiança na marca” e “inovação”. A forte aposta da entidade no digital, torna crucial a compreensão da dinâmica da mesma nas áreas da inovação e transformação digital, assim como a necessidade de perceber o papel da comunicação estratégica para a compreensão e implementação destas temáticas na cultura da empresa. Como tal, este Relatório de Estágio, com recurso a uma revisão da literatura devidamente diversificada e à compilação das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, pretende fundamentar a relevância da aposta no digital e na inovação no setor da banca, nomeadamente no caso específico do Cetelem, e ainda conduzir a uma reflexão quanto à importância da comunicação estratégica para o sucesso da implementação de ecossistemas de inovação e de transformação digital.
id RCAP_aea75eee8486e3c27bbd4c3af95eef24
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/142362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do CetelemCetelemEconomia DigitalTransformação digitalTecnologiaInovaçãoComunicação estratégicaDigital EconomyDigital TransformationTechnologyInnovationStrategic CommunicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAtualmente vivemos num mundo em constante mudança, onde a evolução tecnológica e a economia digital vieram impactar diversos setores, incluindo o setor da banca. A tecnologia aplicada aos serviços financeiros proporcionou uma mudança disruptiva no setor, trazendo novos desafios e novos players de mercado, com soluções mais flexíveis e digitais. Em resultado da evolução tecnológica e da transformação digital, assistimos agora a uma transformação no setor bancário tradicional que está a impulsionar a aposta no digital e na inovação como ferramentas essenciais para acompanhar as novas tendências de mercado. Através da marca comercial Cetelem, o BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal, é um exemplo de entidade a apostar na inovação e na transformação digital para dar resposta aos novos desafios do seu setor, recorrendo a equipas especializadas para o desenvolvimento de novas ideias e projetos digitais que fomentem a transformação digital dos processos internos e dos serviços oferecidos pela entidade, procurando manter uma posição competitiva. Pertencente ao Grupo BNP Paribas, líder europeu em crédito pessoal, o Cetelem foi premiado em 2020 com o Prémio 5 Estrelas no Crédito ao Consumo, sendo distinguido pelos consumidores nas categorias “confiança na marca” e “inovação”. A forte aposta da entidade no digital, torna crucial a compreensão da dinâmica da mesma nas áreas da inovação e transformação digital, assim como a necessidade de perceber o papel da comunicação estratégica para a compreensão e implementação destas temáticas na cultura da empresa. Como tal, este Relatório de Estágio, com recurso a uma revisão da literatura devidamente diversificada e à compilação das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, pretende fundamentar a relevância da aposta no digital e na inovação no setor da banca, nomeadamente no caso específico do Cetelem, e ainda conduzir a uma reflexão quanto à importância da comunicação estratégica para o sucesso da implementação de ecossistemas de inovação e de transformação digital.Our world is constantly evolving and the rapid development of new technologies and of the digital economy has had considerable impact on several sectors. This includes the banking sector, where technology applied to financial services has been a disruptive force in the industry bringing varied challenges and new market players with more flexible and digital solutions. Accordingly, we are now noticing a transformation in the traditional banking sector that is shifting its focus to digital and innovation tools, recognizing them as essential to keep up with new market trends. Using its Cetelem commercial brand, BNP Paribas Personal Finance, S.A., Portuguese branch, is an example of such an investment in innovation and digital transformation to meet the new challenges of its sector. To maintain a competitive approach, specialized teams within the bank develop new ideas and projects that allow the digital transformation of internal processes and services offered. Cetelem is part of the BNP Paribas Group, the European leader in personal loans, and was awarded the 5-star Consumer Credit Award in 2020 and further acclaimed by consumers in the “brand trust” and “innovation” categories. Because of Cetelem’s strong bet on the digital, it is crucial to understand the dynamics of innovation and digital transformation, as well as the role of strategic communication as a tool to better understand and implement these novel approaches within the bank. As such, this Internship Report makes use of a broad literature review and a comprehensive description of the activities developed throughout the internship, to demonstrate the relevance of betting on digital tools and innovation in the banking sector, considering the particular case of Cetelem. Furthermore, this report paves the way to a reflection on the importance of strategic communication for the successful implementation of innovation ecosystems and digital transformation.Martins, Luís Filipe Leite de Castro de OliveiraRUNSilva, Inês Santos2022-07-25T08:41:02Z2022-06-032022-02-182022-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/142362TID:203036336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:19:58Zoai:run.unl.pt:10362/142362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:16.371629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do Cetelem
title O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do Cetelem
spellingShingle O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do Cetelem
Silva, Inês Santos
Cetelem
Economia Digital
Transformação digital
Tecnologia
Inovação
Comunicação estratégica
Digital Economy
Digital Transformation
Technology
Innovation
Strategic Communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do Cetelem
title_full O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do Cetelem
title_fullStr O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do Cetelem
title_full_unstemmed O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do Cetelem
title_sort O Impacto da Comunicação Estratégica na Transformação Tecnológica do Setor Bancário - O Caso do Cetelem
author Silva, Inês Santos
author_facet Silva, Inês Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Luís Filipe Leite de Castro de Oliveira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Inês Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cetelem
Economia Digital
Transformação digital
Tecnologia
Inovação
Comunicação estratégica
Digital Economy
Digital Transformation
Technology
Innovation
Strategic Communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Cetelem
Economia Digital
Transformação digital
Tecnologia
Inovação
Comunicação estratégica
Digital Economy
Digital Transformation
Technology
Innovation
Strategic Communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Atualmente vivemos num mundo em constante mudança, onde a evolução tecnológica e a economia digital vieram impactar diversos setores, incluindo o setor da banca. A tecnologia aplicada aos serviços financeiros proporcionou uma mudança disruptiva no setor, trazendo novos desafios e novos players de mercado, com soluções mais flexíveis e digitais. Em resultado da evolução tecnológica e da transformação digital, assistimos agora a uma transformação no setor bancário tradicional que está a impulsionar a aposta no digital e na inovação como ferramentas essenciais para acompanhar as novas tendências de mercado. Através da marca comercial Cetelem, o BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal, é um exemplo de entidade a apostar na inovação e na transformação digital para dar resposta aos novos desafios do seu setor, recorrendo a equipas especializadas para o desenvolvimento de novas ideias e projetos digitais que fomentem a transformação digital dos processos internos e dos serviços oferecidos pela entidade, procurando manter uma posição competitiva. Pertencente ao Grupo BNP Paribas, líder europeu em crédito pessoal, o Cetelem foi premiado em 2020 com o Prémio 5 Estrelas no Crédito ao Consumo, sendo distinguido pelos consumidores nas categorias “confiança na marca” e “inovação”. A forte aposta da entidade no digital, torna crucial a compreensão da dinâmica da mesma nas áreas da inovação e transformação digital, assim como a necessidade de perceber o papel da comunicação estratégica para a compreensão e implementação destas temáticas na cultura da empresa. Como tal, este Relatório de Estágio, com recurso a uma revisão da literatura devidamente diversificada e à compilação das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio, pretende fundamentar a relevância da aposta no digital e na inovação no setor da banca, nomeadamente no caso específico do Cetelem, e ainda conduzir a uma reflexão quanto à importância da comunicação estratégica para o sucesso da implementação de ecossistemas de inovação e de transformação digital.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25T08:41:02Z
2022-06-03
2022-02-18
2022-06-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/142362
TID:203036336
url http://hdl.handle.net/10362/142362
identifier_str_mv TID:203036336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138100056686592