Desenvolver a competência lexical em crianças do Pré-escolar: uma experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2681 |
Resumo: | O presente relatório apresenta o percurso realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Paralelamente, desenvolveu-se um breve trabalho de investigação, no âmbito da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, com o objetivo de desenvolver a competência lexical num grupo de crianças da Educação Pré-Escolar de um jardim de infância de uma freguesia rural de Viana do Castelo. Para elaboração deste projeto, foram elaboradas as seguintes questões de partida: 1) Como desenvolver a consciência lexical em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar? 2)Que impacto podem ter essas propostas no desenvolvimento lexical destas crianças?, a que correspondem dois objetivos: i) apresentar um conjunto de propostas que possibilitem o desenvolvimento da consciência lexical em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e ii) analisar o impacto dessas propostas no desenvolvimento da consciência lexical das crianças. A nível metodológico, trata-se de um trabalho de cariz qualitativo com design de estudo de caso, tendo-se selecionado seis crianças. Os métodos de recolha de dados utilizados foram a observação, documentos das crianças, meios audiovisuais, pré-teste e pós-teste. Os resultados permitem concluir que este tipo de abordagem ajuda as crianças a desenvolver as competências de oralidade, mobilizando vocabulário quer em tarefas de nomeação quer em tarefas de definição verbal. A maior evolução foi sentida nas tarefas de definição verbal, nomeadamente na definição categorial particularizada, com implicações mais evidentes nas crianças que, no pré-teste, obtiveram pontuações mais baixas. |
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Desenvolver a competência lexical em crianças do Pré-escolar: uma experiênciaEducação Pré-escolarConsciência lexicalNomeaçãoDefinição verbalPreschool educationLexical awarenessNominationVerbal definitionO presente relatório apresenta o percurso realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Paralelamente, desenvolveu-se um breve trabalho de investigação, no âmbito da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, com o objetivo de desenvolver a competência lexical num grupo de crianças da Educação Pré-Escolar de um jardim de infância de uma freguesia rural de Viana do Castelo. Para elaboração deste projeto, foram elaboradas as seguintes questões de partida: 1) Como desenvolver a consciência lexical em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar? 2)Que impacto podem ter essas propostas no desenvolvimento lexical destas crianças?, a que correspondem dois objetivos: i) apresentar um conjunto de propostas que possibilitem o desenvolvimento da consciência lexical em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e ii) analisar o impacto dessas propostas no desenvolvimento da consciência lexical das crianças. A nível metodológico, trata-se de um trabalho de cariz qualitativo com design de estudo de caso, tendo-se selecionado seis crianças. Os métodos de recolha de dados utilizados foram a observação, documentos das crianças, meios audiovisuais, pré-teste e pós-teste. Os resultados permitem concluir que este tipo de abordagem ajuda as crianças a desenvolver as competências de oralidade, mobilizando vocabulário quer em tarefas de nomeação quer em tarefas de definição verbal. A maior evolução foi sentida nas tarefas de definição verbal, nomeadamente na definição categorial particularizada, com implicações mais evidentes nas crianças que, no pré-teste, obtiveram pontuações mais baixas.This report presents the path taken during the 2nd year of the Supervised Teaching Practice course of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. In parallel, a brief research work was developed, in the scope of Oral Language and Written Approach, with the objective of developing lexical competence in a group of preschool children from a kindergarten in a rural parish of Viana do Castelo. For the development of this project, the following starting questions were developed: 1) How to develop lexical awareness in preschool children?, 2)What impact might these proposals have on the lexical development of these children?, which correspond to two objectives: i) to present a set of proposals that enable the development of lexical awareness in children attending Pre-School Education e ii) analyze the impact of these proposals on the development of children's lexical awareness. From a methodological point of view, this is a qualitative study with case study design, and six children were selected. The data collection methods used were observation, children's documents, audiovisual media, pre-test and post-test. The results allow us to conclude that this type of approach helps children to develop speaking skills, mobilizing vocabulary both in naming tasks and verbal definition tasks. The greatest evolution was felt in verbal definition tasks, namely in the particularized categorical definition, with more evident implications in children who, in the pre-test, scored lower.2022-03-11T14:19:00Z2022-01-24T00:00:00Z2022-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2681TID:202961141porDuarte, Carolina Liliana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:25Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:31.373440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório apresenta o percurso realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Paralelamente, desenvolveu-se um breve trabalho de investigação, no âmbito da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, com o objetivo de desenvolver a competência lexical num grupo de crianças da Educação Pré-Escolar de um jardim de infância de uma freguesia rural de Viana do Castelo. Para elaboração deste projeto, foram elaboradas as seguintes questões de partida: 1) Como desenvolver a consciência lexical em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar? 2)Que impacto podem ter essas propostas no desenvolvimento lexical destas crianças?, a que correspondem dois objetivos: i) apresentar um conjunto de propostas que possibilitem o desenvolvimento da consciência lexical em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e ii) analisar o impacto dessas propostas no desenvolvimento da consciência lexical das crianças. A nível metodológico, trata-se de um trabalho de cariz qualitativo com design de estudo de caso, tendo-se selecionado seis crianças. Os métodos de recolha de dados utilizados foram a observação, documentos das crianças, meios audiovisuais, pré-teste e pós-teste. Os resultados permitem concluir que este tipo de abordagem ajuda as crianças a desenvolver as competências de oralidade, mobilizando vocabulário quer em tarefas de nomeação quer em tarefas de definição verbal. A maior evolução foi sentida nas tarefas de definição verbal, nomeadamente na definição categorial particularizada, com implicações mais evidentes nas crianças que, no pré-teste, obtiveram pontuações mais baixas. |
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