Desenvolver a competência lexical em crianças do Pré-escolar: uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Carolina Liliana da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2681
Resumo: O presente relatório apresenta o percurso realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Paralelamente, desenvolveu-se um breve trabalho de investigação, no âmbito da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, com o objetivo de desenvolver a competência lexical num grupo de crianças da Educação Pré-Escolar de um jardim de infância de uma freguesia rural de Viana do Castelo. Para elaboração deste projeto, foram elaboradas as seguintes questões de partida: 1) Como desenvolver a consciência lexical em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar? 2)Que impacto podem ter essas propostas no desenvolvimento lexical destas crianças?, a que correspondem dois objetivos: i) apresentar um conjunto de propostas que possibilitem o desenvolvimento da consciência lexical em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e ii) analisar o impacto dessas propostas no desenvolvimento da consciência lexical das crianças. A nível metodológico, trata-se de um trabalho de cariz qualitativo com design de estudo de caso, tendo-se selecionado seis crianças. Os métodos de recolha de dados utilizados foram a observação, documentos das crianças, meios audiovisuais, pré-teste e pós-teste. Os resultados permitem concluir que este tipo de abordagem ajuda as crianças a desenvolver as competências de oralidade, mobilizando vocabulário quer em tarefas de nomeação quer em tarefas de definição verbal. A maior evolução foi sentida nas tarefas de definição verbal, nomeadamente na definição categorial particularizada, com implicações mais evidentes nas crianças que, no pré-teste, obtiveram pontuações mais baixas.
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