CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavadas, Bento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Raquel, Sacramento, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3184
Resumo: A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da frequência cardíaca” foi implementada num contexto interdisciplinar entre as unidades curriculares deBiologia Humana e Saúde e Estatística e Probabilidadesdo curso de licenciatura em Educação Básica. Participaram noveestudantes, dois docentes da área das Ciências e uma docenteda área da Matemática.Este relato apresenta os resultados obtidos pelos estudantes na realização de um conjunto de tarefas interdisciplinares, focadas em análises estatísticas darelação entre diferentes tipos de atividade física com a frequência cardíaca.O feedback da implementação da atividade por parte das estudantes salienta a necessidade de repensar a gestão do tempo, no entanto, os resultados dão ênfase à importância de abordagens interdisciplinares na formação inicial de professores.
id RCAP_aecc494b8f78bb0ca14afca0452ca77e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíacaCreativelab_Sci&math | Heart rate statisticsCreativelab_Sci&math | Estadísticas de la frecuencia cardiacabiologia humanaestatísticaformação inicial de professoresfrequência cardíacainterdisciplinaridadehuman biologystatisticsteacher education programsheart rateinterdisciplinary approachbiología humanaestadísticaformación inicial del profesoradofrecuencia cardiacainterdisciplinariedadA atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da frequência cardíaca” foi implementada num contexto interdisciplinar entre as unidades curriculares deBiologia Humana e Saúde e Estatística e Probabilidadesdo curso de licenciatura em Educação Básica. Participaram noveestudantes, dois docentes da área das Ciências e uma docenteda área da Matemática.Este relato apresenta os resultados obtidos pelos estudantes na realização de um conjunto de tarefas interdisciplinares, focadas em análises estatísticas darelação entre diferentes tipos de atividade física com a frequência cardíaca.O feedback da implementação da atividade por parte das estudantes salienta a necessidade de repensar a gestão do tempo, no entanto, os resultados dão ênfase à importância de abordagens interdisciplinares na formação inicial de professores.The “CreativeLab_Sci&Math: Heart rate statistics” activity was implemented in an interdisciplinary context between the course of Human Biology and Health and Statistics and Probabilities of a teacher education program. Nine students two professors from sciences and one from mathematics, participated in the activity. This report presents the results obtained by students in carrying out a set of interdisciplinary tasks, focused on statistical analysis of the relationship between different types of physical activity with heart rate. The feedback on the implementation of the activity given by the students highlights the need to rethink time management. Nevertheless, results emphasize the importance of interdisciplinary approaches in teacher education programs.La actividad "CreativeLab_Sci&Math: Estadísticas de la frecuencia cardiaca" se implementó en un contexto interdisciplinar entre las unidades curriculares de Biología Humana y Salud y Estadísticas y Probabilidades del curso de grado de Educación Básica. Participaron nueve estudiantes, dos profesores de Ciencias y un maestro de Matemáticas. Este informe presenta los resultados obtenidos por los estudiantes en la realización de un conjunto de tareas interdisciplinares, centradas en el análisis estadístico de la relación entre los diferentes tipos de actividad física con la frecuencia cardíaca. La evaluación de la implementación de la actividad por parte de los estudiantes resalta la necesidad de repensar la gestión del tiempo; sin embargo, los resultados enfatizan la importancia de los enfoques interdisciplinares en la formación inicial del profesorado.APEduCRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCavadas, BentoSantos, RaquelSacramento, Sara2021-01-01T22:03:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3184porCavadas, B., Santos, R., & Sacramento, S. (2020). CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca. APEduC Revista, 1(2), 159-174.2184-7436info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:47Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:01.935700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
Creativelab_Sci&math | Heart rate statistics
Creativelab_Sci&math | Estadísticas de la frecuencia cardiaca
title CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
spellingShingle CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
Cavadas, Bento
biologia humana
estatística
formação inicial de professores
frequência cardíaca
interdisciplinaridade
human biology
statistics
teacher education programs
heart rate
interdisciplinary approach
biología humana
estadística
formación inicial del profesorado
frecuencia cardiaca
interdisciplinariedad
title_short CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
title_full CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
title_fullStr CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
title_full_unstemmed CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
title_sort CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
author Cavadas, Bento
author_facet Cavadas, Bento
Santos, Raquel
Sacramento, Sara
author_role author
author2 Santos, Raquel
Sacramento, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavadas, Bento
Santos, Raquel
Sacramento, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv biologia humana
estatística
formação inicial de professores
frequência cardíaca
interdisciplinaridade
human biology
statistics
teacher education programs
heart rate
interdisciplinary approach
biología humana
estadística
formación inicial del profesorado
frecuencia cardiaca
interdisciplinariedad
topic biologia humana
estatística
formação inicial de professores
frequência cardíaca
interdisciplinaridade
human biology
statistics
teacher education programs
heart rate
interdisciplinary approach
biología humana
estadística
formación inicial del profesorado
frecuencia cardiaca
interdisciplinariedad
description A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da frequência cardíaca” foi implementada num contexto interdisciplinar entre as unidades curriculares deBiologia Humana e Saúde e Estatística e Probabilidadesdo curso de licenciatura em Educação Básica. Participaram noveestudantes, dois docentes da área das Ciências e uma docenteda área da Matemática.Este relato apresenta os resultados obtidos pelos estudantes na realização de um conjunto de tarefas interdisciplinares, focadas em análises estatísticas darelação entre diferentes tipos de atividade física com a frequência cardíaca.O feedback da implementação da atividade por parte das estudantes salienta a necessidade de repensar a gestão do tempo, no entanto, os resultados dão ênfase à importância de abordagens interdisciplinares na formação inicial de professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T22:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3184
url http://hdl.handle.net/10400.15/3184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cavadas, B., Santos, R., & Sacramento, S. (2020). CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca. APEduC Revista, 1(2), 159-174.
2184-7436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APEduC
publisher.none.fl_str_mv APEduC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137039441985536