CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3184 |
Resumo: | A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da frequência cardíaca” foi implementada num contexto interdisciplinar entre as unidades curriculares deBiologia Humana e Saúde e Estatística e Probabilidadesdo curso de licenciatura em Educação Básica. Participaram noveestudantes, dois docentes da área das Ciências e uma docenteda área da Matemática.Este relato apresenta os resultados obtidos pelos estudantes na realização de um conjunto de tarefas interdisciplinares, focadas em análises estatísticas darelação entre diferentes tipos de atividade física com a frequência cardíaca.O feedback da implementação da atividade por parte das estudantes salienta a necessidade de repensar a gestão do tempo, no entanto, os resultados dão ênfase à importância de abordagens interdisciplinares na formação inicial de professores. |
id |
RCAP_aecc494b8f78bb0ca14afca0452ca77e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3184 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíacaCreativelab_Sci&math | Heart rate statisticsCreativelab_Sci&math | Estadísticas de la frecuencia cardiacabiologia humanaestatísticaformação inicial de professoresfrequência cardíacainterdisciplinaridadehuman biologystatisticsteacher education programsheart rateinterdisciplinary approachbiología humanaestadísticaformación inicial del profesoradofrecuencia cardiacainterdisciplinariedadA atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da frequência cardíaca” foi implementada num contexto interdisciplinar entre as unidades curriculares deBiologia Humana e Saúde e Estatística e Probabilidadesdo curso de licenciatura em Educação Básica. Participaram noveestudantes, dois docentes da área das Ciências e uma docenteda área da Matemática.Este relato apresenta os resultados obtidos pelos estudantes na realização de um conjunto de tarefas interdisciplinares, focadas em análises estatísticas darelação entre diferentes tipos de atividade física com a frequência cardíaca.O feedback da implementação da atividade por parte das estudantes salienta a necessidade de repensar a gestão do tempo, no entanto, os resultados dão ênfase à importância de abordagens interdisciplinares na formação inicial de professores.The “CreativeLab_Sci&Math: Heart rate statistics” activity was implemented in an interdisciplinary context between the course of Human Biology and Health and Statistics and Probabilities of a teacher education program. Nine students two professors from sciences and one from mathematics, participated in the activity. This report presents the results obtained by students in carrying out a set of interdisciplinary tasks, focused on statistical analysis of the relationship between different types of physical activity with heart rate. The feedback on the implementation of the activity given by the students highlights the need to rethink time management. Nevertheless, results emphasize the importance of interdisciplinary approaches in teacher education programs.La actividad "CreativeLab_Sci&Math: Estadísticas de la frecuencia cardiaca" se implementó en un contexto interdisciplinar entre las unidades curriculares de Biología Humana y Salud y Estadísticas y Probabilidades del curso de grado de Educación Básica. Participaron nueve estudiantes, dos profesores de Ciencias y un maestro de Matemáticas. Este informe presenta los resultados obtenidos por los estudiantes en la realización de un conjunto de tareas interdisciplinares, centradas en el análisis estadístico de la relación entre los diferentes tipos de actividad física con la frecuencia cardíaca. La evaluación de la implementación de la actividad por parte de los estudiantes resalta la necesidad de repensar la gestión del tiempo; sin embargo, los resultados enfatizan la importancia de los enfoques interdisciplinares en la formación inicial del profesorado.APEduCRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCavadas, BentoSantos, RaquelSacramento, Sara2021-01-01T22:03:29Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3184porCavadas, B., Santos, R., & Sacramento, S. (2020). CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca. APEduC Revista, 1(2), 159-174.2184-7436info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:47Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:01.935700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca Creativelab_Sci&math | Heart rate statistics Creativelab_Sci&math | Estadísticas de la frecuencia cardiaca |
title |
CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca |
spellingShingle |
CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca Cavadas, Bento biologia humana estatística formação inicial de professores frequência cardíaca interdisciplinaridade human biology statistics teacher education programs heart rate interdisciplinary approach biología humana estadística formación inicial del profesorado frecuencia cardiaca interdisciplinariedad |
title_short |
CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca |
title_full |
CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca |
title_fullStr |
CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca |
title_full_unstemmed |
CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca |
title_sort |
CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca |
author |
Cavadas, Bento |
author_facet |
Cavadas, Bento Santos, Raquel Sacramento, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Raquel Sacramento, Sara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavadas, Bento Santos, Raquel Sacramento, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
biologia humana estatística formação inicial de professores frequência cardíaca interdisciplinaridade human biology statistics teacher education programs heart rate interdisciplinary approach biología humana estadística formación inicial del profesorado frecuencia cardiaca interdisciplinariedad |
topic |
biologia humana estatística formação inicial de professores frequência cardíaca interdisciplinaridade human biology statistics teacher education programs heart rate interdisciplinary approach biología humana estadística formación inicial del profesorado frecuencia cardiaca interdisciplinariedad |
description |
A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da frequência cardíaca” foi implementada num contexto interdisciplinar entre as unidades curriculares deBiologia Humana e Saúde e Estatística e Probabilidadesdo curso de licenciatura em Educação Básica. Participaram noveestudantes, dois docentes da área das Ciências e uma docenteda área da Matemática.Este relato apresenta os resultados obtidos pelos estudantes na realização de um conjunto de tarefas interdisciplinares, focadas em análises estatísticas darelação entre diferentes tipos de atividade física com a frequência cardíaca.O feedback da implementação da atividade por parte das estudantes salienta a necessidade de repensar a gestão do tempo, no entanto, os resultados dão ênfase à importância de abordagens interdisciplinares na formação inicial de professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T22:03:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3184 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cavadas, B., Santos, R., & Sacramento, S. (2020). CreativeLab_Sci&Math | Estatísticas da frequência cardíaca. APEduC Revista, 1(2), 159-174. 2184-7436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APEduC |
publisher.none.fl_str_mv |
APEduC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137039441985536 |