Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14761 |
Resumo: | O presente relatório de estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionado (PES) inscrita no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB. O teor do relatório, de forma a habilitar para a docência nas áreas específicas, apresenta e representa todo o percurso realizado no decorrer da licenciatura e mestrado, em consonância com a elucidação das pedras basilares teóricas e legais que suportaram toda a ação. Assumindo o relatório um cariz reflexivo e indagador, estabelecido através da relação teoria-prática, é possível reconhecer a presença da metodologia de Investigação-Ação, submersa nas suas quatro fases – observação, planificação, ação e reflexão –, assim como o papel conferido à supervisão. Paralelamente, é dado destaque à coadjuvação desenvolvida com o par pedagógico da professora estagiária e com os professores cooperantes e institucionais, que permitiram um desenvolvimento holístico, a nível pessoal, profissional e social. A partir de uma convergência de pressupostos teóricos, didáticos e pedagógicos são apresentadas as ações desenvolvidas no decorrer das regências e dos projetos educativos e iniciativas, confluindo na componente investigativa, que pretendia ressaltar a preponderância da implementação de atividades educativas gamificadas no incremento de um efetivo e produtivo envolvimento no processo de aprendizagem. Na verdade, toda a ação pretendeu proporcionar este envolvimento, enquanto motriz de um processo de aprendizagem significativo, pois tal como proferido no título do presente relatório: Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem. |
id |
RCAP_af076ab4d3d824c76422a3ac446aaa84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14761 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagemEnvolvimentoGamificaçãoInvestigação-AçãoPrática de Ensino SupervisionadaPrática PedagógicaGamificationResearch-actionSupervised Teaching PracticePedagogical PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionado (PES) inscrita no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB. O teor do relatório, de forma a habilitar para a docência nas áreas específicas, apresenta e representa todo o percurso realizado no decorrer da licenciatura e mestrado, em consonância com a elucidação das pedras basilares teóricas e legais que suportaram toda a ação. Assumindo o relatório um cariz reflexivo e indagador, estabelecido através da relação teoria-prática, é possível reconhecer a presença da metodologia de Investigação-Ação, submersa nas suas quatro fases – observação, planificação, ação e reflexão –, assim como o papel conferido à supervisão. Paralelamente, é dado destaque à coadjuvação desenvolvida com o par pedagógico da professora estagiária e com os professores cooperantes e institucionais, que permitiram um desenvolvimento holístico, a nível pessoal, profissional e social. A partir de uma convergência de pressupostos teóricos, didáticos e pedagógicos são apresentadas as ações desenvolvidas no decorrer das regências e dos projetos educativos e iniciativas, confluindo na componente investigativa, que pretendia ressaltar a preponderância da implementação de atividades educativas gamificadas no incremento de um efetivo e produtivo envolvimento no processo de aprendizagem. Na verdade, toda a ação pretendeu proporcionar este envolvimento, enquanto motriz de um processo de aprendizagem significativo, pois tal como proferido no título do presente relatório: Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem.This internship report emerges within the Curricular Unit (CU) of supervised teaching practice enrolled in the study plan of the Masters in Education of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd CBE. The content of the report, in order to qualify for teaching in the specific areas, presents and represents the entire course taken during the course of the degree and master's degree, in line with the elucidation of the theoretical and legal basic stones that supported the action. Taking the report as a reflective and inquiring one, established through the theory-practice relationship, it is possible to recognize the presence of the Research-Action methodology submerged in its phases - observation, planning, action and reflection - as well as the role conferred to supervision. Withal, emphasis is placed on the coadjuvation developed with the pedagogical pair of the trainee teacher as well as the cooperating institutional teachers that have allowed a holistic development, on a personal, professional and social level From a convergence of theoretical, didactic and pedagogical presuppositions, the actions developed during the regencies and the educational projects and initiatives are presented, converging in the research component that aimed to emphasize the preponderance of the implementation of gamified educational activities with the increase in effective and productive involvement in the learning process. All action intends to provide this involvement, as the driving force of a meaningful learning process, as it is stated in the title of this report: A small step in involvement, a giant leap into learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José AlexandreQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAndrade, Ana Francisca Peneda2019-10-29T14:46:18Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14761TID:202310370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:33.393157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem |
title |
Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem |
spellingShingle |
Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem Andrade, Ana Francisca Peneda Envolvimento Gamificação Investigação-Ação Prática de Ensino Supervisionada Prática Pedagógica Gamification Research-action Supervised Teaching Practice Pedagogical Practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem |
title_full |
Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem |
title_fullStr |
Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem |
title_sort |
Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem |
author |
Andrade, Ana Francisca Peneda |
author_facet |
Andrade, Ana Francisca Peneda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, José Alexandre Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Ana Francisca Peneda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento Gamificação Investigação-Ação Prática de Ensino Supervisionada Prática Pedagógica Gamification Research-action Supervised Teaching Practice Pedagogical Practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Envolvimento Gamificação Investigação-Ação Prática de Ensino Supervisionada Prática Pedagógica Gamification Research-action Supervised Teaching Practice Pedagogical Practice Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionado (PES) inscrita no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB. O teor do relatório, de forma a habilitar para a docência nas áreas específicas, apresenta e representa todo o percurso realizado no decorrer da licenciatura e mestrado, em consonância com a elucidação das pedras basilares teóricas e legais que suportaram toda a ação. Assumindo o relatório um cariz reflexivo e indagador, estabelecido através da relação teoria-prática, é possível reconhecer a presença da metodologia de Investigação-Ação, submersa nas suas quatro fases – observação, planificação, ação e reflexão –, assim como o papel conferido à supervisão. Paralelamente, é dado destaque à coadjuvação desenvolvida com o par pedagógico da professora estagiária e com os professores cooperantes e institucionais, que permitiram um desenvolvimento holístico, a nível pessoal, profissional e social. A partir de uma convergência de pressupostos teóricos, didáticos e pedagógicos são apresentadas as ações desenvolvidas no decorrer das regências e dos projetos educativos e iniciativas, confluindo na componente investigativa, que pretendia ressaltar a preponderância da implementação de atividades educativas gamificadas no incremento de um efetivo e produtivo envolvimento no processo de aprendizagem. Na verdade, toda a ação pretendeu proporcionar este envolvimento, enquanto motriz de um processo de aprendizagem significativo, pois tal como proferido no título do presente relatório: Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29T14:46:18Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14761 TID:202310370 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14761 |
identifier_str_mv |
TID:202310370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131437782269952 |