Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Francisca Peneda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14761
Resumo: O presente relatório de estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionado (PES) inscrita no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB. O teor do relatório, de forma a habilitar para a docência nas áreas específicas, apresenta e representa todo o percurso realizado no decorrer da licenciatura e mestrado, em consonância com a elucidação das pedras basilares teóricas e legais que suportaram toda a ação. Assumindo o relatório um cariz reflexivo e indagador, estabelecido através da relação teoria-prática, é possível reconhecer a presença da metodologia de Investigação-Ação, submersa nas suas quatro fases – observação, planificação, ação e reflexão –, assim como o papel conferido à supervisão. Paralelamente, é dado destaque à coadjuvação desenvolvida com o par pedagógico da professora estagiária e com os professores cooperantes e institucionais, que permitiram um desenvolvimento holístico, a nível pessoal, profissional e social. A partir de uma convergência de pressupostos teóricos, didáticos e pedagógicos são apresentadas as ações desenvolvidas no decorrer das regências e dos projetos educativos e iniciativas, confluindo na componente investigativa, que pretendia ressaltar a preponderância da implementação de atividades educativas gamificadas no incremento de um efetivo e produtivo envolvimento no processo de aprendizagem. Na verdade, toda a ação pretendeu proporcionar este envolvimento, enquanto motriz de um processo de aprendizagem significativo, pois tal como proferido no título do presente relatório: Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem.
id RCAP_af076ab4d3d824c76422a3ac446aaa84
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagemEnvolvimentoGamificaçãoInvestigação-AçãoPrática de Ensino SupervisionadaPrática PedagógicaGamificationResearch-actionSupervised Teaching PracticePedagogical PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionado (PES) inscrita no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB. O teor do relatório, de forma a habilitar para a docência nas áreas específicas, apresenta e representa todo o percurso realizado no decorrer da licenciatura e mestrado, em consonância com a elucidação das pedras basilares teóricas e legais que suportaram toda a ação. Assumindo o relatório um cariz reflexivo e indagador, estabelecido através da relação teoria-prática, é possível reconhecer a presença da metodologia de Investigação-Ação, submersa nas suas quatro fases – observação, planificação, ação e reflexão –, assim como o papel conferido à supervisão. Paralelamente, é dado destaque à coadjuvação desenvolvida com o par pedagógico da professora estagiária e com os professores cooperantes e institucionais, que permitiram um desenvolvimento holístico, a nível pessoal, profissional e social. A partir de uma convergência de pressupostos teóricos, didáticos e pedagógicos são apresentadas as ações desenvolvidas no decorrer das regências e dos projetos educativos e iniciativas, confluindo na componente investigativa, que pretendia ressaltar a preponderância da implementação de atividades educativas gamificadas no incremento de um efetivo e produtivo envolvimento no processo de aprendizagem. Na verdade, toda a ação pretendeu proporcionar este envolvimento, enquanto motriz de um processo de aprendizagem significativo, pois tal como proferido no título do presente relatório: Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem.This internship report emerges within the Curricular Unit (CU) of supervised teaching practice enrolled in the study plan of the Masters in Education of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd CBE. The content of the report, in order to qualify for teaching in the specific areas, presents and represents the entire course taken during the course of the degree and master's degree, in line with the elucidation of the theoretical and legal basic stones that supported the action. Taking the report as a reflective and inquiring one, established through the theory-practice relationship, it is possible to recognize the presence of the Research-Action methodology submerged in its phases - observation, planning, action and reflection - as well as the role conferred to supervision. Withal, emphasis is placed on the coadjuvation developed with the pedagogical pair of the trainee teacher as well as the cooperating institutional teachers that have allowed a holistic development, on a personal, professional and social level From a convergence of theoretical, didactic and pedagogical presuppositions, the actions developed during the regencies and the educational projects and initiatives are presented, converging in the research component that aimed to emphasize the preponderance of the implementation of gamified educational activities with the increase in effective and productive involvement in the learning process. All action intends to provide this involvement, as the driving force of a meaningful learning process, as it is stated in the title of this report: A small step in involvement, a giant leap into learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José AlexandreQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAndrade, Ana Francisca Peneda2019-10-29T14:46:18Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14761TID:202310370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:33.393157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem
title Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem
spellingShingle Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem
Andrade, Ana Francisca Peneda
Envolvimento
Gamificação
Investigação-Ação
Prática de Ensino Supervisionada
Prática Pedagógica
Gamification
Research-action
Supervised Teaching Practice
Pedagogical Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem
title_full Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem
title_fullStr Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem
title_full_unstemmed Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem
title_sort Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem
author Andrade, Ana Francisca Peneda
author_facet Andrade, Ana Francisca Peneda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Alexandre
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ana Francisca Peneda
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento
Gamificação
Investigação-Ação
Prática de Ensino Supervisionada
Prática Pedagógica
Gamification
Research-action
Supervised Teaching Practice
Pedagogical Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Envolvimento
Gamificação
Investigação-Ação
Prática de Ensino Supervisionada
Prática Pedagógica
Gamification
Research-action
Supervised Teaching Practice
Pedagogical Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionado (PES) inscrita no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB. O teor do relatório, de forma a habilitar para a docência nas áreas específicas, apresenta e representa todo o percurso realizado no decorrer da licenciatura e mestrado, em consonância com a elucidação das pedras basilares teóricas e legais que suportaram toda a ação. Assumindo o relatório um cariz reflexivo e indagador, estabelecido através da relação teoria-prática, é possível reconhecer a presença da metodologia de Investigação-Ação, submersa nas suas quatro fases – observação, planificação, ação e reflexão –, assim como o papel conferido à supervisão. Paralelamente, é dado destaque à coadjuvação desenvolvida com o par pedagógico da professora estagiária e com os professores cooperantes e institucionais, que permitiram um desenvolvimento holístico, a nível pessoal, profissional e social. A partir de uma convergência de pressupostos teóricos, didáticos e pedagógicos são apresentadas as ações desenvolvidas no decorrer das regências e dos projetos educativos e iniciativas, confluindo na componente investigativa, que pretendia ressaltar a preponderância da implementação de atividades educativas gamificadas no incremento de um efetivo e produtivo envolvimento no processo de aprendizagem. Na verdade, toda a ação pretendeu proporcionar este envolvimento, enquanto motriz de um processo de aprendizagem significativo, pois tal como proferido no título do presente relatório: Um pequeno passo no envolvimento, um salto gigante para a aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T14:46:18Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14761
TID:202310370
url http://hdl.handle.net/10400.22/14761
identifier_str_mv TID:202310370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131437782269952