Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comum
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1167 |
Resumo: | Nos últimos anos têm-se verificado grandes mudanças no contexto de Educação em Portugal. Com o intuito de compreender estas mudanças e refletir sobre as mesmas, este trabalho apresenta parte da evolução de uma estagiária enquanto profissional de educação, durante a sua prática pedagógica, tentando demonstrar de que modo é que esta atuou, bem como em que teorias se baseou, sustentando toda a intervenção educativa. Neste estudo, optou-se por uma perspetiva de investigação qualitativa, com caraterísticas de uma investigação/ação, pois o seu percurso que exigiu uma constante reflexão e alteração de planos, tendo sido o profissional capaz de, perante uma situação, se organizar, se questionar, visando a compreensão da situação e posterior solução, utilizando a observação como procedimento de recolha de dados. Foram intervenientes deste estudo dois grupos diferenciados, a saber: um constituído por vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos e outro por vinte e seis crianças de seis anos, de uma turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Ao longo deste relatório a estagiária defende a criança como um ser único que vai construindo o seu conhecimento através dos estímulos que o profissional proporciona. É apresentada, também, uma comparação entre a intervenção educativa realizada na Educação Pré-Escolar (EdPE) e no 1º CEB, refletindo sobre o papel de um profissional com habilitação generalista. Concluí-se que este profissional, devido ao seu conhecimento acerca de cada contexto, deve potenciar o que mais valoriza em cada criança, tendo em conta o seu desenvolvimento e de todo o grupo. |
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Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comumDocente generalista1º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarNos últimos anos têm-se verificado grandes mudanças no contexto de Educação em Portugal. Com o intuito de compreender estas mudanças e refletir sobre as mesmas, este trabalho apresenta parte da evolução de uma estagiária enquanto profissional de educação, durante a sua prática pedagógica, tentando demonstrar de que modo é que esta atuou, bem como em que teorias se baseou, sustentando toda a intervenção educativa. Neste estudo, optou-se por uma perspetiva de investigação qualitativa, com caraterísticas de uma investigação/ação, pois o seu percurso que exigiu uma constante reflexão e alteração de planos, tendo sido o profissional capaz de, perante uma situação, se organizar, se questionar, visando a compreensão da situação e posterior solução, utilizando a observação como procedimento de recolha de dados. Foram intervenientes deste estudo dois grupos diferenciados, a saber: um constituído por vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos e outro por vinte e seis crianças de seis anos, de uma turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Ao longo deste relatório a estagiária defende a criança como um ser único que vai construindo o seu conhecimento através dos estímulos que o profissional proporciona. É apresentada, também, uma comparação entre a intervenção educativa realizada na Educação Pré-Escolar (EdPE) e no 1º CEB, refletindo sobre o papel de um profissional com habilitação generalista. Concluí-se que este profissional, devido ao seu conhecimento acerca de cada contexto, deve potenciar o que mais valoriza em cada criança, tendo em conta o seu desenvolvimento e de todo o grupo.The context of education in Portugal has been changing in recent years. In order to understand these changes and to reflect on then, this paper presents part of the evolution of a professional education intern, trying to demonstrate how the professional behaved and conduct himself, as well as the theoretical knowledge he based his entire educational engagement. In this study, we chose a qualitative research perspective, with the characteristics of an investigation/action, as its course required a constant reflection and change of plans, having been able to work a situation, to organize, question, in order to understand the situation and subsequent solution, using the observation as data collection procedure. In this study were involved two distinct groups: one composed by twenty-five children aged beteen three and five years and another of twenty-six children from six years, of a class of first year of Primary School. Through this report, the intern defends a child as a unique being who builds his knowledge through the stimulus provided by the teacher. It’s made a comparison between the educational intervention performed on Kindergarten and the Primary School, reflecting on the role of a professional with double qualification. We can conclude that the intern, due to his knowledge about each context, should be able to bring out each child’s best asset/value, bearing in mind the development of each child individually and as a group.2012-04-03T14:24:31Z2013-05-20T14:06:21Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1167porSilva, Joana Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:39Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:40.859604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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