Contextos de desenvolvimento e educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Josefa Chova Gertrudes Wachisissanda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1481
Resumo: Este trabalho de dissertação aborda a problemática dos contextos de desenvolvimento na infância, destacando a relevância dos contextos familiar e pré-escolar. Assumindo uma perspetiva ecológico-desenvolvimentista, procedemos, no enquadramento teórico, a uma revisão da literatura que permite destacar o interesse crescente por uma intervenção precoce e por um enriquecimento das atividades educativas na idade pré-escolar. Em fase de expansão no contexto angolano, a educação pré-escolar serve objetivos de amplo recorte, erigindo-se como uma etapa inicial de um processo de formação ao longo da vida. Os educadores figuram como agentes de mudança que têm de estabelecer parcerias com as famílias de forma a potenciar apoio social e esclarecimento pedagógico aos pais, no âmbito de uma perspetiva que pode ser entendida como propulsora do desenvolvimento comunitário, Para realizar um estudo exploratório dos contextos familiar e pré-escolar das crianças angolanas de idades compreendidas, entre os três e cinco anos, procedeu-se a um inquérito, por meio de entrevista, junto de uma amostra de pais, educadores e crianças de um jardim de infância da zona suburbana da cidade do Huambo. A análise descritiva dos dados dos inquéritos, ainda que limitativa, torna relevante, como subsídio empírico, a pertinência da pesquisa, ao salientar a necessidade do reforço de parcerias entre as famílias e a instituição pré-escolar, de forma a potenciar melhores condições de desenvolvimento e intervenção precoce junto das crianças.
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