Autorregulação da aprendizagem em biologia no ensino secundário : um estudo sobre os processos de aprendizagem na unidade "Obtenção de matéria - heterotrofia e autotrofia" do 10º ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25272 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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Autorregulação da aprendizagem em biologia no ensino secundário : um estudo sobre os processos de aprendizagem na unidade "Obtenção de matéria - heterotrofia e autotrofia" do 10º ano de escolaridade57:372.857372.857:57Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA intervenção pedagógica foi realizada numa escola EB 2/3 e secundária de Braga, no curso ‘científico-humanístico de ciências e tecnologias’, no âmbito da autorregulação da aprendizagem em biologia no Ensino Secundário, na unidade ‘Obtenção de matéria – heterotrofia e autotrofia’, numa turma do 10º ano de escolaridade (N=24). Optei por esta intervenção por ter diagnosticado na primeira parte do estágio necessidades de aprendizagem na maioria dos alunos dessa turma, nomeadamente a falta de capacidade para autorregular a sua aprendizagem, desmotivação para aprender e baixo rendimento escolar. Assim, este projeto de intervenção pedagógica foi planeado com o objetivo de dar resposta a essas necessidades, pois pretendi reverter as mesmas através da promoção da autorregulação da aprendizagem. Como tal, a implementação do plano de intervenção visou potenciar nos alunos: i) a elaboração de objetivos de aprendizagem, bem como estratégias para os alcançar; ii) a (re)construção do conhecimento substantivo e epistemológico e processual na unidade de ensino em questão; iii) a clarificação dos objetivos com que aprendem biologia e geologia; iv) a motivação dos alunos para a aprendizagem através da sua participação na planificação do processo de ensino e avaliação; v) o desenvolvimento competências de trabalho cooperativo. Para avaliar o grau de consecução desses objetivos de intervenção pedagógica procurei: i) caracterizar como evoluiu a capacidade dos alunos para estabelecer objetivos de aprendizagem e para realizar as tarefas necessárias para os alcançar; ii) analisar a evolução dos conhecimentos substantivo, epistemológico e processual na unidade de ensino “Obtenção de matéria – heterotrofia e autotrofia”. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos que possibilitaram a triangulação de resultados: questionário inicial sobre as atitudes e comportamentos dos alunos face às ciências e à unidade de ensino; questionário de conhecimentos sobre a unidade de ensino (pré e pós-teste); questionário final de autoavaliação; notas de campo. Os resultados obtidos mostram que de uma forma geral, os alunos evoluíram no sentido da realização de algumas tarefas necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos e aumentaram medianamente o conhecimento substantivo nesta unidade. As dimensões do conhecimento processual trabalhadas mostram que a maior parte dos alunos aumentou a sua competência para formular hipóteses e tirar conclusões a partir de resultados experimentais. Este projeto de intervenção pedagógica mostra algumas evidências sobre a importância de promover no futuro a investigação e prática sobre a autorregulação das aprendizagens em Ciências, a nível da formação inicial dos professores e dos alunos do ensino secundário.This educational intervention was conducted in a school of Basic and Secondary Education in Braga, Portugal, in the Scientific-Humanistic Sciences and Technologies course, in the ambit of the self-regulation of learning in the Biology subject of secondary education, involving a 10th grade class (N = 24). I chose this intervention because I had diagnosed in the first part of the internship specific learning needs in the majority of students of this class, namely the lack of ability to self-regulate their learning, the motivation to learn and poor school performance. Thus, this pedagogical intervention project was planned with the aim of addressing these needs, because I intended to reverse them by promoting the self-regulation of learning. Therefore, the implementation of the intervention plan aimed to foster in students: i) the development of learning objectives and strategies to achieve them; ii) the (re) construction of epistemological, substantive and procedural knowledge in the teaching unit in question; iii) the clarification of goals which they have to learn in biology and geology subjects; iv) student motivation for learning through their participation in the planning of teaching and assessment; v) the development of cooperative work skills. To assess the degree of achievement of these intervention pedagogical goals I sought to i) characterize how the ability of students to establish learning goals and to perform the necessary tasks to achieve them evolved; ii) to analyse the evolution of substantive, epistemological and procedural knowledge in the teaching unit “Obtaining raw - heterotrophy and autotrophy”. Data were collected through the following instruments that enabled the triangulation of results: initial questionnaire on attitudes and behaviours of students in relationship to science and the teaching unit; a questionnaire regarding knowledge on the teaching unit (pre and posttest); a final questionnaire of self-assessment and field notes. The results show that in general, students progressed towards the completion of some tasks necessary to achieve the objectives established and moderately increased their substantive knowledge in this teaching unit. The dimensions of the procedural knowledge which was developed showed that the majority of the students increased their competence to formulate hypotheses and draw conclusions from experimental results. This pedagogical intervention project shows some evidence of the importance of the promotion of future research and practice on the self-regulation of learning in science, at the level of pre-service teacher training and students of secondary education.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoAbreu, Flávia Alexandra Rodrigues20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/25272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:05.799670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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