Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Botelho de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dias, José Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330
Resumo: Esta investigação examina o papel da inteligência emocional (IE) no desempenho académico, numa amostra de 111 estudantes em frequência do ensino universitário português. Os resultados evidenciam que os alunos com melhores desempenhos académicos denotam níveis superiores de inteligência emocional, mas não foram encontradas associações significativas entre a IE e o desempenho académico, sugerindo a necessidade de mais estudos com vista ao aprofundamento desta recente e complexa área de pesquisa. Emotional Intelligence and College Students' Academic Achievement This research examines the role of emotional intelligence (EI) in academic achievement in a sample of 111 college students. The results show that students with better academic outcomes demonstrate higher emotional intelligence, though there are no significant associations between EI and academic achievement, suggesting the need for further studies in order to deepening this recent and complex research area.Keywords: Emotional Intelligence (EI), college students, academic achievement.
id RCAP_afc35be8f5dc15408e3d811c7b0be4b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino SuperiorInteligência emocional (IE)estudantes do ensino superiordesempenho académicoEsta investigação examina o papel da inteligência emocional (IE) no desempenho académico, numa amostra de 111 estudantes em frequência do ensino universitário português. Os resultados evidenciam que os alunos com melhores desempenhos académicos denotam níveis superiores de inteligência emocional, mas não foram encontradas associações significativas entre a IE e o desempenho académico, sugerindo a necessidade de mais estudos com vista ao aprofundamento desta recente e complexa área de pesquisa. Emotional Intelligence and College Students' Academic Achievement This research examines the role of emotional intelligence (EI) in academic achievement in a sample of 111 college students. The results show that students with better academic outcomes demonstrate higher emotional intelligence, though there are no significant associations between EI and academic achievement, suggesting the need for further studies in order to deepening this recent and complex research area.Keywords: Emotional Intelligence (EI), college students, academic achievement.Instituto Superior Miguel Torga2013-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 21Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 21Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 212184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330/337Sousa, Ana Botelho deDias, José Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:46:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:05.134726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior
title Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior
spellingShingle Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior
Sousa, Ana Botelho de
Inteligência emocional (IE)
estudantes do ensino superior
desempenho académico
title_short Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior
title_full Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior
title_fullStr Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior
title_full_unstemmed Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior
title_sort Inteligência Emocional e Desempenho Académico em Estudantes do Ensino Superior
author Sousa, Ana Botelho de
author_facet Sousa, Ana Botelho de
Dias, José Henrique
author_role author
author2 Dias, José Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Botelho de
Dias, José Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional (IE)
estudantes do ensino superior
desempenho académico
topic Inteligência emocional (IE)
estudantes do ensino superior
desempenho académico
description Esta investigação examina o papel da inteligência emocional (IE) no desempenho académico, numa amostra de 111 estudantes em frequência do ensino universitário português. Os resultados evidenciam que os alunos com melhores desempenhos académicos denotam níveis superiores de inteligência emocional, mas não foram encontradas associações significativas entre a IE e o desempenho académico, sugerindo a necessidade de mais estudos com vista ao aprofundamento desta recente e complexa área de pesquisa. Emotional Intelligence and College Students' Academic Achievement This research examines the role of emotional intelligence (EI) in academic achievement in a sample of 111 college students. The results show that students with better academic outcomes demonstrate higher emotional intelligence, though there are no significant associations between EI and academic achievement, suggesting the need for further studies in order to deepening this recent and complex research area.Keywords: Emotional Intelligence (EI), college students, academic achievement.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330
url https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/330/337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 21
Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 21
Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 21
2184-3929
0873-0725
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130364942221312