À procura de uma identidade: modelos pedagógicos e curriculares em educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Hélder Alexandre Flores
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/550
Resumo: Que Modelos Pedagógicos e Curriculares em Educação de Infância como base de uma identidade profissional é a nossa perspectiva ao expormos nesta dissertação um discurso que decorre das experiências profissionais dos próprios e dos pares, partindo à procura de referenciais teóricos para a construção e sustentação das práticas. No texto desta dissertação procurou-se dar visibilidade ao processo vivido que permanentemente misturou teoria e prática. Assim, após a apresentação do problema falamos da metodologia abordando de seguida teoricamente o currículo; continuamos com a apresentação da parte prática. Nesta, através do estudo de caso, um aspecto particular da realidade, recorrendo à observação participante e não participante, assim como à observação documental (directa e não directa) e aos discursos dos Educadores, verificamos diferentes pontos de vista dos profissionais face à sua actividade. Nela apresentamos ainda fragmentos da nossa própria experiência, numa procura de distanciamento ao confrontá-los na discussão de dados com o outro material recolhido. Na abordagem teórica tentamos deixar a nu as raízes e as influências visíveis nas nossas práticas como Educadores de Infância. Falamos de modelo, modelo pedagógico, fazendo uma viagem pela história da educação, e modelo curricular. Expomos de seguida o Método João de Deus, os Modelos High/ Scope, Reggio Emilia, Movimento da Escola Moderna, as Pedagogias de Situação, de Projecto e de Participação. Abordamos ainda as chamadas Práticas Indiferenciadas. A seguir, tendo já em perspectiva uma identidade, partilhamos uma experiência profissional que reconhece também a influência de todo o material trabalhado durante o estudo, mas fora dele. Faz-se a discussão de dados e antes das considerações finais, assumimos princípios essenciais da prática com a qual já nos identificamos. Pensamos que a bibliografia apresentada traduz os esforços que fizemos para fundamentar as nossas opções.
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