Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, André Alexandre Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29929
Resumo: O presente relatório, transcende o sublime embarque na área do ensino, fazendo o leitor deambular através da abertura de uma porta em branco, que vai ganhando tonalidade, aquando do meu processo contínuo, dinâmico e evolutivo na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Oeiras. Com a integração numa nova comunidade, o documento expõe e retrata todas as vivências, atividades e funções exercidas enquanto professor estagiário de uma disciplina transversal ao currículo nacional, a educação física. Construído numa perspetiva holística, do pensamento crítico à ação no terreno, observou-se inexequível não manifestar os meus princípios e crenças, enquanto indivíduo da sociedade, ao passo dos saberes adquiridos e “vendidos” ao longo da formação inicial. O estágio pedagógico (EP), desenvolvido numa instituição escolar, concentra em si quatro alicerces, atuando o estagiário em grandes e diversificadas áreas de intervenção profissional. Neste sentido, o papel de docente não se esgota na lecionação de aulas, na delineação de um processo de ensino aprendizagem eficaz, num paradoxo entre o ensinar e o educar, portanto, o seu quotidiano é repleto de momentos de partilha, de apreciação crítica, de novas aprendizagens e superação pessoal. O ensino e a escola são como um espetro, em constante transformação e rutura. O contacto em primeira pessoa com o estágio vincou uma forte experiência dual. Se por um lado transitas de uma posição de conforto para um estado de inquietação, de estudante para docente, também a componente prática se superioriza em grande escala à teoria, rompendo com um limiar incógnito, “e se eu fizesse”. Enquanto estagiário, não negligenciando a dimensão técnica e científica, o lado pedagogo e humano tornaram-se em ingredientes indissociáveis à melhoria das aprendizagens e alcance do sucesso dos “meus primeiros reguilas”..
id RCAP_b0671a348528813e8258939fa1f2072b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas BrancoFormação InicialDesenvolvimento ProfissionalEstágio PedagógicoEscolaEducação FísicaProcesso de Ensino AprendizagemAlunoInitial FormationProfessional DevelopmentTrainee InternshipSchoolPhysical EducationTeaching-Learning ProcessStudentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, transcende o sublime embarque na área do ensino, fazendo o leitor deambular através da abertura de uma porta em branco, que vai ganhando tonalidade, aquando do meu processo contínuo, dinâmico e evolutivo na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Oeiras. Com a integração numa nova comunidade, o documento expõe e retrata todas as vivências, atividades e funções exercidas enquanto professor estagiário de uma disciplina transversal ao currículo nacional, a educação física. Construído numa perspetiva holística, do pensamento crítico à ação no terreno, observou-se inexequível não manifestar os meus princípios e crenças, enquanto indivíduo da sociedade, ao passo dos saberes adquiridos e “vendidos” ao longo da formação inicial. O estágio pedagógico (EP), desenvolvido numa instituição escolar, concentra em si quatro alicerces, atuando o estagiário em grandes e diversificadas áreas de intervenção profissional. Neste sentido, o papel de docente não se esgota na lecionação de aulas, na delineação de um processo de ensino aprendizagem eficaz, num paradoxo entre o ensinar e o educar, portanto, o seu quotidiano é repleto de momentos de partilha, de apreciação crítica, de novas aprendizagens e superação pessoal. O ensino e a escola são como um espetro, em constante transformação e rutura. O contacto em primeira pessoa com o estágio vincou uma forte experiência dual. Se por um lado transitas de uma posição de conforto para um estado de inquietação, de estudante para docente, também a componente prática se superioriza em grande escala à teoria, rompendo com um limiar incógnito, “e se eu fizesse”. Enquanto estagiário, não negligenciando a dimensão técnica e científica, o lado pedagogo e humano tornaram-se em ingredientes indissociáveis à melhoria das aprendizagens e alcance do sucesso dos “meus primeiros reguilas”..This report goes beyond the sublime beginning in the field of education, causing the reader to wander through the opening of a blank door that gains color during my continuous, dynamic, and evolving process at Luís de Freitas Branco Secondary School, in Oeiras. With integration into a new community, the document exposes and portrays all the experiences, activities, and roles undertaken as a trainee teacher of a cross-curricular subject in the national curriculum, physical education. Built upon a holistic perspective, from critical thinking to action on the ground, it was impossible not to express my values and beliefs as an individual in society, alongside the knowledge acquired and sold to me throughout my initial formation. The trainee internship, carried out in an educational institution, encompasses four pillars, with the trainee teacher acting in extensive and diverse areas of professional intervention. In this sense, the role of a teacher is not limited to giving classes, designing an effective teaching process, in a paradox between teaching and educating. Therefore, a teacher’s daily life is filled with moments of sharing, critical appreciation, new learning, and personal growth. Teaching and school are a process, constantly transforming and rupturing. Firsthand contact with the internship marked a strong dual experience. On the one hand, one transitions from a position of comfort to a state of restlessness, from student to teacher. On the other hand, the practical component surpasses theory on a large scale, breaking through an unknown threshold, of "what if I did". As a trainee teacher, while not neglecting the technical and scientific dimension, the pedagogical and human aspects became inseparable ingredients in improving learning and achieving success with "my first little menaces".Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, André Alexandre Silva2024-01-24T14:55:54Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29929TID:203466799porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:34:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:22.172372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
spellingShingle Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Gonçalves, André Alexandre Silva
Formação Inicial
Desenvolvimento Profissional
Estágio Pedagógico
Escola
Educação Física
Processo de Ensino Aprendizagem
Aluno
Initial Formation
Professional Development
Trainee Internship
School
Physical Education
Teaching-Learning Process
Student
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title_full Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title_fullStr Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
title_sort Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
author Gonçalves, André Alexandre Silva
author_facet Gonçalves, André Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria João Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, André Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Desenvolvimento Profissional
Estágio Pedagógico
Escola
Educação Física
Processo de Ensino Aprendizagem
Aluno
Initial Formation
Professional Development
Trainee Internship
School
Physical Education
Teaching-Learning Process
Student
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação Inicial
Desenvolvimento Profissional
Estágio Pedagógico
Escola
Educação Física
Processo de Ensino Aprendizagem
Aluno
Initial Formation
Professional Development
Trainee Internship
School
Physical Education
Teaching-Learning Process
Student
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório, transcende o sublime embarque na área do ensino, fazendo o leitor deambular através da abertura de uma porta em branco, que vai ganhando tonalidade, aquando do meu processo contínuo, dinâmico e evolutivo na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Oeiras. Com a integração numa nova comunidade, o documento expõe e retrata todas as vivências, atividades e funções exercidas enquanto professor estagiário de uma disciplina transversal ao currículo nacional, a educação física. Construído numa perspetiva holística, do pensamento crítico à ação no terreno, observou-se inexequível não manifestar os meus princípios e crenças, enquanto indivíduo da sociedade, ao passo dos saberes adquiridos e “vendidos” ao longo da formação inicial. O estágio pedagógico (EP), desenvolvido numa instituição escolar, concentra em si quatro alicerces, atuando o estagiário em grandes e diversificadas áreas de intervenção profissional. Neste sentido, o papel de docente não se esgota na lecionação de aulas, na delineação de um processo de ensino aprendizagem eficaz, num paradoxo entre o ensinar e o educar, portanto, o seu quotidiano é repleto de momentos de partilha, de apreciação crítica, de novas aprendizagens e superação pessoal. O ensino e a escola são como um espetro, em constante transformação e rutura. O contacto em primeira pessoa com o estágio vincou uma forte experiência dual. Se por um lado transitas de uma posição de conforto para um estado de inquietação, de estudante para docente, também a componente prática se superioriza em grande escala à teoria, rompendo com um limiar incógnito, “e se eu fizesse”. Enquanto estagiário, não negligenciando a dimensão técnica e científica, o lado pedagogo e humano tornaram-se em ingredientes indissociáveis à melhoria das aprendizagens e alcance do sucesso dos “meus primeiros reguilas”..
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-24T14:55:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29929
TID:203466799
url http://hdl.handle.net/10400.5/29929
identifier_str_mv TID:203466799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137068495929344