Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/48954 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_b0a9100f95180a105a752639c1b0cfcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/48954 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencialProfessores - Formação - BrasilFormação inicial de professoresFormação experiencialTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente trabalho aborda a temática da formação de professores, no Brasil, considerando os entendimentos dos professores sobre a formação inicial e a formação contínua, assim como sobre as suas experiências decorrentes das vivências cotidianas nos contextos de trabalho, incluindo o relacionamento com os pares e com os alunos. O principal objetivo do estudo foi compreender a formação experiencial a partir dos diferentes contextos vividos pelos professores nos seus quotidianos profissionais e, para tal, recolheu-se narrativas sobre a vida dos professores, com enfoque nas experiências de vida marcantes, no que diz respeito aos processos de formação experiencial ocorridos na formação inicial, na formação contínua e no quotidiano de trabalho, na sala de aula e fora da mesma. O estudo baseou-se numa abordagem qualitativa, de inspiração biográfica. O instrumento de recolha foi a entrevista semi estruturada. Por meio deste instrumento os inquiridos revisitaram os seus percursos formativos, refletindo com a entrevistadora sobre as diferentes experiências geradoras de aprendizagem.This study aimed to analyze teacher training in Brazil, considering teachers’ understandings of initial and continuous training, as well as their everyday life experiences in the school environment, including their interaction with peers and students. The primary purpose of the study was to comprehend experiential learning based on the different contexts experienced by teachers in their daily professional environments. For that, narratives of teachers’ professional lives were gathered, focusing on the remarkable life experiences during both their initial and continuous training, as well as their daily work, inside and outside the classroom. The study was based on a qualitative approach and on a biographical inspiration. The data collection tool was the semi-structured interview. Through this tool, respondents recalled their training trajectories reflecting along with the interviewer the diverse experiences that were develope.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaChristofoli, Simone2021-07-15T13:18:46Z20212021-05-032021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48954TID:202970620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:37.957235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial |
title |
Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial |
spellingShingle |
Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial Christofoli, Simone Professores - Formação - Brasil Formação inicial de professores Formação experiencial Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial |
title_full |
Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial |
title_fullStr |
Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial |
title_full_unstemmed |
Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial |
title_sort |
Como um professor aprende a ser professor? : o diálogo entre a formação inicial, contínua e experiencial |
author |
Christofoli, Simone |
author_facet |
Christofoli, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Paula, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Christofoli, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação - Brasil Formação inicial de professores Formação experiencial Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Professores - Formação - Brasil Formação inicial de professores Formação experiencial Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-15T13:18:46Z 2021 2021-05-03 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/48954 TID:202970620 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/48954 |
identifier_str_mv |
TID:202970620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134554197327872 |