A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56938 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_b10d60430a280a4886558cd3647ad5d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56938 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador socialEducação pela arteComunicação interculturalEducação não formalEducadoresDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA presente investigação buscou compreender como nós educadores percebemos a arte-educação enquanto uma prática da educação não-formal, e sua importância para a promoção da interculturalidade. Neste sentido, foi possível perceber como os educadores entendem e problematizam suas práticas nos contextos e processos educacionais. Estes processos educacionais e a interpretação dos educadores sobre os mesmos foram feitas, por meio de conceitos como arte-educação, educação não-formal e interculturalidade, apresentando-se um estudo de natureza qualitativa, com uma componente narrativa e recursos a entrevistas semiestruturadas. O estudo centra-se em quatro participantes, sendo eles educadores que atuam ou já atuaram em algum projeto desenvolvido pela ONG Conversas Associação Internacional – CAI, com experiência na realização de trabalhos de mediação social e educacional em contextos interculturais e que, para tal, utilizam dinâmicas de arte-educação como prática de educação não-formal. No que tange às conclusões alcançadas nesta investigação, não pretendemos estabelecer verdades, abrimos o diálogo e a construção coletiva, onde a reflexão e elaboração feita pelos educadores entrevistados estabeleceram parâmetros para a construção dos capítulos e especialmente as considerações finais. Neste capítulo final foi possível estabelecer uma linha reflexiva coletiva que pensa a educação como um lugar de transformação e que considera a dimensão da arte-educação enquanto uma prática da educação não-formal que pode possibilitar e facilitar a promoção da interculturalidade e continuar fomentando discussões sobre a importância da criação destes espaços interculturais no contexto educativo.The present investigation sought to understand how we educators perceive art education as a practice of non-formal education, and its importance for the promotion of interculturality. In this sense, it was possible to perceive how educators understand and problematize their practices in educational contexts and processes. These, through concepts such as art-education, non-formal education and interculturality, presenting a study of a qualitative nature, with a narrative component and resources for semi-structured interviews. The study participants are four educators who work or have worked in a project developed by the NGO Conversas Associação Internacional - CAI, with experience in carrying out social and educational mediation work in intercultural contexts and who, for that purpose, use art-education dynamics as non-formal education practice. Regarding the conclusions reached in this investigation, we do not intend to establish truths, we open dialogue and collective construction, where the reflection and elaboration made by the interviewed educators established parameters for the construction of the chapters and especially the final considerations. In this final chapter it was possible to establish a collective reflective line that thinks education as a place of transformation and that the dimension of art education as a practice of non-formal education can enable and facilitate the promotion of interculturality and continue to foster discussions about the importance that such elements have in the construction of educational spaces.Caetano, Ana Paula, 1962-Paz, Ana LuísaRepositório da Universidade de LisboaSouza, Tiago Tadeu Braz2023-03-30T10:41:52Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56938TID:203287452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:26.245526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social |
title |
A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social |
spellingShingle |
A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social Souza, Tiago Tadeu Braz Educação pela arte Comunicação intercultural Educação não formal Educadores Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social |
title_full |
A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social |
title_fullStr |
A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social |
title_full_unstemmed |
A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social |
title_sort |
A arte-educação em contextos interculturais : o olhar do educador social |
author |
Souza, Tiago Tadeu Braz |
author_facet |
Souza, Tiago Tadeu Braz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caetano, Ana Paula, 1962- Paz, Ana Luísa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Tiago Tadeu Braz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pela arte Comunicação intercultural Educação não formal Educadores Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pela arte Comunicação intercultural Educação não formal Educadores Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-03-30T10:41:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56938 TID:203287452 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56938 |
identifier_str_mv |
TID:203287452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134628272930816 |