O impacto da atratividade do empregador na intenção de saída e o papel mediador da satisfação laboral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Maria Matos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50146
Resumo: A atração de talentos preocupa as organizações em um mercado de trabalho competitivo. Isso é especialmente sentido nas áreas comerciais com exigências técnicas e operacionais, onde a rotatividade afeta a produtividade e a confiança dos clientes. Este estudo analisou a atratividade do empregador na área comercial de uma empresa seguradora. Identificou fatores de atratividade, avaliou a satisfação com a empresa e as razões para considerarem a saída. Realizamos um estudo quantitativo com um questionário online. Dos participantes, 67,8% eram do sexo feminino e 32,2% do sexo masculino. A variável da Atratividade do Empregador foi medida através da Escala de Atratividade do Empregador - Employer Attractiveness (EmpAt) desenvolvida por Berthon et al. (2005). Para mediar a satisfação laboral foi utilizado o questionário de Escala de Satisfação Laboral desenvolvido por Warr et al. (1979), enquanto a Intenção de Saída foi medida através da Escala de Intenções de Saída Organizacional adaptada por Bártolo-Ribeiro (2018) da escala de Bozeman e Perrewé (2001). Os resultados mostraram uma relação significativa entre a atratividade do empregador e a intenção de permanecer, mas não com a intenção de saída. A satisfação não mediou a relação entre atratividade do empregador e intenção de saída. No entanto, houve uma relação significativa entre satisfação laboral e todas as dimensões da atratividade do empregador, e a intenção de permanecer. Por conseguinte, conclui-se que na área comercial dessa empresa seguradora, que a atratividade do empregador mediada pela satisfação no trabalho, influencia a intenção de permanecer, mas não a intenção de saída da organização. Este estudo permitirá identificar os fatores que mais contribuem para a intenção de saída dos comerciais e, consequentemente, proporcionar ferramentas para o desenvolvimento de estratégias de gestão de recursos humanos que possam ajudar a empresa a reter os talentos e a aumentar a satisfação e a motivação do colaboradores.
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