Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Daniela Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17209
Resumo: O presente estudo pretendia desenvolver a consciência fonológica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que incidiu sobre a manipulação de sílabas, constituintes silábicos e fonemas, a correspondência grafema-fonema e a abordagem da rima. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho em atividades envolvendo a consciência fonológica e a sua competência para fazer uso dos conhecimentos adquiridos sobre a rima em diversas situações de leitura e escrita. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a rima e desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que atenuaram as suas dificuldades em leitura e escrita.
id RCAP_b18594e146d917099e56b317ae0dbcaf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º cicloAprendizagem da leituraAprendizagem da escritaFonologiaEnsino básico 1º cicloRimas - Consciência fonológicaO presente estudo pretendia desenvolver a consciência fonológica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que incidiu sobre a manipulação de sílabas, constituintes silábicos e fonemas, a correspondência grafema-fonema e a abordagem da rima. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho em atividades envolvendo a consciência fonológica e a sua competência para fazer uso dos conhecimentos adquiridos sobre a rima em diversas situações de leitura e escrita. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a rima e desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que atenuaram as suas dificuldades em leitura e escrita.This study aimed to develop the phonological awareness of children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on the manipulation of syllables, their components and phonemes, the correspondence grapheme/phoneme and the study of rhyme. We collected data concerning the pupils’ phonological awareness and their ability to use rhymes in reading and writing, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that the pupils had acquired knowledge concerning the rhyme and developed competences related to the phonological awareness, which led to a better performance in reading and writing.Universidade de Aveiro2017-04-06T14:55:02Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17209TID:201571838porCruz, Daniela Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:56Zoai:ria.ua.pt:10773/17209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:25.659045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo
title Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo
spellingShingle Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo
Cruz, Daniela Santos
Aprendizagem da leitura
Aprendizagem da escrita
Fonologia
Ensino básico 1º ciclo
Rimas - Consciência fonológica
title_short Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo
title_full Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo
title_fullStr Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo
title_full_unstemmed Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo
title_sort Rimas e desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ciclo
author Cruz, Daniela Santos
author_facet Cruz, Daniela Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Daniela Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da leitura
Aprendizagem da escrita
Fonologia
Ensino básico 1º ciclo
Rimas - Consciência fonológica
topic Aprendizagem da leitura
Aprendizagem da escrita
Fonologia
Ensino básico 1º ciclo
Rimas - Consciência fonológica
description O presente estudo pretendia desenvolver a consciência fonológica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que incidiu sobre a manipulação de sílabas, constituintes silábicos e fonemas, a correspondência grafema-fonema e a abordagem da rima. Recolhemos dados relativos ao seu desempenho em atividades envolvendo a consciência fonológica e a sua competência para fazer uso dos conhecimentos adquiridos sobre a rima em diversas situações de leitura e escrita. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a rima e desenvolvido competências relacionadas com a consciência fonológica, que atenuaram as suas dificuldades em leitura e escrita.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-04-06T14:55:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17209
TID:201571838
url http://hdl.handle.net/10773/17209
identifier_str_mv TID:201571838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137574479986688