As atitudes dos educadores de infância e dos professores do ensino básico em relação à educação inclusiva: avaliação de necessidades de formação e elaboração de uma proposta formativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36975 |
Resumo: | O projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade de Domínio Cognitivo e Motor. Assim, a presente investigação teve como principais objetivos a) identificar as atitudes dos educadores de infância e dos docentes do ensino básico em relação à educação inclusiva, bem como b) avaliar as suas necessidades de formação relativas a metodologias de promoção de práticas de educação inclusiva na sala de aula e c) elaborar uma proposta de formação relativa ao tema. A fim de se recolherem os dados empíricos para a realização dos objetivos do projeto foi construído e utilizado um inquérito por questionário, com a inclusão de uma escala de avaliação das atitudes dos professores e educadores em relação às metodologias de educação inclusiva de Park e colaboradores (2016) e um conjunto de outras questões concebidas para caracterizar os membros da amostra e as questões específicas de investigação. Esta investigação é um estudo exploratório com recurso ao inquérito por questionário, o qual foi disponibilizado on-line através do programa google forms e enviado, via e-mail, a uma amostra de conveniência, constituída por Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, de várias escolas da Região Centro. Tendo em consideração os resultados das respostas dos inquiridos, procedeu-se à conceção e elaboração de uma proposta de formação, com vista a responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização cooperativa da aprendizagem cooperativa e de diferenciação pedagógica. Neste sentido, o presente trabalho, dividido em duas partes fundamentais, expõe na primeira parte uma revisão da literatura acerca da Educação Inclusiva, da Aprendizagem Cooperativa e da Diferenciação Pedagógica. Na segunda parte do projeto encontra-se o estudo empírico, onde é apresentado a contextualização do estudo e a proposta formativa. |
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