Refletindo e investigando a prática na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Carlota Inês Cotrim Luís
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7676
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de creche (rede privada); a segunda, ao contexto de jardim de infância I (rede privada); e, por fim, a terceira ao contexto de jardim de infância II (rede pública). Na primeira parte, enfatiza-se as experiências vividas em contexto de creche. A segunda parte está dividida em dois capítulos, sendo que no primeiro apresentam-se as experiências vivenciadas em jardim de infância I; já no segundo, expõe-se a dimensão investigativa da relação entre o desenho infantil e as aprendizagens das crianças, em contexto de jardim de infância. Esta investigação visou: i) perceber o que as crianças pensam acerca do desenho; ii) perceber se, no contexto de sala de atividades, o desenho é entendido como uma estratégia de aprendizagem; iii) identificar as situações em que o desenho infantil emerge no contexto do grupo de crianças; iv) conhecer o modo como é que as crianças comunicam através do desenho; v) refletir sobre o desenho e o seu reflexo na aprendizagem das crianças em contexto de jardim de infância. Esta investigação centrou-se numa metodologia qualitativa, contou com a participação de 6 crianças, com 5 anos de idade e com as 2 educadoras da sala de atividades. Tendo sido os dados recolhidos através da observação direta e participante, notas de campo, registo fotográfico e audiovisual e, ainda, entrevistas. De forma geral, que mais à frente se explicará detalhadamente, podemos afirmar que segundo a investigação decorrida, os resultados alcançados demonstraram que os desenhos não são demonstrativos de todas as aprendizagens das crianças, funcionando principalmente, em contexto de sala de atividades, como meio de comunicação, expressão e avaliação da criança. Na terceira e última parte, explora-se as experiências vividas em contexto de jardim de infância II (rede pública), as conclusões finais, as referências bibliográficas e os anexos.
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