Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26219 |
Resumo: | Este relatório, possui a finalidade de não só relatar e percorrer as várias ações efetuadas, mas principalmente dissecar de forma crítica tudo o que foi realizado no estágio pedagógico. Este concretizou-se na Escola Básica Eugénio dos Santos, no ano letivo 2020/21, tendo esta sido a minha primeira ligação ao terceiro ciclo de forma realista, e aquela que coloca um ponto final na minha formação inicial enquanto professor de educação física. Neste documento apresenta-se uma observação criteriosa e consequente análise a todo o trabalho realizado nas quatro áreas de formação que orientam a realização do estágio pedagógico, sempre em consonância com o guia de estágio fornecido. Assinalo alguns dos momentos-chave, deliberações tomadas, dificuldades sentidas e estratégias de superação descobertas, confrontando com a teoria existente, como forma de refutar ou corroborar as decisões por mim adotadas. O objetivo primordial da escola é desenvolver pessoas capazes de incorporar o mundo em que vivemos. Para tal, existe a disciplina de educação física (e não só) que contribui e muito para o progresso físico, mental e social. Por outro lado, o exercício da atividade de ser professor vai para lá da simples lecionação. Desta forma, é natural que as competências das várias áreas do estágio estejam ligadas de forma intrínseca, pelo que a análise das mesmas deve ser realizada da mesma forma, harmonizada. Em suma, trata-se de um documento que reflete todo o processo de estágio e aquilo que o mesmo favoreceu a minha formação como professor de educação física. |
id |
RCAP_b286dea858015375479c93c20a45f57c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26219 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos SantosEstágio pedagógicoProfessorEnsino-aprendizagemEducação físicaAvaliaçãoPlaneamentoComunidade escolarInvestigação pedagógicaEnsino onlinePedagogical internshipTeacherTeaching-learningPhysical educationEvaluationPlanningSchool communityPedagogical researchOnline teachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório, possui a finalidade de não só relatar e percorrer as várias ações efetuadas, mas principalmente dissecar de forma crítica tudo o que foi realizado no estágio pedagógico. Este concretizou-se na Escola Básica Eugénio dos Santos, no ano letivo 2020/21, tendo esta sido a minha primeira ligação ao terceiro ciclo de forma realista, e aquela que coloca um ponto final na minha formação inicial enquanto professor de educação física. Neste documento apresenta-se uma observação criteriosa e consequente análise a todo o trabalho realizado nas quatro áreas de formação que orientam a realização do estágio pedagógico, sempre em consonância com o guia de estágio fornecido. Assinalo alguns dos momentos-chave, deliberações tomadas, dificuldades sentidas e estratégias de superação descobertas, confrontando com a teoria existente, como forma de refutar ou corroborar as decisões por mim adotadas. O objetivo primordial da escola é desenvolver pessoas capazes de incorporar o mundo em que vivemos. Para tal, existe a disciplina de educação física (e não só) que contribui e muito para o progresso físico, mental e social. Por outro lado, o exercício da atividade de ser professor vai para lá da simples lecionação. Desta forma, é natural que as competências das várias áreas do estágio estejam ligadas de forma intrínseca, pelo que a análise das mesmas deve ser realizada da mesma forma, harmonizada. Em suma, trata-se de um documento que reflete todo o processo de estágio e aquilo que o mesmo favoreceu a minha formação como professor de educação física.The purpose of this report is not only reporting and going through the various actions accomplished, but primarily critically analyse everything that was carried out in the pedagogical internship. This took place at Eugénio dos Santos Basic School, in the 2020/21 school year, it was my first connection with the third cycle of education in a realistic way, and the one that puts an end to my initial training as a physical education teacher. This document presents a careful observation and consequent analysis of all the work carried out in the four training areas that guide the accomplishment of the pedagogical internship, always in line with the internship guide provided. I point out some of the key moments, deliberations taken, difficulties felt and overcoming strategies discovered, confronting them with the existing theory, as a way of refuting or corroborating the decisions I adopted. The primary objective of the school is to develop people capable of incorporating the world in which we live. To this end, there is the discipline of physical education (and not only) that contributes greatly to physical, mental and social progress. On the other hand, the exercise of the activity of being a teacher goes beyond the simple act of teaching. In this way, it is natural that the competences of the various areas of the internship are intrinsically linked, so their analysis must be carried out in the same, harmonised way. In short, it is a document that reflects the entire internship process and in what way it favored my training as a physical education teacher.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaCosta , Tiago Miguel Santos2022-11-25T10:19:03Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26219TID:203090128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:55.055173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos |
title |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos |
spellingShingle |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos Costa , Tiago Miguel Santos Estágio pedagógico Professor Ensino-aprendizagem Educação física Avaliação Planeamento Comunidade escolar Investigação pedagógica Ensino online Pedagogical internship Teacher Teaching-learning Physical education Evaluation Planning School community Pedagogical research Online teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos |
title_full |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos |
title_fullStr |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos |
title_sort |
Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos |
author |
Costa , Tiago Miguel Santos |
author_facet |
Costa , Tiago Miguel Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, António José Mendes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa , Tiago Miguel Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Professor Ensino-aprendizagem Educação física Avaliação Planeamento Comunidade escolar Investigação pedagógica Ensino online Pedagogical internship Teacher Teaching-learning Physical education Evaluation Planning School community Pedagogical research Online teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Professor Ensino-aprendizagem Educação física Avaliação Planeamento Comunidade escolar Investigação pedagógica Ensino online Pedagogical internship Teacher Teaching-learning Physical education Evaluation Planning School community Pedagogical research Online teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório, possui a finalidade de não só relatar e percorrer as várias ações efetuadas, mas principalmente dissecar de forma crítica tudo o que foi realizado no estágio pedagógico. Este concretizou-se na Escola Básica Eugénio dos Santos, no ano letivo 2020/21, tendo esta sido a minha primeira ligação ao terceiro ciclo de forma realista, e aquela que coloca um ponto final na minha formação inicial enquanto professor de educação física. Neste documento apresenta-se uma observação criteriosa e consequente análise a todo o trabalho realizado nas quatro áreas de formação que orientam a realização do estágio pedagógico, sempre em consonância com o guia de estágio fornecido. Assinalo alguns dos momentos-chave, deliberações tomadas, dificuldades sentidas e estratégias de superação descobertas, confrontando com a teoria existente, como forma de refutar ou corroborar as decisões por mim adotadas. O objetivo primordial da escola é desenvolver pessoas capazes de incorporar o mundo em que vivemos. Para tal, existe a disciplina de educação física (e não só) que contribui e muito para o progresso físico, mental e social. Por outro lado, o exercício da atividade de ser professor vai para lá da simples lecionação. Desta forma, é natural que as competências das várias áreas do estágio estejam ligadas de forma intrínseca, pelo que a análise das mesmas deve ser realizada da mesma forma, harmonizada. Em suma, trata-se de um documento que reflete todo o processo de estágio e aquilo que o mesmo favoreceu a minha formação como professor de educação física. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-11-25T10:19:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26219 TID:203090128 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26219 |
identifier_str_mv |
TID:203090128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131194913193984 |