Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa , Tiago Miguel Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26219
Resumo: Este relatório, possui a finalidade de não só relatar e percorrer as várias ações efetuadas, mas principalmente dissecar de forma crítica tudo o que foi realizado no estágio pedagógico. Este concretizou-se na Escola Básica Eugénio dos Santos, no ano letivo 2020/21, tendo esta sido a minha primeira ligação ao terceiro ciclo de forma realista, e aquela que coloca um ponto final na minha formação inicial enquanto professor de educação física. Neste documento apresenta-se uma observação criteriosa e consequente análise a todo o trabalho realizado nas quatro áreas de formação que orientam a realização do estágio pedagógico, sempre em consonância com o guia de estágio fornecido. Assinalo alguns dos momentos-chave, deliberações tomadas, dificuldades sentidas e estratégias de superação descobertas, confrontando com a teoria existente, como forma de refutar ou corroborar as decisões por mim adotadas. O objetivo primordial da escola é desenvolver pessoas capazes de incorporar o mundo em que vivemos. Para tal, existe a disciplina de educação física (e não só) que contribui e muito para o progresso físico, mental e social. Por outro lado, o exercício da atividade de ser professor vai para lá da simples lecionação. Desta forma, é natural que as competências das várias áreas do estágio estejam ligadas de forma intrínseca, pelo que a análise das mesmas deve ser realizada da mesma forma, harmonizada. Em suma, trata-se de um documento que reflete todo o processo de estágio e aquilo que o mesmo favoreceu a minha formação como professor de educação física.
id RCAP_b286dea858015375479c93c20a45f57c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos SantosEstágio pedagógicoProfessorEnsino-aprendizagemEducação físicaAvaliaçãoPlaneamentoComunidade escolarInvestigação pedagógicaEnsino onlinePedagogical internshipTeacherTeaching-learningPhysical educationEvaluationPlanningSchool communityPedagogical researchOnline teachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório, possui a finalidade de não só relatar e percorrer as várias ações efetuadas, mas principalmente dissecar de forma crítica tudo o que foi realizado no estágio pedagógico. Este concretizou-se na Escola Básica Eugénio dos Santos, no ano letivo 2020/21, tendo esta sido a minha primeira ligação ao terceiro ciclo de forma realista, e aquela que coloca um ponto final na minha formação inicial enquanto professor de educação física. Neste documento apresenta-se uma observação criteriosa e consequente análise a todo o trabalho realizado nas quatro áreas de formação que orientam a realização do estágio pedagógico, sempre em consonância com o guia de estágio fornecido. Assinalo alguns dos momentos-chave, deliberações tomadas, dificuldades sentidas e estratégias de superação descobertas, confrontando com a teoria existente, como forma de refutar ou corroborar as decisões por mim adotadas. O objetivo primordial da escola é desenvolver pessoas capazes de incorporar o mundo em que vivemos. Para tal, existe a disciplina de educação física (e não só) que contribui e muito para o progresso físico, mental e social. Por outro lado, o exercício da atividade de ser professor vai para lá da simples lecionação. Desta forma, é natural que as competências das várias áreas do estágio estejam ligadas de forma intrínseca, pelo que a análise das mesmas deve ser realizada da mesma forma, harmonizada. Em suma, trata-se de um documento que reflete todo o processo de estágio e aquilo que o mesmo favoreceu a minha formação como professor de educação física.The purpose of this report is not only reporting and going through the various actions accomplished, but primarily critically analyse everything that was carried out in the pedagogical internship. This took place at Eugénio dos Santos Basic School, in the 2020/21 school year, it was my first connection with the third cycle of education in a realistic way, and the one that puts an end to my initial training as a physical education teacher. This document presents a careful observation and consequent analysis of all the work carried out in the four training areas that guide the accomplishment of the pedagogical internship, always in line with the internship guide provided. I point out some of the key moments, deliberations taken, difficulties felt and overcoming strategies discovered, confronting them with the existing theory, as a way of refuting or corroborating the decisions I adopted. The primary objective of the school is to develop people capable of incorporating the world in which we live. To this end, there is the discipline of physical education (and not only) that contributes greatly to physical, mental and social progress. On the other hand, the exercise of the activity of being a teacher goes beyond the simple act of teaching. In this way, it is natural that the competences of the various areas of the internship are intrinsically linked, so their analysis must be carried out in the same, harmonised way. In short, it is a document that reflects the entire internship process and in what way it favored my training as a physical education teacher.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaCosta , Tiago Miguel Santos2022-11-25T10:19:03Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26219TID:203090128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:55.055173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
spellingShingle Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
Costa , Tiago Miguel Santos
Estágio pedagógico
Professor
Ensino-aprendizagem
Educação física
Avaliação
Planeamento
Comunidade escolar
Investigação pedagógica
Ensino online
Pedagogical internship
Teacher
Teaching-learning
Physical education
Evaluation
Planning
School community
Pedagogical research
Online teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title_full Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title_fullStr Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title_full_unstemmed Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
title_sort Relatório de Estágio realizado na Escola Básica 2,3 Eugénio dos Santos
author Costa , Tiago Miguel Santos
author_facet Costa , Tiago Miguel Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, António José Mendes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa , Tiago Miguel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Professor
Ensino-aprendizagem
Educação física
Avaliação
Planeamento
Comunidade escolar
Investigação pedagógica
Ensino online
Pedagogical internship
Teacher
Teaching-learning
Physical education
Evaluation
Planning
School community
Pedagogical research
Online teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Professor
Ensino-aprendizagem
Educação física
Avaliação
Planeamento
Comunidade escolar
Investigação pedagógica
Ensino online
Pedagogical internship
Teacher
Teaching-learning
Physical education
Evaluation
Planning
School community
Pedagogical research
Online teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório, possui a finalidade de não só relatar e percorrer as várias ações efetuadas, mas principalmente dissecar de forma crítica tudo o que foi realizado no estágio pedagógico. Este concretizou-se na Escola Básica Eugénio dos Santos, no ano letivo 2020/21, tendo esta sido a minha primeira ligação ao terceiro ciclo de forma realista, e aquela que coloca um ponto final na minha formação inicial enquanto professor de educação física. Neste documento apresenta-se uma observação criteriosa e consequente análise a todo o trabalho realizado nas quatro áreas de formação que orientam a realização do estágio pedagógico, sempre em consonância com o guia de estágio fornecido. Assinalo alguns dos momentos-chave, deliberações tomadas, dificuldades sentidas e estratégias de superação descobertas, confrontando com a teoria existente, como forma de refutar ou corroborar as decisões por mim adotadas. O objetivo primordial da escola é desenvolver pessoas capazes de incorporar o mundo em que vivemos. Para tal, existe a disciplina de educação física (e não só) que contribui e muito para o progresso físico, mental e social. Por outro lado, o exercício da atividade de ser professor vai para lá da simples lecionação. Desta forma, é natural que as competências das várias áreas do estágio estejam ligadas de forma intrínseca, pelo que a análise das mesmas deve ser realizada da mesma forma, harmonizada. Em suma, trata-se de um documento que reflete todo o processo de estágio e aquilo que o mesmo favoreceu a minha formação como professor de educação física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-11-25T10:19:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26219
TID:203090128
url http://hdl.handle.net/10400.5/26219
identifier_str_mv TID:203090128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131194913193984