As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38947 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação realiza-se no âmbito do Mestrado em Design e Cultura Visual, com o objetivo de estudar e entender o papel do branding territorial e a utilização das suas ferramentas para a conceção de uma marca que dinamize o território, reforçando a importância da sua promoção turística. O território utilizado como local de intervenção foi Santa Cruz, que se situa no Concelho de Torres Vedras. Quanto à metodologia do Projeto de Investigação, foi utilizada uma combinação entre Pesquisa Bibliográfica sobre as áreas temáticas envolvidas (que constituiu o estado da arte), Pesquisa de Campo (onde foi feita uma recolha de dados com observação direta no local através de registos fotográficos e da recolha de informação em documentos sobre o território) e Casos de Estudo tendo sido escolhidas marcas territoriais para análise das identidades visuais e dos meios de promoção. Depois de analisada toda a informação que foi recolhida, realizou-se o projeto de design, que se centrou na conceção de uma identidade visual para Santa Cruz. Este projeto englobou as formas de promoção do território - livro da marca, comunicação em MUPIS e publicações no Instagram, com o objetivo de alcançar um público jovem, tanto nacional como internacional. Como resultado final reforçou-se o papel do branding territorial e da comunicação utilizado ao serviço dos territórios e das comunidades, em particular na dinamização e divulgação de Santa Cruz. |
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As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa CruzBranding territorialIdentidade visualMarca turísticaSanta CruzTorres VedrasO presente trabalho de investigação realiza-se no âmbito do Mestrado em Design e Cultura Visual, com o objetivo de estudar e entender o papel do branding territorial e a utilização das suas ferramentas para a conceção de uma marca que dinamize o território, reforçando a importância da sua promoção turística. O território utilizado como local de intervenção foi Santa Cruz, que se situa no Concelho de Torres Vedras. Quanto à metodologia do Projeto de Investigação, foi utilizada uma combinação entre Pesquisa Bibliográfica sobre as áreas temáticas envolvidas (que constituiu o estado da arte), Pesquisa de Campo (onde foi feita uma recolha de dados com observação direta no local através de registos fotográficos e da recolha de informação em documentos sobre o território) e Casos de Estudo tendo sido escolhidas marcas territoriais para análise das identidades visuais e dos meios de promoção. Depois de analisada toda a informação que foi recolhida, realizou-se o projeto de design, que se centrou na conceção de uma identidade visual para Santa Cruz. Este projeto englobou as formas de promoção do território - livro da marca, comunicação em MUPIS e publicações no Instagram, com o objetivo de alcançar um público jovem, tanto nacional como internacional. Como resultado final reforçou-se o papel do branding territorial e da comunicação utilizado ao serviço dos territórios e das comunidades, em particular na dinamização e divulgação de Santa Cruz.This research project was carried out in the context of Design and Visual Culture Master Course, to study and understand the role of territorial branding and the use of its tools to create a brand to dynamize the territory, reinforcing the importance of its tourist promotion. The territory used as a place of intervention was Santa Cruz, in the municipality of Torres Vedras. The used methodology of this research project has combined Bibliographic Research on the thematic areas involved (which is the State of the Art), Field Research (where a data collection was carried out with direct and local observation through photographic records and a collection of information in documents about the territory) and Case Studies of some territorial marks, to analyse their visual identities and ways of promotion. After analysing all the collected information, the design project was developed, with the objective of creating a visual identity for Santa Cruz. This project has included the ways of promoting the territory - brand book, communication in MUPIS and publications on Instagram, with the aim of reaching a young audience, both national and international. As a final result, the role of territorial branding and communication at the service of territories and communities was reinforced, particularly in the dynamization and promotion of Santa Cruz.Pinheiro, CristinaOliveira, FernandoRepositório ComumNunes, Joana Raquel da Silva2022-01-21T13:48:19Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38947202891569pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:37.537621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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