As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Joana Raquel da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38947
Resumo: O presente trabalho de investigação realiza-se no âmbito do Mestrado em Design e Cultura Visual, com o objetivo de estudar e entender o papel do branding territorial e a utilização das suas ferramentas para a conceção de uma marca que dinamize o território, reforçando a importância da sua promoção turística. O território utilizado como local de intervenção foi Santa Cruz, que se situa no Concelho de Torres Vedras. Quanto à metodologia do Projeto de Investigação, foi utilizada uma combinação entre Pesquisa Bibliográfica sobre as áreas temáticas envolvidas (que constituiu o estado da arte), Pesquisa de Campo (onde foi feita uma recolha de dados com observação direta no local através de registos fotográficos e da recolha de informação em documentos sobre o território) e Casos de Estudo tendo sido escolhidas marcas territoriais para análise das identidades visuais e dos meios de promoção. Depois de analisada toda a informação que foi recolhida, realizou-se o projeto de design, que se centrou na conceção de uma identidade visual para Santa Cruz. Este projeto englobou as formas de promoção do território - livro da marca, comunicação em MUPIS e publicações no Instagram, com o objetivo de alcançar um público jovem, tanto nacional como internacional. Como resultado final reforçou-se o papel do branding territorial e da comunicação utilizado ao serviço dos territórios e das comunidades, em particular na dinamização e divulgação de Santa Cruz.
id RCAP_b378d851d400bfc8da4c0e31ca277ed6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa CruzBranding territorialIdentidade visualMarca turísticaSanta CruzTorres VedrasO presente trabalho de investigação realiza-se no âmbito do Mestrado em Design e Cultura Visual, com o objetivo de estudar e entender o papel do branding territorial e a utilização das suas ferramentas para a conceção de uma marca que dinamize o território, reforçando a importância da sua promoção turística. O território utilizado como local de intervenção foi Santa Cruz, que se situa no Concelho de Torres Vedras. Quanto à metodologia do Projeto de Investigação, foi utilizada uma combinação entre Pesquisa Bibliográfica sobre as áreas temáticas envolvidas (que constituiu o estado da arte), Pesquisa de Campo (onde foi feita uma recolha de dados com observação direta no local através de registos fotográficos e da recolha de informação em documentos sobre o território) e Casos de Estudo tendo sido escolhidas marcas territoriais para análise das identidades visuais e dos meios de promoção. Depois de analisada toda a informação que foi recolhida, realizou-se o projeto de design, que se centrou na conceção de uma identidade visual para Santa Cruz. Este projeto englobou as formas de promoção do território - livro da marca, comunicação em MUPIS e publicações no Instagram, com o objetivo de alcançar um público jovem, tanto nacional como internacional. Como resultado final reforçou-se o papel do branding territorial e da comunicação utilizado ao serviço dos territórios e das comunidades, em particular na dinamização e divulgação de Santa Cruz.This research project was carried out in the context of Design and Visual Culture Master Course, to study and understand the role of territorial branding and the use of its tools to create a brand to dynamize the territory, reinforcing the importance of its tourist promotion. The territory used as a place of intervention was Santa Cruz, in the municipality of Torres Vedras. The used methodology of this research project has combined Bibliographic Research on the thematic areas involved (which is the State of the Art), Field Research (where a data collection was carried out with direct and local observation through photographic records and a collection of information in documents about the territory) and Case Studies of some territorial marks, to analyse their visual identities and ways of promotion. After analysing all the collected information, the design project was developed, with the objective of creating a visual identity for Santa Cruz. This project has included the ways of promoting the territory - brand book, communication in MUPIS and publications on Instagram, with the aim of reaching a young audience, both national and international. As a final result, the role of territorial branding and communication at the service of territories and communities was reinforced, particularly in the dynamization and promotion of Santa Cruz.Pinheiro, CristinaOliveira, FernandoRepositório ComumNunes, Joana Raquel da Silva2022-01-21T13:48:19Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38947202891569pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:37.537621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz
title As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz
spellingShingle As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz
Nunes, Joana Raquel da Silva
Branding territorial
Identidade visual
Marca turística
Santa Cruz
Torres Vedras
title_short As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz
title_full As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz
title_fullStr As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz
title_full_unstemmed As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz
title_sort As ferramentas do branding na criação da identidade visual de uma região: o caso de Santa Cruz
author Nunes, Joana Raquel da Silva
author_facet Nunes, Joana Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Cristina
Oliveira, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Joana Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Branding territorial
Identidade visual
Marca turística
Santa Cruz
Torres Vedras
topic Branding territorial
Identidade visual
Marca turística
Santa Cruz
Torres Vedras
description O presente trabalho de investigação realiza-se no âmbito do Mestrado em Design e Cultura Visual, com o objetivo de estudar e entender o papel do branding territorial e a utilização das suas ferramentas para a conceção de uma marca que dinamize o território, reforçando a importância da sua promoção turística. O território utilizado como local de intervenção foi Santa Cruz, que se situa no Concelho de Torres Vedras. Quanto à metodologia do Projeto de Investigação, foi utilizada uma combinação entre Pesquisa Bibliográfica sobre as áreas temáticas envolvidas (que constituiu o estado da arte), Pesquisa de Campo (onde foi feita uma recolha de dados com observação direta no local através de registos fotográficos e da recolha de informação em documentos sobre o território) e Casos de Estudo tendo sido escolhidas marcas territoriais para análise das identidades visuais e dos meios de promoção. Depois de analisada toda a informação que foi recolhida, realizou-se o projeto de design, que se centrou na conceção de uma identidade visual para Santa Cruz. Este projeto englobou as formas de promoção do território - livro da marca, comunicação em MUPIS e publicações no Instagram, com o objetivo de alcançar um público jovem, tanto nacional como internacional. Como resultado final reforçou-se o papel do branding territorial e da comunicação utilizado ao serviço dos territórios e das comunidades, em particular na dinamização e divulgação de Santa Cruz.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
2021-12-01T00:00:00Z
2022-01-21T13:48:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38947
202891569
url http://hdl.handle.net/10400.26/38947
identifier_str_mv 202891569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003054526464