As marcas e os hábitos de consumo : análise dos fatores que influenciam o comportamento de consumo na maior rede do segmento de presentes no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10377 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é analisar os fatores que influenciam as pessoas a fazerem suas escolhas e definirem o que, quando, como consumir e, principalmente, quanto vão gastar. Utilizamos exemplos de todo o mundo, mas o foco e a pesquisa são no hábito do consumidor brasileiro. Trata-se de um estudo de caso formal de natureza quantitativa e qualitativa. O estudo pretende compreender os critérios de tomada de decisão do consumidor especificamente no momento da compra de presentes. Caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva: exploratória visto que é por meio da pesquisa bibliográfica que é formada a base de conhecimento para o desenvolvimento e aplicação de pesquisa descritiva A pesquisa tem como objetivo entender melhor um dos aspectos do consumo: o presente. Avaliando as questões que movem as pessoas a trocarem produtos. Além disso, esse estudo se justifica pela falta de estudos dentro da psicologia do consumidor e marketing que estejam especificamente direcionados ao processo de compra e troca de presentes na atualidade. Nesse mesmo sentido, pode-se dizer que a fim de garantir o ganho de vantagem competitiva, é necessário que seja construído conhecimento acerca dos fatores influenciadores da tomada de decisão do consumidor a respeito de marca, valor, momento, quantidade e freqüência. Os resultados apresentam evidências concretas da motivação causada pelas estratégias de marketing aplicadas, no comportamento de consumo das pessoas, inclusive na valorização do objeto adquirido e na demonstração de afeto entre pares. Fica evidente que o valor não é fator preponderante, existem diferentes fatores que, em conjunto, geram uma maior satisfação, no momento da realização da compra para o consumidor quanto para quem recebe o presente. |
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As marcas e os hábitos de consumo : análise dos fatores que influenciam o comportamento de consumo na maior rede do segmento de presentes no BrasilMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASCOMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORESMARKETINGMARCAS COMERCIAISBRASILMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTCONSUMER BEHAVIOURMARKETINGTRADEMARKSBRAZILO principal objetivo deste trabalho é analisar os fatores que influenciam as pessoas a fazerem suas escolhas e definirem o que, quando, como consumir e, principalmente, quanto vão gastar. Utilizamos exemplos de todo o mundo, mas o foco e a pesquisa são no hábito do consumidor brasileiro. Trata-se de um estudo de caso formal de natureza quantitativa e qualitativa. O estudo pretende compreender os critérios de tomada de decisão do consumidor especificamente no momento da compra de presentes. Caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva: exploratória visto que é por meio da pesquisa bibliográfica que é formada a base de conhecimento para o desenvolvimento e aplicação de pesquisa descritiva A pesquisa tem como objetivo entender melhor um dos aspectos do consumo: o presente. Avaliando as questões que movem as pessoas a trocarem produtos. Além disso, esse estudo se justifica pela falta de estudos dentro da psicologia do consumidor e marketing que estejam especificamente direcionados ao processo de compra e troca de presentes na atualidade. Nesse mesmo sentido, pode-se dizer que a fim de garantir o ganho de vantagem competitiva, é necessário que seja construído conhecimento acerca dos fatores influenciadores da tomada de decisão do consumidor a respeito de marca, valor, momento, quantidade e freqüência. Os resultados apresentam evidências concretas da motivação causada pelas estratégias de marketing aplicadas, no comportamento de consumo das pessoas, inclusive na valorização do objeto adquirido e na demonstração de afeto entre pares. Fica evidente que o valor não é fator preponderante, existem diferentes fatores que, em conjunto, geram uma maior satisfação, no momento da realização da compra para o consumidor quanto para quem recebe o presente.The main objective of this work is to analyze the factors that influence people to make their choices and define what, when, how to consume and, mainly, how much you're spending on your choices. We use examples from all over the world, but the focus is in the habit of the Brazilian consumer. It is a formal case study quantitative and qualitative in nature. The study aims to understand the criteria for consumer decision-making, specifically at the time of purchase. It is characterized as exploratory and descriptive research: exploratory since it is by means of bibliographical research that formed the basis of knowledge for the development and application of descriptive research. The questionnaire aims to better understand an aspect of the present consumption. Assessing the issues that move people to change products. In addition, this study is justified by the lack of studies in consumer psychology and marketing that are specifically directed to the present market today. In that sense, it can be said that in order to ensure that the gain of competitive advantage, it must be built knowledge about the factors influencing the consumer's decision making. The results present concrete evidence of motivation caused by marketing strategies applied in the consumption behavior of people, including valuation of the acquired object and demonstration of affection between couples. It is evident that value is not a major factor, there are so many different factorsthat contributing to a greater satisfaction, at the purchase time, both for the consumer as to whom receives the gift.2020-08-05T15:37:07Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10377TID:202503771porCarvalho Junior, Gilberto da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:26.608603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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