Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Helena Maria Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11798
Resumo: O presente relatório tem como finalidade apresentar as competências e os conhecimentos que a mestranda adquiriu ao longo do seu percurso na educação de infância. Desta forma, reúne acontecimentos que decorreram em creche, particularmente num grupo de 16 crianças entre os 24 e os 36 meses de idade, e no pré-escolar, num grupo de 27 crianças entre os quatro e os cinco anos. Ao longo do relatório, são descritas e analisadas evidências das ações pedagógicas, que definiram o perfil da mestranda enquanto futura educadora, e apresentadas sucessivas reflexões retrospetivas e prospetivas, que tiveram como intuito a transformação da qualidade das suas práticas educativas. Portanto, inscreve-se numa aproximação à metodologia de investigação-ação, o que significa que foi mobilizada uma intervenção contextualizada, autorreflexiva e crítica, por todos os implicados no processo educativo. Entrecruzando a teoria com a prática, a mestranda realizou uma ação assente na intencionalidade educativa, ou seja, apoiou a sua prática nos processos de observação, planificação, ação e avaliação, respeitando a agência de criança competente, que influencia e é influenciada pelo meio que a rodeia. Durante o percurso foram registados problemas e percalços que impulsionaram a mudança e, consequentemente, o crescimento da mestranda enquanto futura profissional da educação de infância.
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