Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Sofia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Paula, Costa, António Pedro, Neri de Souza, Dayse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4013
Resumo: This research project focuses on the curricula developed in a day care and a kindergarten attended by children living in institutional care. Based on four case studies, this study aimed to analyze how children experience the curriculum, through the evaluation of process variables: Emotional Well-being (EWB) and Involvement (I). For each activity experienced by children involved in the study, we performed a review of EWB and I in two steps of observation. The results revealed differences between each set of data, with higher levels of EWB and I at the second moment, suggesting a positive impact of the performed initiatives and actions, developed in response to the identified needs and interests of the children.
id RCAP_b43981cdc362fe97aa46eb218eb25dc0
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento InstitucionalThis research project focuses on the curricula developed in a day care and a kindergarten attended by children living in institutional care. Based on four case studies, this study aimed to analyze how children experience the curriculum, through the evaluation of process variables: Emotional Well-being (EWB) and Involvement (I). For each activity experienced by children involved in the study, we performed a review of EWB and I in two steps of observation. The results revealed differences between each set of data, with higher levels of EWB and I at the second moment, suggesting a positive impact of the performed initiatives and actions, developed in response to the identified needs and interests of the children.El trabajo de investigación que se presenta, basado en cuatro estudios de caso desarrollados en una guardería y un jardín de infancia frecuentados por niños en acogimiento institucional, tiene como objetivo analizar el modo como los niños experimentan el plan de estudios, evaluando las variables procesuales del Bienestar Emocional (BEE) y la implicación (I). Para cada actividad que los niños experimentaron se procede a la evaluación del BEE y (I) en dos fases de observación. Los resultados revelaron diferencias entre los dos contextos educativos de estudio, con mayores niveles de BEE y (I) en el segundo momento, lo que sugiere un impacto positivo de las iniciativas y medidas adoptadas en respuesta a las necesidades e intereses de los niños, nombradamente la de escucha activa de los niños y de su seguimiento individualizado.O presente trabalho de investigação procura analisar, tendo por base quatro estudos de caso realizados desenvolvidos numa creche e num jardim de infância frequentados por crianças em acolhimento institucional, o modo como as crianças experienciam o currículo, avaliando as variáveis processuais Bem-Estar Emocional (BEE) e Implicação (I). Para cada atividade que as crianças vivenciaram, procedemos à avaliação do BEE e I em duas fases de observação. Os resultados revelaram diferenças entre os dois contextos educativos em estudo, com níveis mais elevados de BEE e I no segundo momento, sugerindo um impacto positivo das iniciativas e ações desenvolvidas em resposta às necessidades e interesses das crianças; da escuta ativa das crianças e no acompanhamento individualizado.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2014-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v6i3.4013https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4013Indagatio Didactica; Vol 6 No 3 (2014); 156-174Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 3 (2014); 156-174Indagatio Didactica; Vol. 6 No 3 (2014); 156-174Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 3 (2014); 156-1741647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4013https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4013/3005Andrade, SofiaSantos, PaulaCosta, António PedroNeri de Souza, Dayseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:15:44Zoai:proa.ua.pt:article/4013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:04.155457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional
title Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional
spellingShingle Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional
Andrade, Sofia
title_short Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional
title_full Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional
title_fullStr Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional
title_full_unstemmed Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional
title_sort Bem-Estar Emocional e Implicação: estudo com crianças em Acolhimento Institucional
author Andrade, Sofia
author_facet Andrade, Sofia
Santos, Paula
Costa, António Pedro
Neri de Souza, Dayse
author_role author
author2 Santos, Paula
Costa, António Pedro
Neri de Souza, Dayse
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Sofia
Santos, Paula
Costa, António Pedro
Neri de Souza, Dayse
description This research project focuses on the curricula developed in a day care and a kindergarten attended by children living in institutional care. Based on four case studies, this study aimed to analyze how children experience the curriculum, through the evaluation of process variables: Emotional Well-being (EWB) and Involvement (I). For each activity experienced by children involved in the study, we performed a review of EWB and I in two steps of observation. The results revealed differences between each set of data, with higher levels of EWB and I at the second moment, suggesting a positive impact of the performed initiatives and actions, developed in response to the identified needs and interests of the children.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4013
https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4013
url https://doi.org/10.34624/id.v6i3.4013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4013
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4013/3005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 6 No 3 (2014); 156-174
Indagatio Didactica; Vol. 6 Núm. 3 (2014); 156-174
Indagatio Didactica; Vol. 6 No 3 (2014); 156-174
Indagatio Didactica; vol. 6 n.º 3 (2014); 156-174
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133568522256384