O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisca Figueiredo da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29676
Resumo: Face ao fenómeno da globalização e à competitividade crescente dos mercados, a necessidade de as empresas se expandirem emergiu, bem como a do planeamento e implementação de estratégias de marketing. Através do presente projeto discutiram-se quais os fatores influentes na tomada de decisão estratégica em processos de internacionalização, considerando o estudo de diferentes modelos e a pesquisa realizada numa consultora portuguesa da zona centro-norte de Portugal. A investigação foca-se, paralelamente, na exploração de metodologias de planeamento de marketing, nomeadamente internacional, de modo a apurar procedimentos necessários e eficientes para alcançar resultados, através do plano de marketing. Incidiu-se, ainda, no papel do consultor para impulsionar o desempenho das organizações, sendo que a escolha das temáticas em estudo teve a ver com o desenvolvimento de um estudo de caso na AMH Consulting. Realizaram-se entrevistas a quatro dos sete colaboradores da organização acerca do ramo da consultoria e da pegada das empresas no que concerne à internacionalização e a todo o planeamento que deve ser levado a cabo para implementar ações de marketing eficazes. Conclui-se que não existe um modelo de internacionalização ideal para as empresas, sendo necessário atentar em várias condições envolventes às mesmas e nos seus objetivos. O planeamento, uma ciência que vem dar resposta aos problemas na gestão de marketing, está fortemente associado a uma performance empresarial positiva, gerando-se vantagem competitiva. O tecido empresarial português da zona centro-norte não está, ainda, a investir em grande escala no planeamento de marketing, mesmo iniciando um processo de exportação. O papel do consultor destaca-se pelo auxílio que este presta aos empreendedores e gestores no decorrer das várias etapas neste contexto, fornecendo um know-how de que estes carecem. Esta dissertação vem trazer informação atual e especializada para a área da gestão em análise, uma vez que se sente, cada vez mais, a necessidade de estudos portugueses no âmbito da internacionalização, do marketing e da consultoria, como ponto de partida para futuros estudos e dando a conhecer o panorama empresarial nestas áreas.
id RCAP_b4ce1ecb3b7d36982783c1ab08bc83c8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH ConsultingPlaneamento de marketingEstudos de mercadoInternacionalizaçãoConsultoriaOtimização de serviçosEstratégiaFace ao fenómeno da globalização e à competitividade crescente dos mercados, a necessidade de as empresas se expandirem emergiu, bem como a do planeamento e implementação de estratégias de marketing. Através do presente projeto discutiram-se quais os fatores influentes na tomada de decisão estratégica em processos de internacionalização, considerando o estudo de diferentes modelos e a pesquisa realizada numa consultora portuguesa da zona centro-norte de Portugal. A investigação foca-se, paralelamente, na exploração de metodologias de planeamento de marketing, nomeadamente internacional, de modo a apurar procedimentos necessários e eficientes para alcançar resultados, através do plano de marketing. Incidiu-se, ainda, no papel do consultor para impulsionar o desempenho das organizações, sendo que a escolha das temáticas em estudo teve a ver com o desenvolvimento de um estudo de caso na AMH Consulting. Realizaram-se entrevistas a quatro dos sete colaboradores da organização acerca do ramo da consultoria e da pegada das empresas no que concerne à internacionalização e a todo o planeamento que deve ser levado a cabo para implementar ações de marketing eficazes. Conclui-se que não existe um modelo de internacionalização ideal para as empresas, sendo necessário atentar em várias condições envolventes às mesmas e nos seus objetivos. O planeamento, uma ciência que vem dar resposta aos problemas na gestão de marketing, está fortemente associado a uma performance empresarial positiva, gerando-se vantagem competitiva. O tecido empresarial português da zona centro-norte não está, ainda, a investir em grande escala no planeamento de marketing, mesmo iniciando um processo de exportação. O papel do consultor destaca-se pelo auxílio que este presta aos empreendedores e gestores no decorrer das várias etapas neste contexto, fornecendo um know-how de que estes carecem. Esta dissertação vem trazer informação atual e especializada para a área da gestão em análise, uma vez que se sente, cada vez mais, a necessidade de estudos portugueses no âmbito da internacionalização, do marketing e da consultoria, como ponto de partida para futuros estudos e dando a conhecer o panorama empresarial nestas áreas.Due to the globalization effect and to the increasing competitiveness in global markets, companies are required ever more to expand, which in turn makes demands for better planning and marketing strategy implementation. This research study discusses which factors influence strategic decision making in the internationalization process, considering the study of different models and a research Project developed in a consulting company in Portugal’s center-north region. The research focuses on the exploration of marketing planning methodologies, including international ones, in order to establish the most efficient procedures to achieve results, through the marketing plan. Considering that the choice of the theme was related to the development of a case study at AMH Consulting, the research was also focused on the role of the consultant to improve an organizations’ performance. Interviews were held with four of the seven employees in the organization about the consulting sector and the company's approach towards internationalization and all the planning that should be carried out in order to implement effective marketing actions. It was concluded that there is not an ideal internationalization model for companies in general and that it is necessary to pay attention to the company's surrounding environment and objectives. Planning, a science that responds to problems regarding marketing management, is strongly associated with a positive business performance, generating competitive advantage. The business environment in Portugal’s central and northern region is not investing massively in marketing planning yet, even when an export process is started. The role of the consultant is distinguished by the assistance provided to entrepreneurs and managers during the various stages in this context, with a know-how that they lack. Since Portuguese data in the scope of internationalization, marketing and consulting is scarce, this dissertation brings current and specialized information to the management segment and the analysis is considered as a starting point for future studies and disseminates the business context in these sectors.2022-09-15T00:00:00Z2020-07-29T00:00:00Z2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29676porSilva, Francisca Figueiredo dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:26Zoai:ria.ua.pt:10773/29676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:57.194233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting
title O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting
spellingShingle O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting
Silva, Francisca Figueiredo da
Planeamento de marketing
Estudos de mercado
Internacionalização
Consultoria
Otimização de serviços
Estratégia
title_short O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting
title_full O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting
title_fullStr O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting
title_full_unstemmed O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting
title_sort O planeamento de marketing e a internacionalização na consultoria: o caso da AMH Consulting
author Silva, Francisca Figueiredo da
author_facet Silva, Francisca Figueiredo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisca Figueiredo da
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento de marketing
Estudos de mercado
Internacionalização
Consultoria
Otimização de serviços
Estratégia
topic Planeamento de marketing
Estudos de mercado
Internacionalização
Consultoria
Otimização de serviços
Estratégia
description Face ao fenómeno da globalização e à competitividade crescente dos mercados, a necessidade de as empresas se expandirem emergiu, bem como a do planeamento e implementação de estratégias de marketing. Através do presente projeto discutiram-se quais os fatores influentes na tomada de decisão estratégica em processos de internacionalização, considerando o estudo de diferentes modelos e a pesquisa realizada numa consultora portuguesa da zona centro-norte de Portugal. A investigação foca-se, paralelamente, na exploração de metodologias de planeamento de marketing, nomeadamente internacional, de modo a apurar procedimentos necessários e eficientes para alcançar resultados, através do plano de marketing. Incidiu-se, ainda, no papel do consultor para impulsionar o desempenho das organizações, sendo que a escolha das temáticas em estudo teve a ver com o desenvolvimento de um estudo de caso na AMH Consulting. Realizaram-se entrevistas a quatro dos sete colaboradores da organização acerca do ramo da consultoria e da pegada das empresas no que concerne à internacionalização e a todo o planeamento que deve ser levado a cabo para implementar ações de marketing eficazes. Conclui-se que não existe um modelo de internacionalização ideal para as empresas, sendo necessário atentar em várias condições envolventes às mesmas e nos seus objetivos. O planeamento, uma ciência que vem dar resposta aos problemas na gestão de marketing, está fortemente associado a uma performance empresarial positiva, gerando-se vantagem competitiva. O tecido empresarial português da zona centro-norte não está, ainda, a investir em grande escala no planeamento de marketing, mesmo iniciando um processo de exportação. O papel do consultor destaca-se pelo auxílio que este presta aos empreendedores e gestores no decorrer das várias etapas neste contexto, fornecendo um know-how de que estes carecem. Esta dissertação vem trazer informação atual e especializada para a área da gestão em análise, uma vez que se sente, cada vez mais, a necessidade de estudos portugueses no âmbito da internacionalização, do marketing e da consultoria, como ponto de partida para futuros estudos e dando a conhecer o panorama empresarial nestas áreas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29T00:00:00Z
2020-07-29
2022-09-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29676
url http://hdl.handle.net/10773/29676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137675327832064