Factores de marketing que influenciam a compra de bens de impulso: identificação de uma taxonomia de consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Marlene Catarina Varela
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3165
Resumo: A compra por impulso tem sido objecto de um grande número de pesquisas empíricas, mas existe pouca investigação que realmente analisa a influência das variáveis de marketing neste tipo de compra. Assim, é objectivo desta investigação estudar a influência dos factores de marketing na compra de bens de consumo imediato e a identificação de uma taxonomia de consumidores. Para conduzir o estudo em questão foi desenvolvido um questionário a partir da revisão da literatura. O questionário foi administrado a 200 estudantes universitários. Após a submissão dos dados a tratamento estatístico de análise multivariada, através de uma análise factorial, foram identificadas oito orientações de compra seguidas pelos compradores de bens de impulso. As orientações identificadas são: a orientação para a marca, a orientação para a comunicação, a orientação para o produto, a orientação para o ambiente de consumo, a orientação para o preço, a orientação para a embalagem, a orientação para a interacção social e a orientação conscienciosa. Após este processo, os dados foram submetidos a uma análise cluster, baseada nos fscores dos factores retidos, onde foram encontrados quatro grupos de consumidores diferentes, com diferentes comportamentos no que diz respeito à orientação de compra. A relevância desta pesquisa assenta na identificação dos grupos de consumidores com características homogéneas, que podem ser explicados como segmentos de mercado, providenciando uma ferramenta útil para as empresas no desenvolvimento de estratégias de mercado para servir estes segmentos de mercado. As limitações deste estudo estão relacionadas com a amostra em estudo, uma vez que se utilizou uma amostra de consumidores por conveniência. Por sua vez o tipo de ponto de venda dentro da universidade pode ser encarado como uma limitação. Pesquisas futuras devem considerar outro tipo de consumidores bem como outro tipo de pontos de venda, como supermercados, restaurantes e cafés.
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