Atitude do consumidor em relação ao marketing (o caso português)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Luís Manuel Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8214
Resumo: Orientado por Paula Odete Fernandes
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spelling Atitude do consumidor em relação ao marketing (o caso português)Atitude do consumidorPolíticas do marketingSentimentos em relação ao marketing-mixSatisfação do consumidorOrientado por Paula Odete FernandesAs estratégias de Marketing são cada vez mais estruturadas e direccionadas para públicos alvos, sendo consideradas imprescindíveis na comunicação entre empresas e consumidores. Grandes companhias absorvem orçamentos volumosos para conseguirem transmitir a mensagem ao consumidor final. Estratégias dinâmicas e reconhecidas de agências mundiais de Marketing, são contratadas por grandes companhias para dar a conhecer os seus bens e serviços, face a uma cada vez maior concorrência a que se tem vindo a assistir com a globalização. Tendo em conta que o consumidor possui cada vez mais informação relevante sobre produtos e estratégias de Marketing que os suportam, é necessário conhecer a informação que permite ir ao encontro das reais necessidades do consumidor, bem como a forma de melhor o satisfazer e fidelizar. Assim, com o presente trabalho de pesquisa, pretendeu-se medir e conhecer a atitude do consumidor português face ao Marketing e o seu grau de satisfação em relação à qualidade dos produtos, promoção, preços dos produtos, distribuição e venda, ou seja, em relação às políticas do Marketing-Mix. Foi propósito, ainda, analisar a percepção dos consumidores quanto à regulamentação Governamental para as actividades comerciais, bem como perceber qual a informação mais relevante no processo de decisão de compra do consumidor. Seguindo esta linha de raciocínio este estudo tem como objectivo observar as atitudes dos consumidores nas diferentes regiões de Portugal Continental através da aplicação de um inquérito. As regiões definidas foram: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). A amostra encontrada para aferir sobre a população foi de 600 indivíduos seleccionados proporcionalmente à população existente com mais de 15 anos, de acordo com os dados da mesma fonte. De referir que para tal assumiu-se um erro de precisão de 4% e um nível de significância de 5%. Os principais resultados permitem observar que os consumidores manifestaram uma atitude positiva relativamente as actividades de Marketing-Mix qualidade do produto e distribuição e vendas, pois a satisfação nos respectivos parâmetros corresponde às expectativas dos mesmos. Por outro lado, revelaram uma atitude negativa quanto à política de preço dos produtos e à política de comunicação, pois os consumidores revelaram uma insatisfação para estas actividades. Ainda, quanto à regulamentação governamental os consumidores inquiridos manifestaram-se a favor de uma maior intervenção por parte das autoridades nas actividades comerciais. Las estrategias de marketing son cada vez más estructuradas y dirigidas a un público clave y se consideran esenciales en la comunicación entre empresas y consumidores. Las grandes empresas absorben grandes presupuestos para transmitir el mensaje al consumidor final. Estrategias dinámicas y reconocidas de agencias de marketing a nivel mundial, son contratados por grandes empresas para presentar sus productos y servicios frente a una competencia cada vez mayor en resultado de la globalización. Teniendo en cuenta que el consumidor tiene información más relevante acerca de los productos y estrategias de marketing que los apoyan, es necesario conocer la información que permita satisfacer las necesidades reales de los consumidores, así como la forma de satisfacerlo mejor y retenerlo. Por lo tanto, con la presente investigación, se trató de medir y conocer la actitud del consumidor portugués en relación al marketing y el grado de satisfacción con la calidad de los productos, promoción, precios de productos, distribución y venta, o en relación las políticas del Marketing-Mix. Objetivo también fue analizar la percepción de los consumidores con respecto a la normativa gubernamental para actividades comerciales, así como entender qué información es más importante en la decisión de compra del consumidor. Siguiendo esta línea de juicio este estudio tiene como objetivo observar las actitudes de los consumidores en diferentes regiones del territorio continental de Portugal mediante la aplicación de una encuesta. Las regiones se definieron: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo y el Algarve, según datos del Instituto Nacional de Estadística (INE). La muestra para la medición se encuentra en la población de 600 personas fue seleccionada en proporción a la población existente mayores de 15 años, de acuerdo con la información de la misma fuente. Se asumió un error de 4% y nivel de significancia del 5%. Los principales resultados, de la investigación, permiten observar que los consumidores expresaron una actitud positiva hacia las actividades de Marketing-Mix calidad del producto y distribución y las ventas, pues la satisfacción en sus parámetros corresponde a las expectativas de ellos. Por otro lado, mostró una actitud negativa en el precio de los productos y en la política de comunicación, ya que los consumidores han mostrado una insatisfacción para estas actividades. Sin embargo, en relación a las regulaciones gubernamentales los consumidores encuestados estaban a favor de una mayor intervención de las autoridades en las actividades comerciales. Marketing strategies are more and more structured, and aimed at target audiences, being considered indispensable in the communication between companies and consumers. Big companies absorb high budgets with the aim of getting the message to the final consumer. International marketing agencies with dynamic and known strategies are hired by big companies so that they can disclose their goods and services, while facing the increasing competitiveness originated from globalization. Consumers have more and more relevant information on products as well as on the marketing strategies which support them. Therefore, it is necessary to have the information which will make it possible to meet consumers’ real needs, as well as to know the way to best satisfy them and win their loyalty. For this reason, this research work intended to measure and get to know the Portuguese consumers’ attitude towards marketing as well as their satisfaction level concerning products’ quality, promotion, price, distribution or place and sale, in other words, their satisfaction level concerning marketing-mix policies. In addition to this, this study intended to analyze consumers’ perception of governmental regulation concerning trading activities, as well as to perceive which information is the most relevant in the process of consumers’ purchase decision making. According this, the aim of this study is to observe consumers’ attitudes in the several regions of mainland Portugal, by carrying out a survey. The regions were defined as follows: North; Center; Lisbon; Alentejo; and Algarve, according to data from the Instituto Nacional de Estatística (INE). The sample used to infer about the population consisted of 600 consumers, who were selected proportionally to the existent population over 15 years old, according to data from the same source. Note that a precision error of 4%, and a significance level of 5% were assumed. The main results enable the observation of a positive consumers’ attitude towards marketing-mix activities, product quality, and distribution and sales, since their satisfaction concerning the respective parameters matches their expectations. On the other hand, results revealed a negative attitude towards products’ price policies as well as communication policies, since consumers showed dissatisfaction towards these activities. Finally, as far as governmental regulation is concerned, respondents to the survey showed to be in favor of a bigger intervention from authorities in trading activities.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e GestãoFernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBCorreia, Luís Manuel Ferreira2013-03-12T10:28:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8214porCorreia, Luís Manuel Ferreira (2012). Atitude do consumidor em relação ao marketing (o caso português). Bragança: Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Dissertação de Mestrado em Gestão das Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:19:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:42.615869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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