Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sara Filipa Inácio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5427
Resumo: O que pode um professor em formação aprender na sua prática de ensino supervisionada? Esta é a pergunta chave no decorrer deste trabalho. É na apresentação dos problemas encontrados, estratégias utilizadas e reações observadas que vão poder encontrar a explicação pormenorizada. Os problemas encontrados não são apenas problemas na lecionação das aulas, mas também na planificação das mesmas. As estratégias utilizadas são as apresentadas na planificação, bem como as que foram utilizadas no decorrer das aulas para colmatar as diferentes situações que se foram apresentando. As reações observadas são referentes a alunos específicos cujos alguns problemas pessoais se tornaram mais evidentes e a maioria foi alvo de resolução. Este trabalho pretende abordar a perspetiva real da prática supervisionada, embora cada uma seja pessoal e necessária para a evolução de quem a pratica. É precisamente pela diferença que um professor deve ler e tirar as suas conclusões sob forma de consciência para possíveis situações e resoluções por as quais poderá vir a passar.
id RCAP_b5905ccd6b85cc40cd35cd54d8f187c3
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formaçãoEDUCAÇÃOENSINO DE ARTES VISUAISAPRENDIZAGEM COOPERATIVAMETODOLOGIAS DE ENSINOMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCATIONVISUAL ARTS TEACHINGCOOPERATIVE LEARNINGTEACHING METHODOLOGIESO que pode um professor em formação aprender na sua prática de ensino supervisionada? Esta é a pergunta chave no decorrer deste trabalho. É na apresentação dos problemas encontrados, estratégias utilizadas e reações observadas que vão poder encontrar a explicação pormenorizada. Os problemas encontrados não são apenas problemas na lecionação das aulas, mas também na planificação das mesmas. As estratégias utilizadas são as apresentadas na planificação, bem como as que foram utilizadas no decorrer das aulas para colmatar as diferentes situações que se foram apresentando. As reações observadas são referentes a alunos específicos cujos alguns problemas pessoais se tornaram mais evidentes e a maioria foi alvo de resolução. Este trabalho pretende abordar a perspetiva real da prática supervisionada, embora cada uma seja pessoal e necessária para a evolução de quem a pratica. É precisamente pela diferença que um professor deve ler e tirar as suas conclusões sob forma de consciência para possíveis situações e resoluções por as quais poderá vir a passar.What can a teacher in training to learn in a supervised teaching practice? This is the key question in this paper. It is in the presentation of the problems encountered, strategies used and reactions observed that you will be able to find detailed explanation. The problems found not only are problems in teaching classes, but also in planning them, besides, the strategies applies are presented in planning. This strategies are the ones that were used during classes to fill the different situations that were presented. The reactions observed are related to specific students whose some personal problems became more and more evident and the most were targeted of resolution. This work aims to approach the real perspective of supervised practice, although each one is personal and need for the evolution of the ones that practice them. It is precisely the difference that a teacher should read and draw their conclusions in the form of awareness for the possible situations and resolutions which may come to pass.2014-07-31T16:17:20Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5427TID:201288907pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Sara Filipa Inácioreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:49.139759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação
title Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação
spellingShingle Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação
Vieira, Sara Filipa Inácio
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
METODOLOGIAS DE ENSINO
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
COOPERATIVE LEARNING
TEACHING METHODOLOGIES
title_short Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação
title_full Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação
title_fullStr Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação
title_full_unstemmed Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação
title_sort Estratégias de desenvolvimento do aluno em educação visual: reflexão de um professor em formação
author Vieira, Sara Filipa Inácio
author_facet Vieira, Sara Filipa Inácio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sara Filipa Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
METODOLOGIAS DE ENSINO
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
COOPERATIVE LEARNING
TEACHING METHODOLOGIES
topic EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
METODOLOGIAS DE ENSINO
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
COOPERATIVE LEARNING
TEACHING METHODOLOGIES
description O que pode um professor em formação aprender na sua prática de ensino supervisionada? Esta é a pergunta chave no decorrer deste trabalho. É na apresentação dos problemas encontrados, estratégias utilizadas e reações observadas que vão poder encontrar a explicação pormenorizada. Os problemas encontrados não são apenas problemas na lecionação das aulas, mas também na planificação das mesmas. As estratégias utilizadas são as apresentadas na planificação, bem como as que foram utilizadas no decorrer das aulas para colmatar as diferentes situações que se foram apresentando. As reações observadas são referentes a alunos específicos cujos alguns problemas pessoais se tornaram mais evidentes e a maioria foi alvo de resolução. Este trabalho pretende abordar a perspetiva real da prática supervisionada, embora cada uma seja pessoal e necessária para a evolução de quem a pratica. É precisamente pela diferença que um professor deve ler e tirar as suas conclusões sob forma de consciência para possíveis situações e resoluções por as quais poderá vir a passar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-31T16:17:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5427
TID:201288907
url http://hdl.handle.net/10437/5427
identifier_str_mv TID:201288907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131255197925376