Perceções do diretor sobre seu trabalho nas escolas estaduais de educação profissional do Estado do Ceará - Brasil : um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40878 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
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Perceções do diretor sobre seu trabalho nas escolas estaduais de educação profissional do Estado do Ceará - Brasil : um estudo de casoGestoresDirectorFunçõesEducação profissionalTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019A pesquisa que apresentamos foi elaborada a partir do estudo desenvolvido no âmbito do Mestrado em Administração Educacional que incidiu sobre o trabalho do diretor escolar de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP). Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, e que a partir dos dados recolhidos através da análise documental, observação naturalista de um dia de trabalho do diretor escolar e entrevista semiestruturada, pretendeu-se descrever e compreender as perceções do diretor relativamente as funções e papéis de gestão à frente de uma EEEP. O quadro teórico mobilizou conceitos sobre a análise da gestão escolar, o trabalho do diretor escolar, seus papéis e funções usando como base os estudos realizados por Barroso (2005) e Mintzberg (2010), entre outros autores. Apresentamos também um quadro contextual sobre a educação profissional no Brasil através da análise dos normativos legais que enquadram este tipo de ensino na história educacional brasileira, até chegarmos ao Programa Brasil Profissionalizado e à implantação das EEEPs no Estado do Ceará. Ao concluirmos este estudo, traçámos o perfil da diretora em análise e descrevemos e compreendermos o seu quotidiano de trabalho quanto às suas funções e papéis. A maior parte de seu tempo é dedicado às atividades administrativas. As interações com os atores internos e externos também ocupam parte do seu tempo e são consideradas muito importantes, possibilitando a prática de papéis interpessoais, fortalecendo a sua rede de informações, formais ou informais e auxiliam-na sua tomada de decisão. A diretora demonstra ter uma visão clara das suas responsabilidades no exercício do seu cargo e desenvolve o seu trabalho com o foco nos objetivos estabelecidos, prestando contas à sociedade e à tutela. No contexto das EEEPs, a diretora considera ser este um projeto de escola que cumpre o seu papel social, dando novas perspetivas aos alunos. Como gestora, considera que foram muitos os desafios enfrentados ao longo de dez anos de implantação desta política pública, mas que as conquistas são percetíveis por todos demonstrando muito orgulho em fazer parte desta história.The research we presented was elaborated from the study developed under the master's degree in educational administration that focused on the work of the school director of a state School of vocational Education. This is a qualitative and interpretative study, and from the data collected through documentary analysis, naturalistic observation of a day of work of the school director and semi-structured interview, it was intended to describe and understand the The director's perceptions of roles and management roles ahead of an EEEP. The theoretical framework mobilized concepts about the analysis of school management, the work of the school director, his roles and functions using as a basis the studies conducted by Barroso (2005) and Mintzberg (2010), among other authors. We also present a contextual framework on professional education in Brazil through the analysis of legal norms that frame this type of education in brazilian educational history, until we reach the brazilian professionalized program and the implementation of EEEPs in the state of Ceará. As we conclude this study, we have outlined the profile of the director in analysis and describe and understand her daily work regarding her functions and papers. The majority of its time is devoted to administrative activities. Interactions with internal and external actors also occupy part of their time and are considered very important, enabling the practice of interpersonal roles, strengthening its formal or informal network of information and assisting in its decision-making. Director shows a clear view of her responsibilities in the exercise of her position and develops her work with the focus on the established objectives, accountability to society and guardianship. In the context of EEEPs, the director considers this to be a school project that fulfills its social role, giving new perspectives to students. As a manager, he considers that many challenges have been faced throughout the ten years of implementation of this public policy, but that the achievements are noticeable by all showing great pride in being part of this story.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaPrado, Patricia Valéria Farias2020-01-16T15:01:51Z20192019-10-102019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40878porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:32.154031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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