Estudo do meio no 1º CEB: Uma experiência de intervenção pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11016 |
Resumo: | O ensino das Ciências e do Estudo do Meio permite expandir o conhecimento e a compreensão do mundo quer a nível físico, quer a nível biológico. Este é fundamental para que os cidadãos adquiram conhecimentos, capacidades, competências e valores necessários para a inserção na sociedade atual. Por isso é fulcral a criança aprender ciências desde os primeiros anos de vida, de modo a realizar melhores aprendizagens no futuro. Sendo nas escolas onde ocorre esta aprendizagen, este é um local onde são exigidas mudanças e transformações a nível das práticas educativas, uma vez que, infelizmente, não é atribuído o devido valor a esta área curricular. Dado esta situação, o objeto de estudo deste Relatório Final, estratégias impulsionadoras à transdisciplinaridade tendo como eixo central a área de Estudo do Meio, no 1' CEB, surgiu no decorrer da minha PES, numa instituição de caráter privado e, tem como intuito, compreender as razões dos docentes, relativamente ao interesse e o lecionar desta área curricular. Desta forma, abordo neste documento, algumas estratégias de modo a promover a área das Ciências/Estudo do Meio, através da transdisciplinaridade, uma via que acredito ser a mais produtiva, uma vez que oferece uma variedade de conteúdos objetivos, organizados em outras áreas curriculares. Com efeito, após esta investigação, posso concluir que o método experimental e a metodologia de trabalho de projeto, são duas estratégias bastante produtivas para a aprendizagem, uma vez que é a criança o principal agente ativo das suas aprendizagens, realizando descobertas e alcançando respostas. Assim, além de consciencializar os conteúdos necessários, a criança, ao vivenciar o que está a estudar adquire, também, atitudes e valores indispensáveis para a inserção na sociedade. |
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