Contribuições da linguística sistémico-funcional para o ensino da leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/51298 |
Resumo: | O estudo visa explicitar as possíveis contribuições que a análise de textos na perspetiva da Linguística Sistémico-Funcional (LSF) poderá trazer ao ensino de português como língua estrangeira, olhando para um conjunto de notícias e descrevendo o modo como os significados são construídos em diferentes tipos de Processos para expressar as experiências interiores e exteriores do mundo do sujeito. A análise textual desenvolvida no âmbito da presente dissertação visa, por um lado, explorar as potencialidades da análise da transitividade e, por outro, mostrar aos professores de PLE um exemplo de abordagem dos materiais didáticos na perspetiva da LSF. Adicionalmente, pretende-se ressaltar a importância da apresentação do conceito de género textual no processo de ensino, elemento especialmente útil para a previsão e clarificação preliminar das dificuldades de compreensão no processo de leitura. Para dar resposta à problemática apresentada, realizámos uma análise de textos jornalísticos com a teoria da LSF. A análise da Transitividade exposta na presente dissertação pode ser aplicada antes e durante as atividades pedagógicas. Com os conhecimentos ao redor do género textual, Participantes, Processos e Circunstâncias, os professores podem preparar a leitura e antever dificuldades durante a fase da preparação de aulas. A aplicação deste tipo de análise por parte dos professores em conjunto com os estudantes, contribui para os alunos entenderem o significado literal, inferencial e interpretativo de diferentes tipos de género textual e produzirem as suas próprias composições. Os professores de PLE podem ver a viabilidade da utilização da LSF para analisar os textos pedagógicos, podendo combinar este método com a Pedagogia de Género para que os alunos possam aprender melhor a leitura e a escrita. A dissertação quer provar que a LSF tem algumas vantagens sobre a gramática tradicional na análise de textos em sala de aula. Ao longo desta investigação, utilizámos metodologias quantitativas e qualitativas. Acreditamos que a dissertação vai dar alguma inspiração aos professores de PLE. |
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Contribuições da linguística sistémico-funcional para o ensino da leituraLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLinguística sistémicaLeitura - Estudo e ensinoTransitividade (Linguística)Teses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO estudo visa explicitar as possíveis contribuições que a análise de textos na perspetiva da Linguística Sistémico-Funcional (LSF) poderá trazer ao ensino de português como língua estrangeira, olhando para um conjunto de notícias e descrevendo o modo como os significados são construídos em diferentes tipos de Processos para expressar as experiências interiores e exteriores do mundo do sujeito. A análise textual desenvolvida no âmbito da presente dissertação visa, por um lado, explorar as potencialidades da análise da transitividade e, por outro, mostrar aos professores de PLE um exemplo de abordagem dos materiais didáticos na perspetiva da LSF. Adicionalmente, pretende-se ressaltar a importância da apresentação do conceito de género textual no processo de ensino, elemento especialmente útil para a previsão e clarificação preliminar das dificuldades de compreensão no processo de leitura. Para dar resposta à problemática apresentada, realizámos uma análise de textos jornalísticos com a teoria da LSF. A análise da Transitividade exposta na presente dissertação pode ser aplicada antes e durante as atividades pedagógicas. Com os conhecimentos ao redor do género textual, Participantes, Processos e Circunstâncias, os professores podem preparar a leitura e antever dificuldades durante a fase da preparação de aulas. A aplicação deste tipo de análise por parte dos professores em conjunto com os estudantes, contribui para os alunos entenderem o significado literal, inferencial e interpretativo de diferentes tipos de género textual e produzirem as suas próprias composições. Os professores de PLE podem ver a viabilidade da utilização da LSF para analisar os textos pedagógicos, podendo combinar este método com a Pedagogia de Género para que os alunos possam aprender melhor a leitura e a escrita. A dissertação quer provar que a LSF tem algumas vantagens sobre a gramática tradicional na análise de textos em sala de aula. Ao longo desta investigação, utilizámos metodologias quantitativas e qualitativas. Acreditamos que a dissertação vai dar alguma inspiração aos professores de PLE.The study aims to explain the possible contributions that the analysis of texts from the perspective of Systemic-Functional Linguistics can bring to the teaching of Portuguese as the second language. We looked at a set of news and described how meanings are constructed in different types of Processes to express the inner and outer experiences of the world. The textual analysis developed in the scope of the dissertation aims, on the one hand, to explore the potentialities of the analysis of Transitivity and, on the other hand, to show teachers of Portuguese as the second language an example of approaching teaching materials from the perspective of SFL. Additionally, it is intended to emphasize the importance of presenting the concept of textual genre in the teaching process, that is an element especially useful for the prediction and preliminary clarification of the comprehension difficulties in the reading process. To answer the problem presented, we carried out an analysis of journalistic texts with the theory of SFL. The Transitivity analysis exposed in this dissertation can be applied before and during pedagogical activities. With the knowledge around the textual genre, Participants, Processes and Circumstances, teachers can prepare the reading materials and anticipate difficulties during the preparation phase of classes. Throughout this investigation, quantitative and qualitative methodologies were used. We believe that the dissertation will provide some inspiration to teachers of Portuguese as a second language.Alexandre, Marta FilipeGouveia, Carlos A.M.Repositório da Universidade de LisboaLiu, Xiaoyan2022-02-15T09:46:34Z2021-05-312021-04-252021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/51298TID:202733130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:55:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/51298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:02:36.856439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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