Contribuições da linguística sistémico-funcional para o ensino da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liu, Xiaoyan
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/51298
Resumo: O estudo visa explicitar as possíveis contribuições que a análise de textos na perspetiva da Linguística Sistémico-Funcional (LSF) poderá trazer ao ensino de português como língua estrangeira, olhando para um conjunto de notícias e descrevendo o modo como os significados são construídos em diferentes tipos de Processos para expressar as experiências interiores e exteriores do mundo do sujeito. A análise textual desenvolvida no âmbito da presente dissertação visa, por um lado, explorar as potencialidades da análise da transitividade e, por outro, mostrar aos professores de PLE um exemplo de abordagem dos materiais didáticos na perspetiva da LSF. Adicionalmente, pretende-se ressaltar a importância da apresentação do conceito de género textual no processo de ensino, elemento especialmente útil para a previsão e clarificação preliminar das dificuldades de compreensão no processo de leitura. Para dar resposta à problemática apresentada, realizámos uma análise de textos jornalísticos com a teoria da LSF. A análise da Transitividade exposta na presente dissertação pode ser aplicada antes e durante as atividades pedagógicas. Com os conhecimentos ao redor do género textual, Participantes, Processos e Circunstâncias, os professores podem preparar a leitura e antever dificuldades durante a fase da preparação de aulas. A aplicação deste tipo de análise por parte dos professores em conjunto com os estudantes, contribui para os alunos entenderem o significado literal, inferencial e interpretativo de diferentes tipos de género textual e produzirem as suas próprias composições. Os professores de PLE podem ver a viabilidade da utilização da LSF para analisar os textos pedagógicos, podendo combinar este método com a Pedagogia de Género para que os alunos possam aprender melhor a leitura e a escrita. A dissertação quer provar que a LSF tem algumas vantagens sobre a gramática tradicional na análise de textos em sala de aula. Ao longo desta investigação, utilizámos metodologias quantitativas e qualitativas. Acreditamos que a dissertação vai dar alguma inspiração aos professores de PLE.
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