Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Catarina Sofia Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16223
Resumo: O presente estudo enquadra-se no modelo de Envolvimento do/a aluno/a na escola, de Lam e Jimerson (2008), e pretende identificar tipos de relacionamento benéficos ao/a aluno/a, analisando as suas experiências nas relações sociais bem como o impactos dessas mesmas experiências no seu envolvimento escolar. Desta forma, utilizando uma amostra de 324 alunos/as, de 3º ciclo, de duas escolas de um mesmo agrupamento da cidade de Évora, foram aplicadas duas escalas de autorrelato com o intuito de compreender a relação entre as dimensões do Envolvimento na escola (Escala do Envolvimento do/a aluno/a na Escola), e a perceção de suporte social do/a aluno/a (Escala de Suporte Social da Criança e do Adolescente). Os principais resultados sugerem que existem correlações significativas entre o envolvimento do/a aluno/a na escola e a sua perceção de suporte social. De ressaltar ainda que as raparigas apresentam maior envolvimento cognitivo do que os rapazes, relatando também uma maior perceção de suporte social dos/as amigos/as. O envolvimento na escola parece diminuir ao longo dos anos escolares. O sentimento pela escola parece predizer um maior envolvimento na escola, sendo que os alunos das escolas apresentam diferenças no que se refere ao seu envolvimento mas não relativamente à perceção de suporte social; Perceptions of Social Support and School Engagement A study with 7th, 8th and 9th grade students Abstract: This study fits in Lam and Jimerson (2008) student school engagement model and it intends to identify the positive interactions for the students school engagement from their social relations and their influence in the said engagement. Using a 324, 7th, 8th and 9th grade, students sample from two schools in the same city, two self report scales were applied, in view to understand the connection between students school engagement (Student's engagement school scale) and their perception on social support (Child and adolescent social support scale). The main results suggest that there are significant correlations between the student’s engagement at school and their perception of social support. To emphasize that even girls show larger cognitive engagement than boys, also reporting a larger perception on the support received by friendship relations. School engagement seems to decrease as school years pass by. Students sentiments for the school seem to foretell a bigger school engagement, whereas students from different schools show diferences in their school engagement but not on their perception of social support
id RCAP_b6b54753d94665d601a499f2d5831211
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º cicloEnvolvimento do/a aluno/a na escolaSuporte socialO presente estudo enquadra-se no modelo de Envolvimento do/a aluno/a na escola, de Lam e Jimerson (2008), e pretende identificar tipos de relacionamento benéficos ao/a aluno/a, analisando as suas experiências nas relações sociais bem como o impactos dessas mesmas experiências no seu envolvimento escolar. Desta forma, utilizando uma amostra de 324 alunos/as, de 3º ciclo, de duas escolas de um mesmo agrupamento da cidade de Évora, foram aplicadas duas escalas de autorrelato com o intuito de compreender a relação entre as dimensões do Envolvimento na escola (Escala do Envolvimento do/a aluno/a na Escola), e a perceção de suporte social do/a aluno/a (Escala de Suporte Social da Criança e do Adolescente). Os principais resultados sugerem que existem correlações significativas entre o envolvimento do/a aluno/a na escola e a sua perceção de suporte social. De ressaltar ainda que as raparigas apresentam maior envolvimento cognitivo do que os rapazes, relatando também uma maior perceção de suporte social dos/as amigos/as. O envolvimento na escola parece diminuir ao longo dos anos escolares. O sentimento pela escola parece predizer um maior envolvimento na escola, sendo que os alunos das escolas apresentam diferenças no que se refere ao seu envolvimento mas não relativamente à perceção de suporte social; Perceptions of Social Support and School Engagement A study with 7th, 8th and 9th grade students Abstract: This study fits in Lam and Jimerson (2008) student school engagement model and it intends to identify the positive interactions for the students school engagement from their social relations and their influence in the said engagement. Using a 324, 7th, 8th and 9th grade, students sample from two schools in the same city, two self report scales were applied, in view to understand the connection between students school engagement (Student's engagement school scale) and their perception on social support (Child and adolescent social support scale). The main results suggest that there are significant correlations between the student’s engagement at school and their perception of social support. To emphasize that even girls show larger cognitive engagement than boys, also reporting a larger perception on the support received by friendship relations. School engagement seems to decrease as school years pass by. Students sentiments for the school seem to foretell a bigger school engagement, whereas students from different schools show diferences in their school engagement but not on their perception of social supportUniversidade de Évora2015-11-06T17:55:59Z2015-11-062015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16223http://hdl.handle.net/10174/16223TID:201068400porDepartamento de Psicologiasofiapestana14@hotmail.com681Pestana, Catarina Sofia Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:38.872712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º ciclo
title Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º ciclo
spellingShingle Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º ciclo
Pestana, Catarina Sofia Mendes
Envolvimento do/a aluno/a na escola
Suporte social
title_short Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º ciclo
title_full Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º ciclo
title_fullStr Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º ciclo
title_full_unstemmed Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º ciclo
title_sort Perceções de suporte social e envolvimento na escola: um estudo com adolescentes de 3º ciclo
author Pestana, Catarina Sofia Mendes
author_facet Pestana, Catarina Sofia Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Catarina Sofia Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento do/a aluno/a na escola
Suporte social
topic Envolvimento do/a aluno/a na escola
Suporte social
description O presente estudo enquadra-se no modelo de Envolvimento do/a aluno/a na escola, de Lam e Jimerson (2008), e pretende identificar tipos de relacionamento benéficos ao/a aluno/a, analisando as suas experiências nas relações sociais bem como o impactos dessas mesmas experiências no seu envolvimento escolar. Desta forma, utilizando uma amostra de 324 alunos/as, de 3º ciclo, de duas escolas de um mesmo agrupamento da cidade de Évora, foram aplicadas duas escalas de autorrelato com o intuito de compreender a relação entre as dimensões do Envolvimento na escola (Escala do Envolvimento do/a aluno/a na Escola), e a perceção de suporte social do/a aluno/a (Escala de Suporte Social da Criança e do Adolescente). Os principais resultados sugerem que existem correlações significativas entre o envolvimento do/a aluno/a na escola e a sua perceção de suporte social. De ressaltar ainda que as raparigas apresentam maior envolvimento cognitivo do que os rapazes, relatando também uma maior perceção de suporte social dos/as amigos/as. O envolvimento na escola parece diminuir ao longo dos anos escolares. O sentimento pela escola parece predizer um maior envolvimento na escola, sendo que os alunos das escolas apresentam diferenças no que se refere ao seu envolvimento mas não relativamente à perceção de suporte social; Perceptions of Social Support and School Engagement A study with 7th, 8th and 9th grade students Abstract: This study fits in Lam and Jimerson (2008) student school engagement model and it intends to identify the positive interactions for the students school engagement from their social relations and their influence in the said engagement. Using a 324, 7th, 8th and 9th grade, students sample from two schools in the same city, two self report scales were applied, in view to understand the connection between students school engagement (Student's engagement school scale) and their perception on social support (Child and adolescent social support scale). The main results suggest that there are significant correlations between the student’s engagement at school and their perception of social support. To emphasize that even girls show larger cognitive engagement than boys, also reporting a larger perception on the support received by friendship relations. School engagement seems to decrease as school years pass by. Students sentiments for the school seem to foretell a bigger school engagement, whereas students from different schools show diferences in their school engagement but not on their perception of social support
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-06T17:55:59Z
2015-11-06
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16223
http://hdl.handle.net/10174/16223
TID:201068400
url http://hdl.handle.net/10174/16223
identifier_str_mv TID:201068400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
sofiapestana14@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136569374801920