À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Hugo Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24580
Resumo: O presente Relatório de Estágio intitulado À Descoberta de um Lugar: A Viagem de um Professor dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico constitui-se, em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um importante elemento de avaliação da Prática de Ensino Supervisionada, sendo também requisito formal para admissão à prova pública e para a obtenção do grau de Mestre. Neste documento apresenta-se a perspetiva do mestrando em torno da viagem vivenciada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo 2021/2022, incluindo-se uma autoanálise descritiva, crítica e reflexiva relativa à transformação profissional, social e pessoal do professor em formação. Este relatório reflete, igualmente, o binómio investigação e ação, na medida em que, através das etapas dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, se potenciou a construção de saberes que um docente de perfil duplo exige, bem como a prática reflexiva que se construiu, onde se valorizou as importantes interações pedagógicas cooperativas, tendo em vista ações pedagógicas que fossem ao encontro das necessidades, características e interesses evidenciados pelos alunos. Salienta-se ainda o desenvolvimento de um projeto de investigação, com aproximação à metodologia de investigação-ação, intitulado Uma Viagem pelo Mundo da Liberdade, realizado nas três turmas dos dois contextos experienciados no estágio.
id RCAP_b6e7850061115387fca48d235cb49239
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaReflexãoTransformaçãoSupervised teaching practiceReflectionTransformationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio intitulado À Descoberta de um Lugar: A Viagem de um Professor dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico constitui-se, em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um importante elemento de avaliação da Prática de Ensino Supervisionada, sendo também requisito formal para admissão à prova pública e para a obtenção do grau de Mestre. Neste documento apresenta-se a perspetiva do mestrando em torno da viagem vivenciada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo 2021/2022, incluindo-se uma autoanálise descritiva, crítica e reflexiva relativa à transformação profissional, social e pessoal do professor em formação. Este relatório reflete, igualmente, o binómio investigação e ação, na medida em que, através das etapas dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, se potenciou a construção de saberes que um docente de perfil duplo exige, bem como a prática reflexiva que se construiu, onde se valorizou as importantes interações pedagógicas cooperativas, tendo em vista ações pedagógicas que fossem ao encontro das necessidades, características e interesses evidenciados pelos alunos. Salienta-se ainda o desenvolvimento de um projeto de investigação, com aproximação à metodologia de investigação-ação, intitulado Uma Viagem pelo Mundo da Liberdade, realizado nas três turmas dos dois contextos experienciados no estágio.The present lnternship Report titled "Discovering a Place: The Journey of a Te ache r in the 1st and ~d Cyc/es of Basic Education", in accordance with the study plans for the Master's degree in Teaching the 151 Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography in the 2nd Cycle of Basic Education. lt is an essential evaluation component of the Supervised Teaching Practice andais o acts as a formal requirement for admission to public examination and obtaining the Master's degree. The report features the student's perspectives on the journey experienced throughout the Supervised Teaching Practice which took place during the academic year 2021/2022. This includes a descriptive, criticai, and reflective self-analysis relative to the professional, social, and personal transformation of the teacher in training. This report also portrays the interplay between research and action. This is evident through the dynamic stages of observation, planning, action, and reflection, which contributed collectively to potentiate knowledge acquisition, essential for a teacher with a double profile; as well as throught the development of reflective practices promoted, where the important cooperative pedagogical interactions were valued, aiming at developing tailored pedagogical actions to meet the needs, characteristics and interests expressed by the students. lt is also worthy to underline the development of a research project, with an approach to the research-action methodology, entitled A Journey through the World of Freedom. This project was conducted across the three classes of the two contexts experienced during the internship.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Hugo Gomes2024-01-19T14:07:42Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24580TID:203474929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:50:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:45.891795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
title À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
spellingShingle À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Sousa, Hugo Gomes
Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Transformação
Supervised teaching practice
Reflection
Transformation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
title_full À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
title_fullStr À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
title_sort À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
author Sousa, Hugo Gomes
author_facet Sousa, Hugo Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carla
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Hugo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Transformação
Supervised teaching practice
Reflection
Transformation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Transformação
Supervised teaching practice
Reflection
Transformation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio intitulado À Descoberta de um Lugar: A Viagem de um Professor dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico constitui-se, em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um importante elemento de avaliação da Prática de Ensino Supervisionada, sendo também requisito formal para admissão à prova pública e para a obtenção do grau de Mestre. Neste documento apresenta-se a perspetiva do mestrando em torno da viagem vivenciada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo 2021/2022, incluindo-se uma autoanálise descritiva, crítica e reflexiva relativa à transformação profissional, social e pessoal do professor em formação. Este relatório reflete, igualmente, o binómio investigação e ação, na medida em que, através das etapas dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, se potenciou a construção de saberes que um docente de perfil duplo exige, bem como a prática reflexiva que se construiu, onde se valorizou as importantes interações pedagógicas cooperativas, tendo em vista ações pedagógicas que fossem ao encontro das necessidades, características e interesses evidenciados pelos alunos. Salienta-se ainda o desenvolvimento de um projeto de investigação, com aproximação à metodologia de investigação-ação, intitulado Uma Viagem pelo Mundo da Liberdade, realizado nas três turmas dos dois contextos experienciados no estágio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-19T14:07:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24580
TID:203474929
url http://hdl.handle.net/10400.22/24580
identifier_str_mv TID:203474929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137055516655616