A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13297
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística - especialização de Teatro na Educação
id RCAP_b7a61f41a2a89d2cee0ef2810807c690
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino BásicoCurrículoEducação artísticaTeatro na educaçãoTeatro no 2º cicloPrograma de teatroArts educationTheater in educationTheather in primary educationTheater programmeCurriculumDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística - especialização de Teatro na EducaçãoA Educação Artística está presente no processo de aprendizagem das crianças desde tenra idade. Por conseguinte, compete à Escola o papel de educar desde cedo e de forma continuada a relação com as diferentes áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento pelos alunos de competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, tendo o Teatro essa capacidade multidisciplinar de integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos. O presente projeto foi desenvolvido numa instituição do ensino particular, situada no concelho de Alcochete, tendo como questão de partida: “Como criar e implementar a disciplina de Teatro no 2.º ciclo, num estabelecimento de ensino da rede privada na área metropolitana de Lisboa, no quadro da legislação produzida sobre autonomia e flexibilidade curricular?”. Este projeto do tipo investigação-ação segue uma metodologia qualitativa e enquadra-se no paradigma interpretativo. Esta metodologia permitiu estudar e reorganizar as experiências artísticas e teatrais realizadas enquanto disciplina curricular, com alunos do 5.º e do 6.º anos de escolaridade e procurou cumprir os seguintes objetivos: (i) conceber uma estrutura programática que se enquadre no currículo do 2.º ciclo do ensino básico e que se articule com os documentos orientadores para a área de teatro dos ciclos adjacentes; (ii) descrever e analisar as práticas de implementação da disciplina de Teatro no 2.º ciclo do ensino básico; e (iii) perceber como é avaliada, pela comunidade escolar, a inclusão da disciplina de Teatro na oferta curricular do 2.º ciclo do ensino básico. O estudo, para além de pesquisa documental, exigiu a elaboração do Programa da disciplina de Teatro criado especificamente com este propósito, o planeamento geral da intervenção e as planificações de aula, o registo regular em notas de campo e a aplicação de questionários, que, no conjunto e uma vez triangulados, permitiram dar resposta à questão principal da pesquisa e cumprir os objetivos estabelecidos. Os resultados obtidos confirmam o reconhecimento da importância que a presença do Teatro tem em contexto curricular, no desenvolvimento de competências a nível pessoal, artístico e cultural dos jovens, realçando, também, a relevância da continuidade pedagógica desta disciplina ao longo do percurso escolar dos alunosAbstract Artistic Education is part of children’s learning process from a very young age. As such, it falls to the School the duty to educate her students, since early and continuously, on their relationship with different subjects, helping them develop skills which may allow them to question established knowledge. Theater has that crossdisciplinary capacity to integrate emergent knowledge, communicate efficiently and resolve complex problems. The project herein was developed in a private education institution, located in the Portuguese municipality of Alcochete, having as a starting point the question: “How to create and implement the subject of Theater in the 2nd Cycle, in a private schooling institution in the Lisbon Metropolitan Area, within the legislative framework on curricular autonomy and flexibility?” This project of the research-action type follows a qualitative methodology and adheres to the interpretive paradigm. This methodology has allowed the study and research of artistic and theater experiences performed as a curricular subject, with students of the 5th and 6th years of schooling (the Portuguese 2nd Cycle of Basic Education). It sought to fulfill the following objectives: (i) To conceive of a programmatic structure fitting within the curriculum of the 2nd Cycle of Basic Education which is compatible with guiding documentation for the subject of Theater in adjacent Cycles; (ii) To describe and analyse the practice of implementing the subject of Theater in the 2nd Cycle of Basic Education and (iii) To understand how the school community assesses the inclusion of the subject of Theater as part of the curricular offer in the in the 2nd Cycle of Basic Education. The study, apart from documentary research, required the creation of the Programme of the subject of Theather specifically constructed for this purpose, overall planning of class interventions and schedules, regular recording in field notes and use of questionnaires, all of which, after assembly and triangulation, allowed answering the main question of this research and fulfill the established objectives. The results attained confirm the recognition of the importance that the presence of Theater has within a curricular context, in aiding the development of personal, artistic and cultural skills of the students. Those results also highlight the relevance of pedagogical continuity of the subject, all throughout the students’ school journeyEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaFalcão, MiguelRCIPLMiranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca2021-05-07T09:19:11Z2021-03-232021-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13297TID:202709914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:16.531352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico
title A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico
Miranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca
Currículo
Educação artística
Teatro na educação
Teatro no 2º ciclo
Programa de teatro
Arts education
Theater in education
Theather in primary education
Theater programme
Curriculum
title_short A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico
title_full A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico
title_sort A inclusão do Teatro como disciplina no curriculo do 2.º ciclo do Ensino Básico
author Miranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca
author_facet Miranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Rita Alexandre Dias Cardoso Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação artística
Teatro na educação
Teatro no 2º ciclo
Programa de teatro
Arts education
Theater in education
Theather in primary education
Theater programme
Curriculum
topic Currículo
Educação artística
Teatro na educação
Teatro no 2º ciclo
Programa de teatro
Arts education
Theater in education
Theather in primary education
Theater programme
Curriculum
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística - especialização de Teatro na Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07T09:19:11Z
2021-03-23
2021-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13297
TID:202709914
url http://hdl.handle.net/10400.21/13297
identifier_str_mv TID:202709914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133483151392768