Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10357 |
Resumo: | Esta dissertação propõe estudar a imagem da marca, a qualidade percebida, a satisfação global e a confiança, como antecedentes do comprometimento afetivo de marcas de automóveis de luxo de determinados segmentos. Considera-se ainda a qualidade e a satisfação como mediadores entre a imagem, e a confiança e o comprometimento afetivo. Os resultados mostram que efetivamente a qualidade e a satisfação podem atuar como mediadores. A personalidade da marca, as atitudes positivas face à marca e a satisfação global podem exercer um efeito mais forte na construção do comprometimento afetivo com a marca de carros de luxo dos segmentos considerados, do que a qualidade percebida. |
id |
RCAP_b7c82cab104b0138c69e2cec9b5781f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10357 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxoGestãoIndústria automóvelMarcas comerciaisPsicologia dos consumidoresComportamento dos consumidoresSatisfação do consumidorEsta dissertação propõe estudar a imagem da marca, a qualidade percebida, a satisfação global e a confiança, como antecedentes do comprometimento afetivo de marcas de automóveis de luxo de determinados segmentos. Considera-se ainda a qualidade e a satisfação como mediadores entre a imagem, e a confiança e o comprometimento afetivo. Os resultados mostram que efetivamente a qualidade e a satisfação podem atuar como mediadores. A personalidade da marca, as atitudes positivas face à marca e a satisfação global podem exercer um efeito mais forte na construção do comprometimento afetivo com a marca de carros de luxo dos segmentos considerados, do que a qualidade percebida.This dissertation aims to study brand image, perceived quality, overall satisfaction and trust as antecedents of affective commitment of luxury car brands in certain segments. Quality and satisfaction act as mediators between image, and trust and affective commitment. The results show that quality and satisfaction can really act as mediators. Brand personality, brand attitude and overall satisfaction may have a stronger effect on affective commitment with the luxury car brand, than perceived quality.Universidade de Aveiro2013-05-06T14:09:06Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10357porCarvalheiro, João Tiago da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:06Zoai:ria.ua.pt:10773/10357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:59.105697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo |
title |
Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo |
spellingShingle |
Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo Carvalheiro, João Tiago da Cruz Gestão Indústria automóvel Marcas comerciais Psicologia dos consumidores Comportamento dos consumidores Satisfação do consumidor |
title_short |
Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo |
title_full |
Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo |
title_fullStr |
Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo |
title_full_unstemmed |
Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo |
title_sort |
Antecedentes do comprometimento afetivo com automóveis de luxo |
author |
Carvalheiro, João Tiago da Cruz |
author_facet |
Carvalheiro, João Tiago da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalheiro, João Tiago da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Indústria automóvel Marcas comerciais Psicologia dos consumidores Comportamento dos consumidores Satisfação do consumidor |
topic |
Gestão Indústria automóvel Marcas comerciais Psicologia dos consumidores Comportamento dos consumidores Satisfação do consumidor |
description |
Esta dissertação propõe estudar a imagem da marca, a qualidade percebida, a satisfação global e a confiança, como antecedentes do comprometimento afetivo de marcas de automóveis de luxo de determinados segmentos. Considera-se ainda a qualidade e a satisfação como mediadores entre a imagem, e a confiança e o comprometimento afetivo. Os resultados mostram que efetivamente a qualidade e a satisfação podem atuar como mediadores. A personalidade da marca, as atitudes positivas face à marca e a satisfação global podem exercer um efeito mais forte na construção do comprometimento afetivo com a marca de carros de luxo dos segmentos considerados, do que a qualidade percebida. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-06T14:09:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10357 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137520947036160 |