Social commerce adoption and the pandemic impact
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20920 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_b7e9ba078b6a0c0c3f866ab5f66c64b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Social commerce adoption and the pandemic impactComércio ElectrónicoComércio SocialPandemiaUTAUT2Electronic CommerceSocial CommercePandemicMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoO aumento da popularidade das redes sociais e a utilização do Comércio Eletrónico deram origem a um novo modelo de negócios denominado Social Commerce (SC). SC envolve o uso de tecnologias Web 2.0 que possibilitam a interação dos utilizadores, facilitando a venda e compra online de produtos e serviços. A necessidade de entender o comportamento dos utilizadores do Social Commerce tem vindo a ser sugerida por autores académicos na área dos Sistemas de Informação (SI). Além disso, tendo em consideração que a pandemia COVID-19 afetou o comportamento online dos consumidores, torna-se importante analisar seu papel na intenção e uso efetivo de uma tecnologia. Para tal, a segunda versão da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT2) foi adaptada a fim de determinar quais fatores impactam a intenção e uso do Social Commerce. Neste contexto, construtos adicionais foram identificados, tendo em consideração o contexto pandémico atual. Foi realizada uma análise quantitativa, a partir de dados recolhidos de uma amostra de 209 inquiridos. O software Statistical Package for the Social Sciences e a abordagem Partial Least Squares (PLS) foram utilizadas para avaliar o modelo conceptual. Os resultados deste estudo revelaram que os construtos Hábito, Motivação Hedónica, Expectativa de Desempenho e Construtos do Social Commerce são significativos na formação da intenção comportamental e uso do SC. Também a pandemia revelou ter impacto na frequência de utilização do SC, sendo o construto Falta de Alternativas Percebida, um determinante na intenção de uso desta tecnologia.The increased popularity of social networking sites and the establishment of Electronic Commerce has given rise to a new business model entitled Social Commerce (SC). SC involves using Web 2.0 social media technologies that support users' interactions, facilitating the online selling and acquisition of products and services. SC is increasingly attracting the attention of academic researchers within the Information Systems (IS) field, being implicit a need to understand SC users' behavior. Additionally, since the COVID-19 pandemic has impacted consumers online behavior, it becomes important to analyze its role in the intention and usage of a technology. To investigate this aspect, the second version of Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT2) was extended in order to determinate which factors impact Behavioral Intention and Use of Social Commerce. For that, additional determinants in Social Commerce acceptance and adoption were identified, taking in consideration the COVID-19 pandemic context. A quantitative approach was conducted, based on data collected from a sample of 209 respondents and the Statistical Package for the Social Sciences and Partial Least Squares (PLS) path modeling were used to assess the model. The study results showed that Habit, Hedonic Motivation, Performance Expectancy, Social Commerce Constructs are significant in the formation of Behavioral Intention and Use of SC. This study findings also revealed that the pandemic had impacted the frequency of use of SC, being the Perceived Lack of Alternatives a determinant in the intention to use SC.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Cláudia Ropio2021-01-28T17:14:02Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20920engRodrigues, Ana Cláudia Ropio (2020). "Social commerce adoption and the pandemic impact". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:35.828796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Social commerce adoption and the pandemic impact |
title |
Social commerce adoption and the pandemic impact |
spellingShingle |
Social commerce adoption and the pandemic impact Rodrigues, Ana Cláudia Ropio Comércio Electrónico Comércio Social Pandemia UTAUT2 Electronic Commerce Social Commerce Pandemic |
title_short |
Social commerce adoption and the pandemic impact |
title_full |
Social commerce adoption and the pandemic impact |
title_fullStr |
Social commerce adoption and the pandemic impact |
title_full_unstemmed |
Social commerce adoption and the pandemic impact |
title_sort |
Social commerce adoption and the pandemic impact |
author |
Rodrigues, Ana Cláudia Ropio |
author_facet |
Rodrigues, Ana Cláudia Ropio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Picoto, Winnie Ng Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Cláudia Ropio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Electrónico Comércio Social Pandemia UTAUT2 Electronic Commerce Social Commerce Pandemic |
topic |
Comércio Electrónico Comércio Social Pandemia UTAUT2 Electronic Commerce Social Commerce Pandemic |
description |
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11 2020-11-01T00:00:00Z 2021-01-28T17:14:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20920 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Cláudia Ropio (2020). "Social commerce adoption and the pandemic impact". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131148296650752 |