Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/69723 |
Resumo: | O presente estudo pretendeu conhecer as práticas e as metodologias que sustentam as atividades de expressão artística do 1º Ciclo do Ensino Básico, à luz de um processo de integração com as outras áreas curriculares. As Expressões Artísticas, no contexto da Expressão e Educação Plástica, Musical, Dramática e Físico-Motora, são abordadas com metodologias e estratégias distintas. Este estudo exploratório teve como objetivo indagar sobre as práticas e as metodologias que os professores do 1º CEB implementavam na abordagem às Expressões Artísticas. Recorreu a uma metodologia de caráter qualitativo, com recurso a um estudo de caso único, constituído por vários fenómenos ou casos para aplicação do estudo. A amostra foi selecionada segundo o método de amostragem por conveniência, constituída por 12 turmas do 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, quer em escolas do ensino Particular e Cooperativo, quer em escolas do ensino Público e do ensino Privado, localizadas no concelho de Lisboa. Recorrendo aos saberes dos intervenientes no estudo, partilhando das suas perspetivas e vivências, e observando o desenvolvimento das atividades de Expressões Artísticas com os alunos do 1ª CEB, procurou-se construir um corpus de conhecimento mais concreto sobre a articulação das Expressões Artísticas com as outras áreas curriculares. Os dados recolhidos revelaram que as atividades integradas de expressão artística, utilizando uma diversidade de estratégias, contribuíram para que os alunos se manifestassem envolvidos, motivados, conduzindo a uma aprendizagem significativa. Durante o período das observações realizadas para este estudo, os docentes desenvolveram atividades que interligaram os currículos de Expressões Artísticas com o Português, a Matemática e o Estudo do Meio, reconhecendo-se assim, que, através das expressões artísticas, será mais fácil motivar os alunos para aprenderem os conteúdos das outras áreas curriculares. O interesse desta investigação situa-se ao nível da promoção das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico e do seu contributo para a consolidação de uma didática das Expressões Artísticas, que leve à afirmação das expressões artísticas na formação inicial das crianças. |
id |
RCAP_b82a7b34b8ad32e0d6b7780c4cfb99bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/69723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e EstratégiasDidática das Expressões ArtísticasProcesso de Ensino/AprendizagemCurrículo do Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoMetodologias das Expressões ArtísticasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente estudo pretendeu conhecer as práticas e as metodologias que sustentam as atividades de expressão artística do 1º Ciclo do Ensino Básico, à luz de um processo de integração com as outras áreas curriculares. As Expressões Artísticas, no contexto da Expressão e Educação Plástica, Musical, Dramática e Físico-Motora, são abordadas com metodologias e estratégias distintas. Este estudo exploratório teve como objetivo indagar sobre as práticas e as metodologias que os professores do 1º CEB implementavam na abordagem às Expressões Artísticas. Recorreu a uma metodologia de caráter qualitativo, com recurso a um estudo de caso único, constituído por vários fenómenos ou casos para aplicação do estudo. A amostra foi selecionada segundo o método de amostragem por conveniência, constituída por 12 turmas do 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, quer em escolas do ensino Particular e Cooperativo, quer em escolas do ensino Público e do ensino Privado, localizadas no concelho de Lisboa. Recorrendo aos saberes dos intervenientes no estudo, partilhando das suas perspetivas e vivências, e observando o desenvolvimento das atividades de Expressões Artísticas com os alunos do 1ª CEB, procurou-se construir um corpus de conhecimento mais concreto sobre a articulação das Expressões Artísticas com as outras áreas curriculares. Os dados recolhidos revelaram que as atividades integradas de expressão artística, utilizando uma diversidade de estratégias, contribuíram para que os alunos se manifestassem envolvidos, motivados, conduzindo a uma aprendizagem significativa. Durante o período das observações realizadas para este estudo, os docentes desenvolveram atividades que interligaram os currículos de Expressões Artísticas com o Português, a Matemática e o Estudo do Meio, reconhecendo-se assim, que, através das expressões artísticas, será mais fácil motivar os alunos para aprenderem os conteúdos das outras áreas curriculares. O interesse desta investigação situa-se ao nível da promoção das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico e do seu contributo para a consolidação de uma didática das Expressões Artísticas, que leve à afirmação das expressões artísticas na formação inicial das crianças.Domingos, AntónioDelgado, Maria JoãoRUNSampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes2019-05-15T09:26:54Z201820182018-01-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/69723TID:101476892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:39:30Zoai:run.unl.pt:10362/69723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:39:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias |
title |
Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias |
spellingShingle |
Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes Didática das Expressões Artísticas Processo de Ensino/Aprendizagem Currículo do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Metodologias das Expressões Artísticas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias |
title_full |
Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias |
title_fullStr |
Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias |
title_full_unstemmed |
Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias |
title_sort |
Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias |
author |
Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes |
author_facet |
Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingos, António Delgado, Maria João RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática das Expressões Artísticas Processo de Ensino/Aprendizagem Currículo do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Metodologias das Expressões Artísticas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Didática das Expressões Artísticas Processo de Ensino/Aprendizagem Currículo do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Metodologias das Expressões Artísticas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente estudo pretendeu conhecer as práticas e as metodologias que sustentam as atividades de expressão artística do 1º Ciclo do Ensino Básico, à luz de um processo de integração com as outras áreas curriculares. As Expressões Artísticas, no contexto da Expressão e Educação Plástica, Musical, Dramática e Físico-Motora, são abordadas com metodologias e estratégias distintas. Este estudo exploratório teve como objetivo indagar sobre as práticas e as metodologias que os professores do 1º CEB implementavam na abordagem às Expressões Artísticas. Recorreu a uma metodologia de caráter qualitativo, com recurso a um estudo de caso único, constituído por vários fenómenos ou casos para aplicação do estudo. A amostra foi selecionada segundo o método de amostragem por conveniência, constituída por 12 turmas do 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, quer em escolas do ensino Particular e Cooperativo, quer em escolas do ensino Público e do ensino Privado, localizadas no concelho de Lisboa. Recorrendo aos saberes dos intervenientes no estudo, partilhando das suas perspetivas e vivências, e observando o desenvolvimento das atividades de Expressões Artísticas com os alunos do 1ª CEB, procurou-se construir um corpus de conhecimento mais concreto sobre a articulação das Expressões Artísticas com as outras áreas curriculares. Os dados recolhidos revelaram que as atividades integradas de expressão artística, utilizando uma diversidade de estratégias, contribuíram para que os alunos se manifestassem envolvidos, motivados, conduzindo a uma aprendizagem significativa. Durante o período das observações realizadas para este estudo, os docentes desenvolveram atividades que interligaram os currículos de Expressões Artísticas com o Português, a Matemática e o Estudo do Meio, reconhecendo-se assim, que, através das expressões artísticas, será mais fácil motivar os alunos para aprenderem os conteúdos das outras áreas curriculares. O interesse desta investigação situa-se ao nível da promoção das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico e do seu contributo para a consolidação de uma didática das Expressões Artísticas, que leve à afirmação das expressões artísticas na formação inicial das crianças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-05-15T09:26:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
doctoral thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/69723 TID:101476892 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/69723 |
identifier_str_mv |
TID:101476892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545694911660032 |