Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/69723
Resumo: O presente estudo pretendeu conhecer as práticas e as metodologias que sustentam as atividades de expressão artística do 1º Ciclo do Ensino Básico, à luz de um processo de integração com as outras áreas curriculares. As Expressões Artísticas, no contexto da Expressão e Educação Plástica, Musical, Dramática e Físico-Motora, são abordadas com metodologias e estratégias distintas. Este estudo exploratório teve como objetivo indagar sobre as práticas e as metodologias que os professores do 1º CEB implementavam na abordagem às Expressões Artísticas. Recorreu a uma metodologia de caráter qualitativo, com recurso a um estudo de caso único, constituído por vários fenómenos ou casos para aplicação do estudo. A amostra foi selecionada segundo o método de amostragem por conveniência, constituída por 12 turmas do 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, quer em escolas do ensino Particular e Cooperativo, quer em escolas do ensino Público e do ensino Privado, localizadas no concelho de Lisboa. Recorrendo aos saberes dos intervenientes no estudo, partilhando das suas perspetivas e vivências, e observando o desenvolvimento das atividades de Expressões Artísticas com os alunos do 1ª CEB, procurou-se construir um corpus de conhecimento mais concreto sobre a articulação das Expressões Artísticas com as outras áreas curriculares. Os dados recolhidos revelaram que as atividades integradas de expressão artística, utilizando uma diversidade de estratégias, contribuíram para que os alunos se manifestassem envolvidos, motivados, conduzindo a uma aprendizagem significativa. Durante o período das observações realizadas para este estudo, os docentes desenvolveram atividades que interligaram os currículos de Expressões Artísticas com o Português, a Matemática e o Estudo do Meio, reconhecendo-se assim, que, através das expressões artísticas, será mais fácil motivar os alunos para aprenderem os conteúdos das outras áreas curriculares. O interesse desta investigação situa-se ao nível da promoção das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico e do seu contributo para a consolidação de uma didática das Expressões Artísticas, que leve à afirmação das expressões artísticas na formação inicial das crianças.
id RCAP_b82a7b34b8ad32e0d6b7780c4cfb99bd
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/69723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e EstratégiasDidática das Expressões ArtísticasProcesso de Ensino/AprendizagemCurrículo do Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoMetodologias das Expressões ArtísticasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente estudo pretendeu conhecer as práticas e as metodologias que sustentam as atividades de expressão artística do 1º Ciclo do Ensino Básico, à luz de um processo de integração com as outras áreas curriculares. As Expressões Artísticas, no contexto da Expressão e Educação Plástica, Musical, Dramática e Físico-Motora, são abordadas com metodologias e estratégias distintas. Este estudo exploratório teve como objetivo indagar sobre as práticas e as metodologias que os professores do 1º CEB implementavam na abordagem às Expressões Artísticas. Recorreu a uma metodologia de caráter qualitativo, com recurso a um estudo de caso único, constituído por vários fenómenos ou casos para aplicação do estudo. A amostra foi selecionada segundo o método de amostragem por conveniência, constituída por 12 turmas do 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, quer em escolas do ensino Particular e Cooperativo, quer em escolas do ensino Público e do ensino Privado, localizadas no concelho de Lisboa. Recorrendo aos saberes dos intervenientes no estudo, partilhando das suas perspetivas e vivências, e observando o desenvolvimento das atividades de Expressões Artísticas com os alunos do 1ª CEB, procurou-se construir um corpus de conhecimento mais concreto sobre a articulação das Expressões Artísticas com as outras áreas curriculares. Os dados recolhidos revelaram que as atividades integradas de expressão artística, utilizando uma diversidade de estratégias, contribuíram para que os alunos se manifestassem envolvidos, motivados, conduzindo a uma aprendizagem significativa. Durante o período das observações realizadas para este estudo, os docentes desenvolveram atividades que interligaram os currículos de Expressões Artísticas com o Português, a Matemática e o Estudo do Meio, reconhecendo-se assim, que, através das expressões artísticas, será mais fácil motivar os alunos para aprenderem os conteúdos das outras áreas curriculares. O interesse desta investigação situa-se ao nível da promoção das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico e do seu contributo para a consolidação de uma didática das Expressões Artísticas, que leve à afirmação das expressões artísticas na formação inicial das crianças.Domingos, AntónioDelgado, Maria JoãoRUNSampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes2019-05-15T09:26:54Z201820182018-01-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/69723TID:101476892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:39:30Zoai:run.unl.pt:10362/69723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:39:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias
title Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias
spellingShingle Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias
Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
Didática das Expressões Artísticas
Processo de Ensino/Aprendizagem
Currículo do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Metodologias das Expressões Artísticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias
title_full Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias
title_fullStr Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias
title_full_unstemmed Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias
title_sort Discursos Didáticos das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Práticas e Estratégias
author Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
author_facet Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, António
Delgado, Maria João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Didática das Expressões Artísticas
Processo de Ensino/Aprendizagem
Currículo do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Metodologias das Expressões Artísticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Didática das Expressões Artísticas
Processo de Ensino/Aprendizagem
Currículo do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Metodologias das Expressões Artísticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente estudo pretendeu conhecer as práticas e as metodologias que sustentam as atividades de expressão artística do 1º Ciclo do Ensino Básico, à luz de um processo de integração com as outras áreas curriculares. As Expressões Artísticas, no contexto da Expressão e Educação Plástica, Musical, Dramática e Físico-Motora, são abordadas com metodologias e estratégias distintas. Este estudo exploratório teve como objetivo indagar sobre as práticas e as metodologias que os professores do 1º CEB implementavam na abordagem às Expressões Artísticas. Recorreu a uma metodologia de caráter qualitativo, com recurso a um estudo de caso único, constituído por vários fenómenos ou casos para aplicação do estudo. A amostra foi selecionada segundo o método de amostragem por conveniência, constituída por 12 turmas do 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, quer em escolas do ensino Particular e Cooperativo, quer em escolas do ensino Público e do ensino Privado, localizadas no concelho de Lisboa. Recorrendo aos saberes dos intervenientes no estudo, partilhando das suas perspetivas e vivências, e observando o desenvolvimento das atividades de Expressões Artísticas com os alunos do 1ª CEB, procurou-se construir um corpus de conhecimento mais concreto sobre a articulação das Expressões Artísticas com as outras áreas curriculares. Os dados recolhidos revelaram que as atividades integradas de expressão artística, utilizando uma diversidade de estratégias, contribuíram para que os alunos se manifestassem envolvidos, motivados, conduzindo a uma aprendizagem significativa. Durante o período das observações realizadas para este estudo, os docentes desenvolveram atividades que interligaram os currículos de Expressões Artísticas com o Português, a Matemática e o Estudo do Meio, reconhecendo-se assim, que, através das expressões artísticas, será mais fácil motivar os alunos para aprenderem os conteúdos das outras áreas curriculares. O interesse desta investigação situa-se ao nível da promoção das Expressões Artísticas no 1º Ciclo do Ensino Básico e do seu contributo para a consolidação de uma didática das Expressões Artísticas, que leve à afirmação das expressões artísticas na formação inicial das crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-05-15T09:26:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/69723
TID:101476892
url http://hdl.handle.net/10362/69723
identifier_str_mv TID:101476892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545694911660032